segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UNE debate copa do mundo




Presidente da entidade, Daniel Iliescu, foi um dos convidados da comissão especial da Copa do Mundo
O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, foi convidado a participar, nesta quinta-feira, 27, da 5ª reunião da comissão especial que está analisando a Lei Geral da Copa. A audiência aconteceu no Anexo II do Plenário 11 da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Daniel Iliescu, ao lado de parlamentares e representantes de outras entidades,  discutiu temas que ainda se encontram em aberto em relação às garantias que o Brasil deverá apresentar à Fifa para sediar a Copa do Mundo, como a meia-entrada para estudantes e para idosos e os direitos do consumidor em relação à venda dos ingressos.
Daniel defendeu o estímulo a práticas desportivas nas universidades e o acesso à cidadania e a bens culturais para os jovens. “A Copa está permeada por interesses comerciais, muitos deles legítimos, mas que devem estar subordinados aos interesses do desenvolvimento do país”, enfatizou.
Em relação à meia-entrada na Copa do Mundo, o presidente da UNE afirmou que esta é uma questão inegociável para a entidade. Ele ainda acrescentou que a “questão tangencia o debate sobre a soberania nacional, já que a FIFA não poderia sequer cogitar deixar de respeitas nossas leis”.

O presidente da Comissão, deputado Renan Filho (PMDB-AL), e o relator da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP), estavam presentes e deram declarações favoráveis à manutenção do direito da meia-entrada para os jogos da Copa do Mundo. “Não devemos permitir diferenças no tratamento entre as leis estaduais e as leis federais. O Brasil é uma República Federativa, todas nossas leis devem ser igualmente respeitadas”, sustentou Renan Filho.
Também foram convidados para participar da audiência representantes do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC) e do Conselho Nacional dos Idosos, que não puderam comparecer devido a outros compromissos.
A próxima reunião está marcada para o dia 1º de novembro, quando serão convidados representantes do Conselho de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário