sábado, 12 de maio de 2012

FTC Salvador sedia mais uma edição do FLISOL


Evento contou com palestras e mini-cursos
O Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) é um evento internacional que acontece anualmente de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. Este ano, foi coordenado pelo curso de Engenharia da FTC Salvador, na Paralela.
Devido à repercussão e ao sucesso do evento, o professor Lúcio Marcos, coordenador do curso de Engenharia afirma. "Com esse evento a FTC passou a ter ainda mais notoriedade na sociedade científica e acadêmica de desenvolvimento de Software Livre. Teremos outro evento no dia 28 de maio, o nosso objetivo é criar uma célula embrionária para desenvolvimento de softwares livres. Trabalharemos com o Linux que é um sistema operacional e o Java uma plataforma de linguagens de programação. Essa célula diminuirá os custos da FTC na aquisição de softwares. É importante dizer que hoje o Governo do Estado da Bahia, teve um lucro de 30 milhões em softwares livres, isso acontece atualmente, pois antigamente não se tinha profissionais capacitados no mercado de trabalho. Isso tudo faz parte de um grande desenvolvimento".

Público participa animado
O FLISOL foi movimentado com palestras no Auditório Astor Pessoa, proferidas pelos principais nomes da área de infra-estrutura como Willian Mayan, Embaixador do Projeto Fedora; Cristiano Furtado, criador da distribuição educacional Ekaaty; Caio Sba, desenvolvedor do software de criação de redes sociais Noosfero, e Guilherme Rocha, membro da equipe responsável por criar o cluster que tem a função de alinhar sequências de DNA/Proteínas.
Para o Embaixador do Fedora Project, Willian Mayan "o principal objetivo do evento é levar o conhecimento aos alunos, para que se familiarizem com o mundo do Software Livre. A cultura livre não é mais moldurada pelo mercado de trabalho. Ela possui um novo formato, que é independente, e o mais importante é que nós, palestrantes, não estamos fazendo isso por dinheiro, e sim para disseminar a Cultura".

Mini-cursos tiram dúvidas
Após a palestra teve inicio os mini-cursos, que foram ministrados em duas salas, com cada uma abordando um tema que foi estabelecido pela demanda da instituição. Numa sala, foram ministradas palestras sobre Infra-estrutura e na outra, sobre Desenvolvimento, ambas com 40 minutos de duração, tempo muito bem aproveitado pelos ouvintes, que colocaram as suas dúvidas e trocaram informações. Cada sala teve em média 100 pessoas.

Na área de Desenvolvimento, o FLISOL também teve personalidades que são referência em assuntos bastante diversificados como: PHP, Java, Ruby, Business Inteligence, Android, Web Semântica, NOSQL, MongoDB, Ruby, Demoiselle. Durante o evento foi destacada à importância da rede social livre -  que seria uma rede de nicho, ou seja, uma rede de grupos sociais nos quais os usuários são os principais responsáveis pela divulgação e disseminação dos softwares.

Jefferson Nascimento, técnico de informática, disse que acompanha o FLISOL pelo site: "estou achando o evento bom e muito interessante e estou tirando as dúvidas que tenho referente aos sistemas e programas que não conheço pela falta de tempo; também aproveito para agregar informações ao meu conhecimento acadêmico".

Cultura livre e visão tecnológica
Cristiano Ronaldo, coordenador do FLISOL, vê a cultura livre como uma filosofia de vida. "O uso dos Softwares Livres é a filosofia de compartilhar sem esperar alguma coisa em troca. Mostrar que os "livres" são tão bons quanto os pagos. Eles não nos deixam presos, pois nós temos muitos desenvolvedores e isso nos ajuda, caso algum software precise de correção. O nosso maior objetivo também é instruir as faculdades para que comecem a fazer parte da cultura livre, pois assim os alunos terão uma nova visão tecnológica, já que o software livre nasce da oportunidade que motive alguém para ter novas idéias. O conceito e vantagem principal é a distribuição viral."

Nenhum comentário:

Postar um comentário