terça-feira, 14 de junho de 2011

Conjuve lança 2° Conferência Nacional de Juventude


Um importante espaço de diálogo, no qual a juventude baiana irá dialogar diretamente com o poder público, reivindicar, sugerir e avaliar as políticas que são oferecidas aos jovens, a 2° Conferência Estadual de Juventude será realizada em Salvador, no período de 28 a 30 de outubro de 2011. O Decreto que convoca o encontro foi divulgado na última terça-feira (07), no Diário Oficial do Estado.
Etapa eletiva da 2° Conferência Nacional de Juventude, programada para acontecer entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília, a Etapa Estadual será coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Bahia por intermédio da Coordenação de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve) e pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e tem como objetivo aprovar diretrizes sobre as políticas de juventude no estado e eleger os delegados baianos que irão à etapa Nacional.
De acordo com o presidente do Cejuve, Juremar Oliveira, a Conferência será um espaço determinante para empoderar a juventude no processo de formulação das políticas públicas para o segmento no Estado. Para ele, “não é possível assegurar a democracia e acertar nos programas sem fortalecer mecanismos de controle social e de fortalecimento da participação popular”.

As etapas eletivas que antecedem a Estadual são: as Conferências Municipais e as Territoriais, elas acontecem em todo o estado de 01 junho a 31 de agosto. As Conferências Livres, que também acontecem no mesmo período, não tem cunho eletivo, mas, são importantes espaços de aprofundamento e de elaboração de recomendações ao poder públicos estadual e federal.
.  Para Juremar Oliveira “a Conferência precisa avaliar de forma crítica e sincera o que tem sido feito, mas acima de tudo dar as linhas para ser criado o novo do ponto de vista dos direitos da juventude e da emancipação das camadas jovens mais penalizadas”.
Mobilização
O coordenador de Políticas de Juventude, Vladmir Costa, fez um retrospecto da 1° Conferência de Juventude, realizada em 2008, que reuniu cerca de 50 mil jovens baianos que levantaram suas bandeiras reivindicando políticas públicas especificas aos governos. De acordo com o coordenado, a expectativa é que nesse segundo encontro a mobilização seja ainda maior.
“Nesta segunda Conferência os jovens serão convidados mais uma vez a oferecerem suas contribuições para política estadual de juventude. Esperamos uma maior mobilização das juventudes em todas as etapas, e temos a certeza de que as falas dos jovens mais uma vez ajudarão no avanço das Políticas Públicas de Juventude”, diz o coordenador. Fonte: http://www.juventude.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário