quinta-feira, 7 de abril de 2011

I Seminário de Assistência Estudantil dará início ao 59º CONEG



O 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), que reunirá mais de 500 estudantes de todo Brasil, começa nesta sexta-feira (08) realizando o I Seminário de Assistência Estudantil. O objetivo principal é promover o debate e analisar as questões relacionadas às políticas de assistência estudantil, como restaurante universitário, estágios, residência, transporte, entre outros.

Alguns estados este ano, como Pernambuco e Paraíba, já realizaram encontros para fomentar a discussão a respeito de melhorias para os estudantes. Para a diretora de Assistência Estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE), Thalita Martins, é preciso avançar nas políticas públicas, embora existam diversas ações em curso para melhorar a condição do jovem brasileiro dentro das universidades.

"Não podemos esquecer o Reuni, o Prouni e a Reservas de Vagas como fruto das bandeiras históricas dos estudantes. Mas é possível alcançar mais vitórias. A ideia do seminário é que os estudantes assistam aos debates e voltem para suas universidades animados para lutar por mais direitos", analisou. Thalita também informou que o seminário visa reforçar a luta do movimento estudantil pela implementação da rubrica de assistência estudantil.


Confira os horários das mesas de debate:

09h30 – Mesa de abertura.

10h00 – Mesa: “Qual política de assistência estudantil nós queremos?”

13h00 – Almoço.

15h00 – Mesas Simultâneas:

Mesa 01 – Assistência Estudantil e a garantia do tripé universitário
Mesa 02 – Assistência Estudantil e diversidade
Mesa 03 – Assistência Estudantil e o cotidiano na Universidade

59º CONEG
Com o tema "Educação tem que ser 10 - Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil", o CONEG dará sequência por todo o fim de semana. Estudantes, DCE's, UEE's, Executivas e Federações de Curso estarão reunidos na Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo, para elaborar uma plataforma política em defesa dos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário