domingo, 23 de outubro de 2011

Nota do Movimento Transformar o Sonho em Realidade da UFBA

Nós do DCE FTC somos solidários ao drama que vivem os estudantes da UFBA com o sectarismo de alguns setores do ME UFBA. Esperamos que aconteça a eleição e acabe esse continuísmo da gestão vencida. Pela unidade do campo democrático popular!!



Nota do Movimento TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE sobre a tentativa de mais um golpe nas eleições do DCE.

Somos dezenas de estudantes da Universidade Federal da Bahia e temos muito orgulho em fazer parte do movimento estudantil: seja em nosso Centro Acadêmico ou nas demais entidades estudantis, fizemos uma opção de vida de nos organizar para defender uma Universidade pública, democrática e de qualidade. E para construir essa realidade arregaçamos as nossas mangas e vamos à luta!

Justamente por isso, estamos INDIGNADOS com o rumo que vem sendo dado ao movimento estudantil da UFBA pela galera que há anos está à frente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de nossa Universidade.

É REVOLTANTE ver como a apatia tomou conta de um DCE tradicional como o nosso, que cumpriu importantes papéis na história brasileira e baiana – como na luta contra a ditadura e pela redemocratização do país – mas que há tempos deixou de defender os interesses dos estudantes.

Mas o pior disso tudo é que, para se perpetuar no poder, essa galera não tem a menor vergonha de utilizar os piores instrumentos possíveis. Ficamos tristes em constatar que a FRAUDE já virou tradição nas eleições do DCE UFBA.


Foi assim em 2007, quando várias urnas foram impugnadas sem motivo algum; foi o que aconteceu em 2010, quando a Chapa de Oposição recebeu mais votos mas não teve a vitória reconhecida por uma comissão eleitoral aparelhada – episódio que ficou conhecido como uma das maiores fraudes da história da UFBA, repercutindo nos principais meios de comunicação da Bahia, como o Jornal A Tarde.

É assim que essa turma antidemocrática está há sete anos à frente do DCE: não pela vontade dos estudantes, mas pela utilização descarada de métodos escusos que em nada honram os estudantes da UFBA.

E na segunda-feira passada, dia 17/10, assistimos a mais um desses lamentáveis episódios no Conselho de Entidades de Base (CEB), fórum que reúne os Centros Acadêmicos da Universidade. Mesmo sendo com o objetivo de debater as eleições do DCE, o Conselho foi convocado apenas na sexta-feira, quando não havia tempo de mobilizar os CA’s. Resultado: um CEB com apenas 14 entidades de base presentes!

Mas o pior ainda estava por vir: graças a mais um GOLPE dessa turma, foi eleita uma comissão eleitoral que não representa a pluralidade de pensamentos e correntes presentes na UFBA. Só pra você ter uma idéia, todos os membros que compõem a dita comissão são indicados pela gestão vencida do DCE PRIMAVERA NOS DENTES, a mesma galera responsável pelo marasmo e pelas péssimas gestões dos últimos anos.

E mais: depois de vários meses sem gestão de DCE (já que a gestão venceu no semestre passado e eles sequer tiverem a competência de convocar as eleições no devido tempo) as eleições foram marcadas para ocorrerem nos dias 24 e 25 de novembro, praticamente no final do semestre!

Eles pensam que podem tratar das eleições do DCE como um JOGO DE CARTAS MARCADAS! Mas nós, estudantes da UFBA, dizemos em alto em bom som: NÃO ACEITAMOS MAIS ESSA FRAUDE!Não abrimos mão da DEMOCRACIA e reafirmamos a nossa condição de OPOSIÇÃO à essa formaANTIDEMOCRÁTICA E TRUCULENTA de fazer movimento estudantil, e temos a certeza de que, como diz a poesia de Chico Buarque, “amanhã vai ser outro dia!”

Saudações estudantis e de luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário