quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pan: Globo usa imagem ilegal da Record, atletas criticam emissora


Depois de perder para a Record os direitos de trasmissão, a Globo optou por silenciar sobre os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Até agora já foram 9 medalhas de ouro para o Brasil. Como se não bastasse, a emissora dos Marinho ainda veiculou indevidamente imagens das competições que são exclusivas da Record. A postura da Globo está gerando protestos de atletas e internautas. Parece que a lei dos direitos de trasmissão só vale quando a Globo é a beneficiada.


Veja, na íntegra, o comunicado enviado nesta terça-feira (18) pela Record:"A Record informa que, diariamente, disponibiliza dois minutos de um resumo de imagens dos Jogos Pan-Americanos. Por isso, não compreende por que uma emissora de televisão brasileira tenha utilizado imagens do evento sem procurá-la, já que é a detentora dos direitos exclusivos de transmissão do evento para o Brasil.

A Record não impõe nenhuma dificuldade para qualquer emissora que manifeste, de forma legal, o desejo de usar estas imagens, já que o principal objetivo de nossa emissora é difundir no Brasil o movimento olímpico, as conquistas dos atletas e a evolução do esporte nacional. 

As imagens podem ser utilizadas pelas emissoras que assinarem um termo de compromisso de disponibilização. O documento é uma exigência internacional comum a todos os eventos esportivos ligados ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e foi assinado, até o momento, por SBT, Rede TV!, TV Cultura, TV Brasil, TV Gazeta, Bandsports, Bandnews, ESPN e Esporte Interativo."

O Pan para a Record é a chance de mostrar para o seu público e para o mercado publicitário que ela é uma emissora capaz de transmitir eventos de grande porte e com qualidade. Há mais de 270 funcionários da emissora em Guadalajara exibindo o Pan com um espaço e diversidade que o Brasil nunca viu na TV aberta.

É dentro desta estratégia que se coloca a nota da Record. A emissora quer ser respeitada pela concorrente, o que nunca aconteceu, e tenta pressioná-la. Exige da Globo o que a Globo exige da concorrência: autorização para usar suas imagens e que elas sejam exibas junto com o seu logotipo.

O mercado pode mudar Em meio ao tiroteio, atletas reclamam. “A gente fala com o patrocinador e eles dizem que sem a Globo é complicado. A gente fala com a Record para fazerem matéria com a gente e eles dizem que não tem recursos...”, disse um atleta presente em Guadalajara, segundo a UOL.O superintendente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Marcus Vinícius Freire, resumiu a questão ao UOL Esporte: “Não considero prejudicial (a exclusividade da Record). Faz parte do mercado ter mais players no negócio. Depois, temos de procurar os caminhos. Em todo problema, você arruma uma oportunidade”.Em entrevista à Imprensa, Sérgio Hilinsky, gerente de esportes da Record desde 2009 – quando saiu da Globo após 15 anos ocupando os principais cargos de chefia do esporte – "o Pan e Olimpíadas na Record vão mexer com o mercado de forma inimaginável". Hilinsky observa que, embora a audiência média da concorrente tenha caído em 25%, as tabelas de preços das cotas publicitárias subiram assustadoramente. 

Mais esporte na TVA batalha sobre a cobertura do Pan de Guadalajara é apenas mais um capítulo da guerra entre as emissoras. A Record tem colecionado vitórias na transmissão de grandes eventos esportivos, como a Olimpíada de Inverno de Vancouver – até 2010 um evento anônimo do público brasileiro – e os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, além dos direitos não-exclusivos da Olimpíada do Rio em 2016. Já a Globo puxou o tapete da concorrência ao perceber que perderia no Clube dos 13 o direito de trasmissão do Campeonato Brasileiro [triênio 2012-2014]. Para ganhar o negócio, a emissora dos Marinho correu por fora e fechou o negócio em separado apenas com os maiores clubes, deslegitimando qualquer decisão do Clube dos 13. 
fonte: http://www.vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário