sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Palestras marcam o dia do Fisioterapeuta na FTC


O dia do Fisioterapeuta foi festejado na segunda-feira, 13 de outubro, com um debate sobre Fisioterapia Uroginecológica e a Fisioterapia na Pediatria Oncológica, no auditório Astor Pessoa.
O debate foi aberto com a palestra de Juliana Cruz, fisioterapeuta uriginecologista, que falou sobre algumas curiosidades sobre a incontinência urinária.
“Atletas de alta performance podem ter problema de incontinência urinária, que é gerado pelo esforço excessivo executado pelo músculo abdominal”.
Para Juliana, o zelo com o paciente deve ser prioridade no tratamento da doença. “Deve-se ter muito cuidado com a pessoa, pois o fisioterapeuta mexe com a intimidade dela. A postura profissional e o respeito são indispensáveis”.
Para a fisioterapeuta, a solução do problema é fundamental para o paciente voltar a ter uma vida mais saudável.
“A melhora no quadro de incontinência urinária gera um impacto positivo na qualidade de vida. Quando se fala de sociabilidade, relações sexuais, parte higiênica e o psicológico da pessoa os ganhos são muito expressivos,” diz ela.
Professora do curso de Fisioterapia da FTC e especialista em Pediatria Oncológica, Maria Duarte, abordou o tema com desenvoltura.
“Produzimos células cancerígenas todos os dias, mas só é diagnosticado câncer quando o nosso organismo não consegue eliminá-las,” diz a docente.
De acordo com a professora, é normal as pessoas confundirem os sintomas de um câncer com problemas médicos corriqueiros.  
“A doença precisa ser tratada o quanto antes. O aparecimento reiterado de hematomas, manchas, dores, febres devem ser reportados a um médico, pois são sinais de alerta e não podem ser tratadas a partir da automedicação,” explica Maria Duarte.
Para a estudante do 7º semestre de Fisioterapia da FTC, Natale Andrade, o desenvolvimento de eventos pela Instituição é benéfico aos alunos.
“É fundamental a Faculdade investir em atividades como essa. Pois além do conteúdo absorvido as palestras também contam como atividades extracurriculares", pontua
Fonte: http://portal.ftc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4651:palestras-marcam-o-dia-do-fisioterapeuta-na-ftc&catid=10:noticias-ftcssa&Itemid=106

Nenhum comentário:

Postar um comentário