quarta-feira, 9 de novembro de 2011

forum da juventude da unesco pede que jovens sejam uma das prioridades da organizacao


Os representantes dos 127 Estados Membros da Unesco ressaltam que os jovens devem ser uma das prioridades globais
Educação, desenvolvimento sustentável, participação dos jovens e melhorias para o Fórum da Juventude. Esses são os principais pontos destacados no Relatório Final do Sétimo Fórum da Juventude da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento, realizado entre os dias 17 e 20 de outubro, reuniu 210 jovens delegados/as em Paris, França, para discutir sobre como os jovens conduzem a mudança. 
Os representantes dos 127 Estados Membros da Unesco ressaltam que os jovens devem ser uma das prioridades globais da Organização. No documento final, reafirmam os compromissos anunciados na edição anterior do Fórum da Juventude e declaram que reconhecem a educação como direito humano fundamental, assim como a importância dos jovens na transformação da sociedade. Da mesma forma, alertam para o perigo da mudança climática e para a necessidade de se promover um desenvolvimento sustentável.
“Rogamos aos Estados Membros que apliquem cabalmente a Declaração Universal dos Direitos Humanos e todos os objetivos de desenvolvimento acordados no plano internacional, a fim de conseguir a erradicação da pobreza e todas as formas de violência, discriminação e intolerância, entre elas as que se baseiam na identidade de gênero e na orientação sexual, assim como dos problemas que afrontam as pessoas com alguma deficiência”, pedem.
Os/as jovens delegados/as ainda fazem algumas recomendações aos Estados Membros a respeito de questões relacionadas à educação, ao desenvolvimento sustentável, à participação da juventude e a melhorias do próprio Fórum.
No campo educacional, por exemplo, os jovens pedem aos Estados que assegurem o acesso a uma educação pública de qualidade e em condições de igualdade. Eles solicitam ainda a garantia de acesso a um sistema educativo sem discriminação, justo, que previna a violência e promova a cultura de paz, e não exclua crianças refugiadas ou migrantes.
“Pedimos encarecidamente aos Estados Membros que fomentem o empoderamento das mulheres e das meninas, e também promova a igualdade entre homens e mulheres na aquisição de aptidões básicas para a vida, assim como na alfabetização e na educação sexual”, solicitam, acrescentando ainda a importância de também inserir no ensino questões ligadas a conhecimentos empresariais e oportunidades de formações voltadas ao mercado de trabalho.
O desenvolvimento sustentável também está presente entre as demandas dos jovens. Os participantes do Fórum chamam a atenção dos Estados para a importância de combater a exploração de crianças e adolescentes e de apoiar os jovens a fim de assegurar o desenvolvimento social, político e econômico.
“Fazemos um chamado aos Estados Membros para que deem formação e estimulem iniciativas de jovens que promovam as sociedades verdes e fomentem a participação dos jovens na formulação de políticas e estratégias sobre a atenuação e a adaptação, destacando a importância dos empregos verdes, da diminuição da dependência dos combustíveis fósseis e da gestão do risco de desastres”, destacam.
No âmbito da participação, solicitam: a presença de representantes jovens nas delegações dos Estados Membros para a Conferência Geral; o respaldo dos Estados para a redação de uma convenção internacional sobre os direitos dos jovens; o estabelecimento de uma representação permanente de jovens nas comissões nacionais da Unesco; a criação de uma subcomissão de jovens para garantir o cumprimento do compromisso dos Estados Membros da Unesco com a juventude; e integração de jovens na equipe da Unesco que participará do Rio+20.
Os/as delegados/as participantes encerram o documento final sugerindo pontos para melhorar o Fórum da Juventude da Unesco, tais como: a plena participação de todos os delegados na elaboração do relatório final; o respaldo às comissões nacionais para financiar a participação de seus delegados jovens; e a representação de todos os Estados em situações de conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário