sábado, 12 de maio de 2012

Rede FTC participa de mais uma edição do Rondon


Itabuna e Feira tiverem projetos selecionados
20120805.jpgO Ministério da Defesa confirmou no último dia 25 a participação da Rede FTC, por meio das unidades de Itabuna e Feira de Santana, na Operação Açaí e Operação Capim Dourado do Projeto Rondon, que acontecem no período de 12 a 29 de julho.

A equipe rondonista da FTC Itabuna estará atuando na cidade de Palmeirante, no estado do Tocantins. Já os rondonistas da FTC Feira seguirão para o município Ponta de Pedras, no estado do Pará. Formada por estudantes e professores, as equipes desenvolverão ações nas áreas de educação, saúde, cultura, direitos humanos e justiça.
Com o anúncio e a confirmação da participação da FTC Itabuna, estudantes estão mobilizados para o processo seletivo que formará a equipe rondonista, coordenada pela professora Lorena Márcia Cardoso com a colaboração da professora Kelly Bomfim.
Visando adequar a execução do projeto apresentado pela FTC à realidade do município de Palmeirante, a professora Lorena participará da viagem precursora, de caráter obrigatório, promovida pelo Ministério da Defesa por meio da Coordenação-Geral do Projeto Rondon, no período de 6 a 12 de maio.

Para Lorena, o Projeto Rondon, em toda a sua expressão, representa uma oportunidade singular de exercício da extensão acadêmica, voltada à Responsabilidade Socioambiental, proporcionando articulação entre conhecimento e realidade social na busca pela formação de profissionais responsáveis.
 
"Além de viabilizar a articulação entre ensino pesquisa e extensão, o Projeto Rondon favorece a interação entre as IES, a troca de conhecimentos, a cooperação mútua, visando à consecução de objetivos comuns em torno do aprofundamento da cidadania", explica Lorena Cardoso.
A FTC Itabuna no Rondon
Buscando proporcionar aos acadêmicos a experiência de interação ensino, pesquisa e extensão como forma de socializar o conhecimento e promover a intervenção para os problemas sociais, a FTC Itabuna participa do Projeto Rondon desde o ano de 2007, desenvolvendo ações voltadas à Responsabilidade Social e Ambiental.

Inicialmente, as duas primeiras equipes rondonistas atuaram nas operações Nordeste e Rio Grande do Sul. Em 2009 participou da Operação Centro-Norte, no Estado do Pará, com ações voltadas para cidadania, saúde e educação ambiental, bem como na operação Retorno - Pará, além de ter participado da Operação Nordeste-Sul.
No ano de 2010 participou da Operação desenvolvida no Estado da Bahia, e em julho do mesmo ano participou da Operação Rei do Baião, no Estado de Pernambuco.

Recentemente, no ano de 2011, no período de janeiro/fevereiro, participou da Operação Rio dos Siris, Sergipe, da Operação Seridó, Rio Grande do Norte, e em julho, participou da Operação Oiapoque, Estado do Amapá e da Operação Peixe-Boi, na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário