sábado, 29 de outubro de 2011

Pesquisa do SEBRAE registra aumento de sobrevivência das empresas


Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a parcela de micro e pequenas empresas, que sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade, aumentou no Brasil. De acordo com pesquisa, 73,1% das novas pequenas companhias brasileiras mantêm-se abertas depois de dois anos. No levantamento divulgado no ano passado, esse índice era de 71,9%.

A pesquisa do SEBRAE tem como base os dados de abertura e fechamento de empresas registrados pela Receita Federal. Na pesquisa deste ano, o índice de sobrevivência das companhias foi calculado baseado nos dados das empresas que foram abertas há cinco anos. Com a melhora no indicador, o Brasil tem atualmente um índice de sobrevivência de empresas melhor do que o de países como a Holanda (49,7%), Itália (67,9%) e Espanha (69,3%). O país, entretanto, continua atrás do Canadá (73,8%) e da Estônia (74,9%).

De acordo com o levantamento deste ano, as empresas do setor industrial são as que mais sobrevivem após os dois primeiros anos de atividade – considerados a fase mais crítica para o empreendimento. De cada 100 novas empresas, 75,1% mantêm-se abertas. Os setores de comércio (74,1%) e serviços (71,7%) vêm em seguida como os de maior índice de sobrevivência.


Entre os estados brasileiros, o Distrito Federal (DF) registrou uma taxa de sobrevivência de 75%, ocupando o 6° lugar dos estados com melhores índices, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba e Roraima.

Entre essas empresas instaladas na Capital Federal, a vendedora e distribuidora de multimarcas de aço, Ferragens Pinheiro, já ultrapassa e muito os dados usados na pesquisa de taxa de sobrevivência, utilizados pelo SEBRAE. Atuando há 50 anos, a empresa de base familiar foi responsável por oferecer grande parte de materiais para a construção de Brasília.

Fundada pelo empresário Getúlio Pinheiro Brito desde 1961, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar ferro para a construção civil. “Como toda empresa, passamos por algumas dificuldades de rotina, mas que serviram como aprendizado e amadurecimento para continuarmos crescendo cada vez mais. Hoje temos empresas competidoras de grande peso no setor aqui no DF junto com a Ferragens”, afirma o diretor-presidente da Ferragens Pinheiro, Getúlio Pinheiro de Brito.

Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada em Taguatinga, traz com a nova gestão moderna estrutura e serviços diferenciados. Nos últimos anos a empresa investiu com a modernização dos projetos das novas lojas, que passam dos 80 milhões de reais. Um trabalho que está rendendo mais de 100 empregos desde 2010. A expectativa do diretor-presidente da empresa, Getúlio Pinheiro de Brito, é que com o funcionamento e repaginação dos empreendimentos o faturamento triplique. “Esperamos que até serem incrementados todos os projetos, a perspectiva é triplicar e alcançar resultados positivos em vista do que era em 2009”, afirma o empresário.

Como projetos, a empresa irá inaugurar, em breve, sua nova loja no SIA e uma fábrica na Ceilândia, o que irá render mais de 150 novas contratações de emprego formal, aumentando ainda mais na fabricação e distribuição de seus projetos, para atender a forte demanda que possui atualmente.

A diretora-executiva da empresa, Janine Brito, lembra ainda que a empresa Ferragens Pinheiro é uma empresa familiar. Seus irmãos, Janete Brito (diretora-financeira) e Roil Pinheiro (diretor-executivo) também fazem parte dessa equipe que contribui para o sucesso da empresa de aço ao longo desses 50 anos de atuação. “Meu pai sempre quis fazer com que a empresa pudesse fazer algo a mais para os futuros moradores da capital, que pudesse contribuir para o futuro da cidade, por isso, hoje somos uma grande referência no estado” lembra

Parte do reconhecimento da empresa deve-se ao fato de os gestores estarem sempre preocupados em oferecer produtos e serviços de qualidade. Segundo a diretora, todos os funcionários são treinados para realizarem um atendimento de qualidade e diferenciado, “Nossos colaboradores são continuamente capacitados para oferecer o melhor atendimento, inclusive com cursos do SEBRAE. Hoje trabalhamos com o objetivo de oferecer rapidez, conforto, comodidade e visão estratégica, facilitando a vida da clientela”, finaliza.

Fonte: Proativa Comunicação / CFA

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