terça-feira, 12 de abril de 2011

Marcelo Tourinho empossado membro do Conselho de Juventude


Marcelo Tourinho, atual presidente do DCE - FTC, foi empossado membro titular do Conselho de Juventude do Estado da Bahia (CEJUVE) em cerimonia realizada na quinta-feira, 31 de Março, na Assembleia Legislativa.
Marcelo, que milita no movimento estudantil (é presidente do DCE FTC, coordenador de juventude do Sindicato de Psicólogos da Bahia e membro da Direção da União dos Estudantes da Bahia), foi eleito para ocupar uma cadeira de representação da sociedade civil pela UNE - União Nacional dos Estudantes. Segundo Tourinho, "a oportunidade de representar os estudantes é uma oportunidade de trazer a tona o debate sobre a educação em nosso estado sob as diversas dimensões”.
Tássia, presidente do DCE da UNIJORGE, também foi prestigiar Tourinho em sua posse.
Formado por 20 membros do poder público e 40 da sociedade civil, o CEJUVE é um órgão consultivo e tem por objetivo propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude; apresentar políticas públicas para o segmento juvenil, além de promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da juventude baiana. O órgão também é responsável por assegurar que a Política Estadual de Juventude do Governo da Bahia seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.


Para o ex-presidente do DCE FTC e membro técnico da comissão de Meio-ambiente na Assembleia Legislativa, André Fraga “é essencial estar presente nos espaços de representação. São eles que proporcionam a oportunidade de colocarmos em prática nossas idéias de um novo jeito de pensar o mundo e fazer política”.
Já Ricardo Oliveira, membro do DCE UNIFACS e Diretor de Cultura da UNE, acredita que “é importante que pela primeira vez um estudante de universidade particular ocupe esse cargo, o meu sentimento é de que Marcelo vai representar muito bem a UNE nesse espaço e tenho certeza que os DCEs e DAs no estado se sentem representados por ele.”
Na cerimônia, a senadora Lídice da Matta (PT) ressaltou a importância da data de 31 de março (quando houve o golpe militar de 1964) para falar sobre as conquistas políticas que os jovens brasileiros e baianos têm alcançado desde então. A vereadora Olívia Santana (PCdoB), enfatizou a violência contra os jovens de comunidades social e economicamente menos favorecidas. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comentou, também, a importância política da mobilização juvenil, destacando o grande poder de transformação da realidade social que os jovens têm.

Além das parlamentares, falaram, também, diversos deputados estaduais, como o Yulo Oiticica (PT), da frente parlamentar de políticas públicas para a juventude; José de Arimateia (PRB); Capitão Tadeu (PSB); Maria Del Carmen (PT); Sildevan Nóbrega; Álvaro Gomes (PCdoB); Rosemberg Pinto (PT). Também discursaram os deputados federais Nelson Pelegrino (PT), Daniel Almeida (PCdoB) e Luís Alberto (PT). Participaram da solenidade diversas entidades do movimento jovem e estudantil, representantes de comunidades tradicionais e grupos sociais minoritários da Bahia, além de representantes do governo do Estado.
Segundo o novo presidente do CEJUVE, “essa nova gestão precisa ‘jogar pra cima’ e usar a experiência da anterior para aumentar o patamar de elaboração de políticas públicas de juventude, fortalecer métodos que ampliem a democracia, a influência do Conselho junto ao governo, sociedade civil, a participação juvenil no CEJUVE e, principalmente, na construção da Conferência Estadual de Juventude”.

Representando o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, o chefe de gabinete da SERIN, Pedro Alcântara, disse que “a Bahia deve ser dos jovens” e que os jovens “não são mais a fonte receptora, mas, sim, a fonte promotora de políticas públicas.”
A mesa de coordenação dos trabalhos foi composta, ainda, pelo antigo presidente da CEJUVE, Felipe Freitas, que dirigiu a sessão; Éden Valadares, Coordenador Estadual de Juventude; o secretário de Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Brasileiro; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos e o representante da Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Marcos Resende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário