segunda-feira, 21 de maio de 2012

terminou a caravana une brasil+10 reveja os momentos mais marcantes



Reveja os melhores momentos dessa jornada
Desenhar o Brasil que queremos para os próximos dez anos foi o desafio proposto pela Caravana UNE Brasil+10, que no dia 28 de março fez as malas e caiu na estrada para percorrer o território nacional, visitando mais de vinte universidades em doze estados.Após 48 dias de viagem, a caravana passou por Brasília, Rio Grande do Sul, Curitiba, Amazonas, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernanbuco, Bahia, MInas Gerais, Salvador, Rio de Janeir e terminou, no dia 15, em São Paulo.
Com a caravana, a UNE realizou em cada parada uma grande aula, o “Aulão Brasil+10″, com personalidades especialistas nas mais diferentes áreas para aprofundar o pensamento sobre o Brasil que a juventude quer construir. Cada um desses encontros trouxe à tona um tema diferente, entre eles educação, sustentabilidade, desenvolvimento econômico, cultura, papel dos movimentos sociais… e enriqueceu a reflexão proposta pela atividade. A seguir, um breve relato dos momentos mais marcantes dessa grande jornada pelo Brasil.

BRASÍLIA: PARIDADE NA UNB E HOMENAGEM À HONESTINO

Muita coisa aconteceu na primeira parada da Caravana, em Brasília. Além de um grande “Aulão Brasil+10” com representantes de movimentos sociais, a caravana apoiou um ato organizado pelo DCE da universidade, que reuniu mais de 200 estudantes e membros da comunidade acadêmica para reivindicar a paridade nas eleições da universidade. O ato começou no coração do Minhocão, e foi acompanhado por um cortejo até o RU.
No dia da passagem, 28 de março, Honestino Guimarães, estudante raptado por agentes das forças opressoras no Rio de Janeiro há 39 anos, eleito presidente da UNE em 1969, completaria 65 anos de vida. Após o ato pela paridade, o Comitê pela Memória, verdade e Justiça do DF organizou na universidade um ato em memória do estudante para cobrar da Comissão da Verdade a investigação sem punição dos arquivos da ditadura.
> Assista aqui ao vídeo

PORTO ALEGRE: DA UNE-VOLANTE À CARAVANA BRASIL+10

A passagem da caravana por POA foi, também, um momento de retomar o passado para pensar o futuro. Convidado para ministrar o Aulão Brasil+10 junto com a deputada e ex-diretora da UNE Manuela d´Àvila, o ex-presidente da UNE no período de 61 a 62, Aldo Arantes, foi homenageado.
Aldo Arantes foi presidente da UNE durante um importante período histórico, quando o então presidente Jânio Quadros renunciou e Brizola iniciou a Cadeia pela Legalidade, uma campanha nacional contra um golpe ditatorial e em prol da manutenção de uma sociedade democrática. Aldo foi uma das lideranças que protagonizou essa luta, que também culminou com a UNE-Volante, uma caravana que percorreu o Brasil para debater reforma universitária como um dos pilares para a construção de um Brasil soberano e democrático. A UNE-Volante partiu de porto Alegre.
> Assista aqui ao vídeo

CURITIBA: PRESIDENTE DA SBPC APOIA LUTA DE ESTUDANTES 

A agenda da Caravana UNE Brasil+10 em Curitiba recebeu uma personalidadebastante importante da educação: Helena Nader, presidenta da Sociedade Brasileira pelo progresso da Ciência (SBPC), ministrou o Aulão Brasil+10. Temas como o corte nas verbas em educação, ciência e tecnologia, cotas nas universidades, financiamento privado de pesquisas, foram abordados durante a fala da professora.
> Assista aqui ao vídeo

MANAUS: SUSTENTABILIDADE ENTRA NO DEBATE

O Aulão da Caravana da UNE Brasil+10 na Universidade Federal de Manaus aconteceu com a floresta Amazônica ao fundo, Ennio Candotti no centro, e mais de 300 atentos estudantes na plateia. O debate girou em torno da educação como pilar para se construir um Brasil sustentável. Estavam também presentes lideranças estudantis do Estado do Amazonas e o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

BELÉM: MEIO AMBIENTE E CUCA MÓVEL

E foi na data em que todo o país lembrava a memória, pedia justiça e prestava homenagem aos que tombaram no “MAssacre do Eldorado dos Carajás”, ocorrido dia 17 de abril de 1996, no sul do estado do Pará, que a Caravana da UNE estacionou na Universidade Federal (UFPA). Os convidados par ao Aulão foram o jornalista Lúcio Flávio Pintoe o pesquisador Paulo Fonteles Filho.
Em Belém, o encontro da Caravana com a cultura regional se deu no dia 17 de abril, uma terça-feira, naUniversidade Federal do Pará, a UFPA, em frente ao rio, onde foi montado o palco e aos poucos os mais de 200 estudantes presentes começaram a ocupar o tradicional espaço de convivência da universidade, o Vadião. Ali, o “combo paraense de música brasileira” estava por marcar para sempre a presença da UNE naquela instituição.
> Assista aqui ao vídeo

FORTALEZA: RETOMADA DA CONCHA ACÚSTICA PELOS ESTUDANTES

Para inaugurar as atividades da Caravana em Fortaleza, o tradicional Aulão Brasil+10 contou com a presença do gerente-geral da Universidade Petrobras, Ricardo Salomão. Porém, o momento mais marcante da passagem da caravana por Fortaleza foi a retomada pelos estudantes da Concha Acústica da UFC. Durante a noite, mais de 2500 estudantes assiatiram à shows no local. Há três anos que não ocorria uma atividade do movimento estudantil naquele palco. Com uma noite de luta pelo direito de festejar e de festa pelo direito de lutar, a Caravana da UNE devolveu o espaço para os estudantes e para toda a população de Fortaleza.>

NATAL: FÁTIMA BEZERRA, EDUCAÇÃO E PNE

A próxima parada da Caravana, em Natal (RN), teve como anfitriã a professora e deputada federal pelo PT do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ex-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal e parceira dos estudantes na luta legislativa por mais investimentos para a educação. Ela foi a convidada principal do Aulão e centrou a sua exposição no Plano Nacional de Educação, o PNE 2012-2022, indo ao encontro do tema da Caravana, que propõe discutir o novo Brasil dos próximos 10 anos sob a ótica da juventude.

PERNAMBUCO: DEBATE SOBRE DESENVVOLVIMENTO

 A Caravana UNE Brasil +10 chega ao litoral do sertão: durante os dias 26 e 27, levou muito debate e atrações culturais aos estudantes pernambucanos, com destaque para a participação do secretário de desenvolvimento econômico e presidente de SUAPE, porto brasileiro localizado no estado de Pernambuco, Geraldo Júlio e show da banda Mundo Livre S/A.

BELO HORIZONTE: DESENVOLVIMENTO DE MINAS E BRASIL NA PAUTA

No dia 3 de maio, a Caravana UNE Brasil+10 chegou à cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, região famosa por ser a terra do pão de queijo e do botequim, para realizar a sua 9ª etapa. Dessa vez, em BH, a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG foi quem abriu as portas para os estudantes se unirem e participarem do Aulão+10.  Participaram do debate o reitor da UFMG e professor de economia da universidade, Clélio Campolina; o presidente da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil de Minas Gerais, Gilson Reis, e o representante da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Rodrigo Moreira.

SALVADOR: AULÃO COM SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DA BAHIA

“O CUCA é uma bandeira que luta pelo respeito à diversidade cultural do país. Nessa caravana, a UNE traz temas que mostram não somente a história de luta dos brasileiros, mas quais são os elementos que unificam e caracterizam a nossa identidade cultural, rumo ao desenvolvimento”, explicou a coordenadora da Caravana, Virginia Barros. Incluso à programação cultural da caravana, o encontro do CUCA aconteceu após a exibição do filme “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, e reuniu dezenas de estudantes.
Pela manhã, o Aulão+10 abriu a programação da caravana na UFBA. Desta vez, o convidado especial foi Sérgio Gabrielli; Ex-presidente da Petrobrás e Secretário de Planejamento do Estado da Bahia.

RIO DE JANEIRO: PENÚLTIMA PARADA

A décima primeira cidade do Brasil a receber a Caravana UNE Brasil+10 é nada menos que Rio de Janeiro, segunda capital e maior metrópole do país. A caravana chegou à penúltima etapa com muito fôlego, discutindo sobre os principais assuntos relativos ao desenvolvimento do país. Dessa vez, a UFRJ recebeu, na sexta-feira, 11 de maio,  para o Aulão+10, a Deputada federal e ex-Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro Jandira Feghali e a professora da Faculdade de Letras, Eleonora Ziller. Também compunham a mesa Daniel Iliescu, presidente a UNE, a vice-presidente Clarissa da Cunha, e o presidente da União Estadualdos Estudantes do Rio de Janeiro, Igor Mayworm.

SÃO PAULO: DOIS GRANDES DEBATES ENCERRAM CARAVANA DA UNE

Na manhã do dia 15, após quarenta e oito dias de viagem, a caravana estacionou na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) ao lado do Circuito Univercidade UEE-SP, para o seu último Aulão, contando com a presença dos dois maiores nomes da economia no país: Márcio Pochmann e Luiz Gonzaga Belluzzo.
À noite, a dupla despedida aconteceu na maior universidade particular de São Paulo, a Universidade Paulista  (UNIP), reunindo mais de mil estudantes. O evento  contou com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da  UNIP e lotou o  auditório principal da universidade para discutir o Programa  Universidade para Todos (ProUni) e questões relativas ao tema como o passe livre para os prounistas. A ampla participação dos estudantes deu o tom de questionamento ao encontro. Em suas falas, não hesitaram em fazer perguntas e  tirar dúvidas com os debatedores.
Da Redação
Fotos Ivan Russo e Fábio Bardella

Nenhum comentário:

Postar um comentário