terça-feira, 14 de maio de 2013

Reunião com a CIPM - Instituições do Eixo Paralela/Salvador


As instituições de ensino do Eixo Paralela se reuniram com o Comando de Policiamento Regional da Capital na tarde desta segunda-feira, 13, para discutirem a questão da segurança publica nas áreas adjacentes às instituições. O Comandante da 82ª CIPM, Maj PM Cesar Castro, saudou os presentes enfatizando a necessidade de contar com as informações atualizadas das unidades de ensino para subsidiar o planejamento operacional da CIPM. Solicitou que cada instituição relatasse a situação.

O Diretor da FTC Salvador, professor Edilson Barbuda - que estava acompanhado pelo representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Marcelo Tourinho, fez um relato dos fatos delituosos ocorrido nos arredores; informou que o bloqueio da rua de acesso a Adelba favorece a ação de marginais mas que já determinou o reforço da segurança interna da FTC.

Representando o Colegio Bolivar Santana, Edilene Souza Sena, enfatizou a presença de meliantes no ponto de ônibus na frente da escola e pediu a presença da PM, principalmente nos horários de chegada e saída dos alunos. Ouvidor da Unime, Melquizedeque Teixeira falou dos assaltos com motos, principalmente entre 20h e 22h e reclamou da falta de iluminação sobre a passarela. Darick Simões, da UNIFACS, disse já ter registrado 27 assaltos por semestre e que, após contato com o Comando da 82ªCIPM não foi mais registrado nenhuma ocorrência. Mario Calmon, da Unijorge, acompanhado do sr. Italo Borges, relatou que os assaltos acontecem principalmente entre 7h e 9h, que a maioria dos casos ocorrem na passarela.

O Comandante Cesar Castro passou orientações: de que as unidades de ensino divulguem 'cartilhas de segurança' - que serão produzidas e distribuídas pela CIPM; que passem todas as informações possíveis como: numero de funcionários, de alunos por turno, de vagas nos estacionamentos; que as instituições solicitem a  iluminação das passarelas à Prefeitura; e disponibilizou para todos os contatos da 82ª CIPM, com os telefones e e-mails.

Enfatizou que as unidades de ensino registrem as ocorrências na Delegacia e encaminhem copia para a PM, para controle e planejamento. Finalizou informando que o Comando da CIPM está buscando meios para que seja   remanejado para a Av. Paralela policiais de outras operações da PMBA, sendo dois policiais em cada passarela, em frente ás instituições. Será feito posteriormente outra reunião para avaliação das medidas.

Fonte: FTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário