Eleição para o DCE da PUCRS será antecipada
Felipe Prestes
O mandato da atual diretoria do Diretório Central de Estudantes da PUCRS vai até o final de 2012, mas a próxima eleição será antecipada para novembro deste ano ou abril do ano que vem. Durou cinco horas reunião realizada entre reitoria da PUCRS, estudantes e políticos nesta sexta-feira (17), sem que se chegasse a um consenso sobre a realização de nova eleição para a entidade. Sem acordo, a reitoria definiu que vai encaminhar a decisão a seu conselho universitário, que vai definir a nova eleição entre as duas datas.
A proposta que tinha acordo entre reitoria, deputados e vereadores, e estudantes de oposição ao DCE era de novas eleições em novembro de 2011, mas o presidente do diretório, Thiago Brozoza, não deu acordo à proposta, aceitando apenas a data de abril de 2012. Na falta de consenso, a PUCRS optou por resolver via conselho universitário, que é formado por integrantes da reitoria, diretores de faculdade, do corpo docente, dos funcionários, da sociedade civil organizada e de alunos. A instituição pretende solucionar a questão o mais rápido possível, tendo em vista os danos que a falta de transparência nas eleições do DCE e os decorrentes protestos têm causado a sua imagem.
O DCE diz que não aceitará a decisão do conselho universitário da PUCRS, recorrendo, se preciso, à Justiça. Já a comitiva de políticos que acompanha o caso confia na decisão do conselho da PUCRS. “Acreditamos que o conselho universitário da entidade é soberano para definir um calendário de eleições”, afirma o vereador Carlos Todeschini (PT).
Mesmo deixando a decisão a cargo da universidade, ele afirma que os políticos vão continuar acompanhando o caso, e os próximos pleitos estudantis a serem realizados na universidade. “Vamos continuar acompanhando, que era o que vínhamos fazendo. Haverá a eleição para o congresso da UNE, para centros acadêmicos. Temos que acompanhar para garantir que estes procedimentos sejam cumpridos dentro de normas estabelecidas”.
Os protestos contra a atual diretoria do DCE da PUCRS começaram na semana passada, devido às dificuldades que chapas de oposição estavam encontrando para conseguir se inscrever na eleição que definiria os delegados representantes da universidade no Congresso Nacional da UNE. O pano de fundo é o domínio de mais de quinze de um mesmo grupo político na entidade, acusado de se manter no poder com fraudes eleitorais, agressões e ameaças a opositores.
Na noite desta quinta, estudantes da PUCRS realizaram um protesto contra a atual direção do DCE. Veja as imagens da manifestação.
A deputada e ex-estudante da PUC Manuela D'Ávila presente | Ramiro Furquim/Sul21