sábado, 19 de novembro de 2011

Comunicado da direção da FTC aos estudantes

O DCE FTC vem informar aos colegas que muito do quem vem sendo dito na mídia é uma versão tendenciosa e distorcida. Acreditamos e reiteramos a nota da FTC sobre o assunto. 


Prezados estudantes,
Diante dos frequentes questionamentos advindos da recente divulgação pela mídia do conceito das instituições de ensino superior em todo o país, vimos através deste, esclarecer alguns fatos. O Ministério de Educação promove, a cada ano, um conjunto de ações avaliativas para averiguar a qualidade das instituições de ensino superior e seus cursos.
Destas, destacam-se as notas geradas a partir das visitas das comissões In Loco, da realização do ENADE e da coleta de dados feita a partir do Censo, revelando a nota da IES / CURSOS a partir dos seguintes indicadores:
  • IGC – Índice Geral de Cursos: é uma média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição, obtido a partir de um cálculo cumulativo das notas obtidas por cada área / curso. Vide: http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos e http://www.scielo.br/pdf/aval/v14n3/a08v14n3.pdf . O IGC é definido a partir de uma faixa de 0 a 500 pontos, sendo registrado em sua forma continua – IC – Índice Continuo e em Conceito.
  • CI – Conceito Institucional: média ponderada dos conceitos gerados em cada dimensão avaliada, no Relatório de Visita das Comissões de Avaliação para Recredenciamento Institucional. Vide: http://portal.inep.gov.br/nota-tecnica1
No que diz respeito aos conceitos institucionais, a Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador obteve os seguintes índices:
 

Ano 2009
Ano 2010
IGC (Faixas)
2
2
IGC (Indíce Contínuo)
165
172
Conceito Institucional - CI
3
3
 
A instituição obteve um crescimento de 7 pontos em seu Índice Contínuo no período de 2009 e 2010. Por outro lado, cabe destacar que ainda este ano corrente, de 09 a 12 de outubro, a FTC Salvador recebeu a comissão de avaliação In Loco, composta pelos professores: Julieta Beatriz Ramos Desaulniers, coordenador(a) da comissão, Prof. Dr. Juan Ramon Salazar Silva e Prof. Dra. Edna Garcia Maciel Fiod, resultando no Recredenciamento da IES, com CI – Conceito Institucional 3, conforme pode ser constatado no site para consulta pública do MEC - emec.mec.gov.br.
De modo distinto ao que tem sido veiculado nas mídias e redes sociais, compreendemos que a FTC Salvador não está reprovada. O CI - Conceito Institucional que compõe a avaliação final da IES é nota 3, de uma escala de 0 a 5 pontos. Não se podem confundir essas duas avaliações quando se trata de considerar a qualidade de uma instituição.
Quanto ao desempenho dos cursos, a partir da nota do ENADE e dados do Censo são extraídos 2 (dois) índices:
  • CPC – Conceito Preliminar de Cursos: é constituído com a nota do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno (IDD) e variáveis de insumo - corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica, além de informações do Censo da Educação Superior, do Cadastro Nacional de Docentes (CND) e do questionário socioeconômico do Enade. A nota varia entre 1 a 5, sendo 1 o nível mais baixo e 5 o nível de excelência dos cursos.
  • CC – Conceito de Curso: média ponderada dos conceitos gerados em cada dimensão avaliada, no Relatório de Visita das Comissões de Avaliação para Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos. Vide: http://portal.inep.gov.br/nota-tecnica1.
O desempenho dos nossos cursos individualmente foi:
CURSO
CPC 2010
CC
BIOMEDICINA
2
Aguardando Comissão de Avaliadores
EDUCAÇÃO FÍSICA
2
4
ENFERMAGEM
3
4
FARMÁCIA
3
3
FISIOTERAPIA
3
3
MEDICINA
3
Aguardando Comissão de Avaliadores
NUTRIÇÃO
2
4
ODONTOLOGIA
3
5
Portanto, a despeito das recentes notícias quanto ao desempenho de nossa IES, congratulamos e parabenizamos aos nossos professores, coordenadores e estudantes dos cursos de Odontologia, Medicina, Farmácia e Fisioterapia pelo desempenho obtido no ENADE, todos obtiveram nota 3 (três) no CPC - Conceito Preliminar de Curso.
Nosso trabalho pedagógico continuará intenso e intensificando-se em todos os cursos da IES, para assegurar, cada vez mais, a qualidade de ensino necessária à formação de profissionais competentes e bem colocados profissionalmente, tendo em vista o que estabelecem as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação.

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