terça-feira, 2 de agosto de 2011

4º CONGRESSO DA UEB


4º CONGRESSO DA UEB ELEGE 


NOVO PRESIDENTE


Entre os dias 1 e 3 de julho na Universidade Estadual Santa Cruz, em Ilhéus, aconteceu o 4º Congresso da UEB. A União Estadual de Estudantes (UEE) da Bahia foi fundada em 1943 sempre muito representativa. Em 1965 a UEB foi posta na ilegalidade, mas continuou tendo atuação política. Anos depois após duras investidas da ditadura militar, foi desativada e reconstruída em 2005. O congresso da UEB é etapa estadual para o congresso da UNE (CONUNE) que acontecerá em Goiânia-GO de 13 a 17 de Julho.
A União dos Estudantes da Bahia fez e faz parte das principais batalhas políticas no estado, como a luta pela construção da Petrobrás, bem como o combate aos “anos de chumbo”. Grandes nomes do cenário político baiano e nacional construíram a trajetória da UEB, dentre eles FernandoSchmidt, Sidonio Palmeira, Maurício Brito Gaudenzi, Renato Rabelo,Oliveiros Guanais Aguiar, Carlos Alberto Caó, entre outros.  A UEB é hoje o centro do movimento estudantil na Bahia aglutinando em torno dela diversos grupos que se organizam nas universidades.
                                                             Luciano Marques
 Luciano Marques, estudante da UNIME de Lauro de Freitas conduzirá a entidade pelos próximos 2 anos!

O tom do 4º congresso pós- reconstrução foi dada pela questão das universidades estaduais, em defesa de mais autonomia, revogação da lei 7176/97, maior financiamento e investimento em assistência estudantil. A nova direção eleita terá o desafio de apresentar um plano de reestruturação para as universidades estaduais, avaliar o desempenho do REUNI nas Universidades Federais do estado, combater o aumento de mensalidades nas faculdades e universidades privadas além barrar invasão do capital estrangeiro nessas instituições, e ajudar a desenvolver uma ampla política de assistência estudantil, o evento reuniu mais de 300 estudantes do estado da Bahia.
“A UEB e a UNE estão preparadas para buscar mais conquistas e travar lutas sempre em busca de uma Bahia e um Brasil mais justo, estamos muito motivados na véspera do CONUNE, processo que mobiliza milhares de estudantes pelo Brasil, esse é o maior patrimônio da UNE.” Disse Augusto Chagas, presidente da UNE que participou da programação do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário