sábado, 2 de abril de 2011

Jornada de Lutas da UEB e ABES, mobiliza estudantes no Centro de Salvador



     A manifestação começou no Campo Grande e percorreu a avenida Sete de Setembro até a Praça Castro Alves. Durante todo o percurso, os estudantes protestaram contra o aumento da tarifa do transporte coletivo e pediram a reativação do Conselho Municipal de Transporte, que são bandeiras prioritárias para o movimento estudantil de Salvador; reivindicaram ainda a reestruturação de escolas e universidades estaduais, além do investimento de 50% dos recursos oriundos da exploração do pré-sal e de 10% do PIB na educação, uma pauta histórica do movimento estudantil.


      “Nós tivemos o PNE aprovado em 2001 com a meta de 7% para a educação, mas sua validade acabou em 2010, sem chegar à 4,5% do PIB em educação. O saldo não foi tão quantitativo em relação ao período anterior. Hoje, o governo está apresentando um novo PNE ainda com 7% para a educação e nós estamos fazendo manifestações em todo o país para pressionar o governo pela implementação imediata de 7% do PIB no PNE, mas que até 2014 chegue aos 10% para a educação. O governo precisa sinalizar com esta possibilidade”, disse o presidente da UEB em um dos momentos da passeata.


     Os estudantes estão reivindicando também que a educação fique fora do corte de gastos do orçamento anunciado no início do ano pelo governo federal. O governo já cortou 10% da verba de custeio das universidades, que envolve assistência estudantil. Nós estamos ai nos apresentando nas ruas para pedir que Dilma volte atrás. O corte é contraditório com as políticas implementadas para garantir o acesso de mais estudantes pobres nas universidades, com a reserva de vagas, os novos cursos e os cursos noturnos. Isto aumenta a demanda por assistência estudantil. Se as universidades já não conseguem dar conta da demanda hoje, que dirá com os cortes. 
  
      Essa manifestação foi apenas o início de um calendário de atividades que deve movimentar os estudantes nos próximos meses em todo o Brasil. No dia 28 de Março, houve jornada de lutas na Unime de Lauro de Freitas, onde os estudantes reivindicaram a redução da mensalidade e mais qualidade no ensino. No dia 29 do mesmo mês, o pessoal da UESC em Itabuna/ Ilhéus fez a sua jornada de lutas, com manifestações na porta da universidade para convocar os estudantes a vir a Salvador no dia 30, ocupar a Secretaria de Educação para pedir ao governo do estado que volte atrás no decreto que cortou as verbas das universidades estaduais e ao mesmo tempo reivindicar a implantação do Plano Estadual de Assistência Estudantil. 
  
      As nossas próximas movimentações serão a reunião do Coeeg (Conselho Estadual de Entidades Gerais) da UEB, no dia 7 de abril, seguida do encontro Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais) da UNE, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário