sábado, 8 de junho de 2013

REUNIÃO DA COMISSÃO DE PROFESSORES COM O REPRESENTANTE DA FTC E DOS SINDICATOS

INFORMATIVO
 
PRIMEIRA PARTE - REUNIÃO DA COMISSÃO DE PROFESSORES COM O REPRESENTANTE DA FTC E DOS SINDICATOS
 
No dia 06/06/2013 houve uma reunião com a participação dos representantes do SINPRO e do SINPE, dos professores integrantes da comissão, do prof. Edilson (Diretor Acadêmico da FTC) e do Sr. Gervásio (proprietário da FTC).
Durante o encontro ocorreram os seguintes fatos:
1. O SINPRO notificou a FTC, na pessoa do Sr. Gervásio, sobre as deliberações exaradas na reunião dos professores do dia 05/06/2013 (indicativo de greve; não realização das avaliações, bancas de TCC e não registro das notas; realização da assembléia de professores no dia 12/06/2013 e sobre as reivindicações da categoria).
2. O Sr. Gervásio fez uma apresentação informando-nos a respeito do quadro geral da instituição, das mudanças que serão implementadas na área administrativa e financeira e do procedimento necessário para a liberação dos valores oriundos do FIES, cujos recursos serão utilizados para pagar os salários do mês de maio de 2013. Informou ainda que talvez não seja possível realizar o pagamento do salário do mês de maio no dia 07 de junho (5° dia útil subsequente ao mês vencido), em razão dos trâmites operacionais para a liberação dos valores do FIES, sendo que o pagamento deverá ocorrer, provavelmente, no início da semana seguinte, porém, antes da assembléia do dia 12/06. Também se comprometeu a apresentar documentos relativos à empresa contratada para fazer o levantamento do débito do FGTS.
3. O SINPRO informou que a unidade da FTC de Feira de Santana deflagrou greve no dia 04/06/2013 e que o edital comunicando o indicativo de greve dos professores da FTC de Salvador e convocando-os para a assembléia do dia 12/06/2013 será publicado amanhã, 07/06/2013.
4. Os professores integrantes da comissão manifestaram o sentimento de indignação em face das violações aos direitos trabalhistas perpetradas pela FTC e debateram as principais reivindicações do movimento (regularização dos salários de todos os professores, retomada imediata dos depósitos do FGTS, negociação do débito relativo ao FGTS, adequação das férias, análise da redução salarial ocorrida no início do semestre, regularização dos professores que são obrigados a apresentar nota de prestação de serviços, comprovação do acordo relativo ao débito do INSS). Questionaram sobre o percentual de estudantes beneficiários do FIES, tendo sido informados que é da ordem de 18% do total dos alunos da casa. Requereram, sem êxito, que fossem estabelecidos prazos para a regularização dos problemas apontados.
5. Após os debates, as partes entenderam por bem realizarem uma nova reunião, que foi designada para o dia 07/06/2013, às 16h, oportunidade em que cada uma das reivindicações deverá ser analisada individualmente, no intuito de construirmos soluções para os problemas enfrentados.
 
 
SEGUNDA PARTE - UNIFORMIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS PROFESSORES
 
Tendo em vista que a reunião de professores ocorrida no dia 05/06/2013, após exaustivos debates, decidiu pela não realização das avaliações (provas e bancas de TCC) e pelo não registro das notas, devendo, contudo, o docente comparecer às aulas necessárias ao cumprimento do conteúdo programático, solicitamos, encarecidamente, a todos os colegas que acatem a mencionada decisão, uniformizando assim a conduta de todos os professores.
Salvador, 7 de junho de 2013.
 
Comissão de Professores da FTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário