quinta-feira, 7 de junho de 2012

Paridade na UNB


Votos passam a ter o mesmo peso para alunos, funcionários e professores
Na última sexta-feira (01/06), o Conselho Universitário da Universidade de Brasília (UNB) tomou uma importante decisão que reflete anos de luta pela democracia na instituição: por 58 votos a 23, com duas abstenções, aprovou a paridade nas eleições para reitor.
Atualmente, 70% dos votos das eleições da direção da universidade são dos professores, 15% dos estudantes e 15% dos servidores técnico-administrativos. Com o novo modelo, os votos passam a ter o mesmo peso independente da categoria.
A decisão foi comemorada efusivamente por estudantes, servidores e professores que apóiam a paridade. Para o 3º vice-presidente da UNE e estudante da UNB, Jonatas Moreth, essa conquista é histórica para a instituição. “Há 50 anos houve uma greve na UNB que exigia a paridade. Conquistar esse direito hoje mostra que a universidade continua avançando sempre na luta por mais democracia’’, contou.
Durante a passagem da caravana da UNE por Brasília, no mês de março, um ato organizado pelo DCE, UNE, e outras entidades estudantis, reuniu 200 estudantes e membros da comunidade acadêmica para reivindicar a paridade nas eleições da UNB. Esta foi uma das muitas manifestações que ocorreram até a conquista das eleições paritárias, mostrando que a luta é realmente antiga.
Para Jonatas, a conquista da paridade se mostra fundamental para possibilitar a ampla participação dos estudantes nos projetos eleitorais da universidade. “Com eleições paritárias, garantimos que o projeto da reitoria tenha uma amplitude maior, com propostas mais democráticas e abrangentes’’, finalizou.
Renata Bars

Nenhum comentário:

Postar um comentário