quinta-feira, 31 de maio de 2012

Campus Aberto FTC


Faculdade recebe visita de alunos do Colégio Perfil
Campus Aberto é um projeto existente na FTC Salvador há três anos que tem como objetivo diminuir a distância das Instituições de Ensino Superior com as escolas do Ensino Médio. O programa é composto de quatro projetos complementares: Tour profissional; Aprender Fazendo; Orientação Vocacional e o Faça Você Mesmo.
Recentemente, alunos do Colégio Perfil, de Vilas do Atlântico, visitaram a Instituição para, literalmente, "Aprender Fazendo". A turma foi dividida em dois grupos para que todos pudessem compartilhar da mesma experiência.
"Acho importante essa visita, pois na nossa escola não temos um laboratório tão bem equipado como este. Isso é ótimo, pois assim vemos a parte prática, o que facilita o entendimento" diz Ana Cristina, do 2º ano.
As atividades foram realizadas no laboratório de Enfermagem da Faculdade sob a orientação de Patrícia Souza, assistente técnica do GerLab, que explicou o procedimento de tipagem sanguínea por meio da coleta feita na hora com um dos participantes. Posteriormente, a mostra de sangue foi colocada em uma lâmina de vidro com substâncias químicas para provocar reações e descobrir o tipo sanguíneo. "É legal sair da sala de aula e ver na prática como o tipo sanguíneo é identificado" disse Natália Araújo, do 2º ano.
"A contextualização do ensino proporciona ao aluno a oportunidade de sair da teoria e partir para a prática. É importante sempre ter esse contato imunológico laboratorial" explica Silvio Renato, professor de biologia do Colégio Perfil, sobre a importância do projeto.
Os alunos se mostraram surpresos ao utilizar o microscópio no laboratório de Imunologia e ficaram empolgados com as atividades realizadas no Projeto Campus Aberto da FTC que se apresenta como um disseminador de conhecimento facilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário