Junte seus colegas e siga as orientações. No final você fará parte de
um Diretório Acadêmico que representará os estudantes do seu curso!
um Diretório Acadêmico que representará os estudantes do seu curso!
0 – Entre em contato com o DCE FTC e demonstre a vontade de organizar
o seu DA. Pelo nosso estatuto e regulamento cabe ao DCE convocar e dar
visibilidade ao processo de construção, alem de ser a única entidade
que pode convocar o edital de assembleia e eleição.
1- Organize uma reunião com todos os alunos interessados,
representantes de turma (se houver) para discutir a formação do centro
acadêmicos, seus objetivos, os passos a serem seguidos. Normalmente o
Vice-Presidente do DCE FTC acompanha essas reunioes para orientar
sobre o que diz o estatuto do DA de cada curso.
2- Durante a reunião forme uma comissão pró C.A., que divulgará as
idéias debatidas, a proposta de estatuto. Essa comissão deve passar
nas salas de aula, explicar para que serve o C.A., a necessidade de os
estudantes se organizarem. Podem até marcar outras reuniões com mais
gente para discutir. Daí, é preciso marcar uma Assembléia Geral do
Curso a ser convocada pelo DCE.
3- Na Assembléia Geral, é formada uma mesa para dirigir os trabalhos
composta por membros do DCE e tendo abertura para membros convidados
da UEB e UNE. A pauta é única: marcará data das eleições ou pode
constituir comissão gestora. A comissão eleitoral é escolhida pela
executiva do DCE, podendo ter a presença do membro do colegiado de
curso caso exista e mais algum estudante. A comissão eleitoral vai
organizar todo o processo eleitoral, providenciar as urnas e cédulas,
fazer o edital de convocação das eleições e divulgá-lo, receber a
inscrição das chapas etc.
4- Após as eleições, não esquecer de registrar os documentos no
arquivo central do DCE (estatuto e ata de posse da diretoria) e fazer
uma bela festa de posse. Comunique o DCE sobre a criação do C.A. ou
D.A. para cadastrar-se e inscrever seu representante no Conselho de
D.A`s. Procure também outros C.A.s do mesmo curso, de outras
faculdades, para manter intercâmbio e então organizar-se no seu
movimento de área.