quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Conseguimos mudar a VMD !!!!

 COMUNICADO FTC
NOVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A Rede FTC, por acreditar na construção de um processo de ensino e de aprendizagem com vistas à formação de seres humanos comprometidos com os aspectos profissionais e humanos, busca promover a educação a partir de uma concepção pedagógica consistente e dinâmica, que se faz presente no dia-a-dia da sala de aula.

Nesse contexto, o processo de avaliação ocupa espaço relevante no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas, constituindo-se recurso essencial para o aprimoramento constante dos processos educativos.
Consoante com as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação do MEC, a Rede FTC busca promover a avaliação como instrumento essencial à verificação do aprendizado efetivamente construído pelo aluno, fornecendo elementos ao trabalho docente, direcionando o processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica das disciplinas.

Assim, na busca de promover, cada vez mais, uma avaliação processual que atenda às diretrizes aqui apresentadas, a Rede FTC apresenta os novos critérios de avaliação da aprendizagem para todos os Cursos de Graduação, a vigorar a partir do 2011.2, como segue:

Número das Unidades: 2 (duas) Unidades Letivas por disciplina (U1 e U2).

Tipo de avaliações no semestre: caberá ao Colegiado de Curso definir, por disciplina, se haverá trabalho em grupo e o peso da nota para o trabalho.

Número de avaliações no semestre: caberá ao Colegiado de Curso definir o quantitativo de avaliações por disciplina, sendo:

 Avaliação Individual - AI – mínimo de 01 (uma) e máximo de 03 (três) avaliações por unidade, por disciplina;
 Avaliação em Grupo - AG (se houver) – de 01 (uma) a 03 (três) avaliações por unidade, por disciplina.
CÁLCULO DA MÉDIA DAS UNIDADES LETIVAS
MU = (Peso AI x MAI + Peso AG x MAG) / 10

Sendo:
MU = Média da Unidade
MAI = Média aritmética simples da(s) avaliação(ões) individual(is) realizada(s) na unidade
MAG = Média aritmética simples da(s) avaliação(ões) em grupo realizada(s) na unidade
Peso AI = Peso da Avaliação Individual
Peso AG = Peso da Avaliação em Grupo


VERIFICAÇÃO MULTIDISCIPLINAR – VMD

Após o período de avaliações da segunda Unidade Letiva, o aluno deverá responder a Verificação Multidisciplinar - VMD, que tem como objetivo identificar o nível da aprendizagem dos estudantes no que concerne às competências e habilidades estabelecidas nas diretrizes curriculares dos cursos.

A Verificação Multidisciplinar será realizada em todos os cursos e disciplinas da Rede FTC, excluindo-se as disciplinas de trabalho de conclusão de curso, estágio supervisionado, tópicos especiais e demais disciplinas integralmente práticas.

A Verificação Multidisciplinar terá peso 1 (um) e comporá a Média Curricular (MC).



CÁLCULO DA MÉDIA CURRICULAR (MC) DO SEMESTRE

O aluno será aprovado sem final quando obtiver Média Curricular (MC) do período letivo (semestre) igual ou superior a 7,0 (sete).

MC = (MU1 X peso 4,5 + MU2 X peso 4,5 + VMD X peso 1) / 10

Sendo:
MC = Média Curricular
MU1 = Média da Unidade Letiva 1
MU2 = Média da Unidade Letiva 2
VMD = Nota obtida na Verificação Multidisciplinar

CÁLCULO DA MÉDIA COM AVALIAÇÃO FINAL (AF) DO SEMESTRE

A Média Curricular (MC) mínima para que o aluno tenha direito à realização da Avaliação Final (AF) do semestre passa a ser 4,0 (quatro). Assim, o aluno que obtiver Média Curricular (MC) menor que 4,0 (quatro) estará reprovado, sem direito à realização da Avaliação Final (AF) do semestre.

Tendo realizado a Avaliação Final (AF) do semestre, o aluno será aprovado quando obtiver Média Final Curricular (MFC) igual ou superior a 5,0 (cinco), conforme a seguinte fórmula:
MFC = (MC x peso 6 + AF x peso 4) / 10

Sendo:
MFC = Média Final Curricular
MC = Média Curricular
AF = Avaliação Final
WILLIAM OLIVEIRA
Presidente do Instituto Mantenedor de Ensino Superior – IMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário