sábado, 8 de junho de 2013

UNE e UEB declaram apoio as movimentações na FTC



Alunos e professores da FTC reivindicavam melhorias no curso e pagamento de salários em atraso

Na última terça-feira (4/6) estudantes e professores ocuparam uma das avenidas principais de Salvador para protestar contra os salários atrasados e más condições dos cursos da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).
No entanto, o protesto terminou com oito feridos após ação do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Foram usadas bombas de efeito moral e tiros de balas de borracha para dispersar os manifestantes.
Em repúdio ao acontecido, a União dos Estudantes da Bahia divulgou uma nota em seu blog exigindo do governador Jaques Vagner a punição imediata aos comandantes da ação.
Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota da UEB

Na manhã da última terça feira (04/06) a sociedade baiana foi surpreendida com a notícia da violenta repressão da Polícia Militar e sua Tropa de Choque, ao dispersar uma manifestação pacífica dos estudantes do curso de medicina da FTC, com bombas de efeito moral, sprays de pimenta e balas de borracha.
A União dos Estudantes da Bahia reafirma seu total repúdio a esta ação da Tropa de Choque do Estado da Bahia, se solidariza e coloca-se inteiramente a disposição dos estudantes, professores e funcionários vítimas da truculência da Tropa de Choque.
Desde 2007 a Bahia vive um período de consolidação da democracia e amadurecimento do diálogo entre os movimentos sociais e o Governo do Estado, mantendo sempre sua autonomia, de modo que na nossa avaliação é incompatível tal postura da Tropa de Choque com esse novo momento.
Nesta quarta-feira (05/06) o Secretário de Segurança Publica do Estado, Mauricio Barbosa, sendo conivente com a ação da Tropa de Choque, declarou que se houver a necessidade de utilização do uso progressivo da força em qualquer lugar, ela terá que ser utilizada para garantir a desobstrução das vias.
Não permitiremos que os anos de chumbo voltem a massacrar a sociedade baiana, os estudantes resistiram fortemente a todo tipo de repressão na Bahia, na era Carlista, para que a liberdade e a democracia reinassem no nosso Estado. Dessa forma nos somamos à luta com a comunidade acadêmica da FTC, gritaremos os nossos direitos e não nos calaremos diante de nenhum cassetete militar.
EXIGIMOS DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER A PUNIÇÃO IMEDIATA AOS QUE COMANDARAM TAL AÇÃO DA TROPA DE CHOQUE.
União dos Estudantes da Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário