quinta-feira, 7 de junho de 2012

CONEG da UNE de 15 a 17 de Junho


Conselho Nacional de Entidades gerais ocorrerá paralelo à Rio+20
Durante os dias 15 a 17 de junho, o Rio de Janeiro vai receber um dos principais fóruns de deliberação do movimento estudantil, o 60º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg). Estudantes de todos os estados já estão se mobilizando para participar do encontro, e as inscrições já podem ser feitas aqui
A expectativa é de que o encontro reúna no Centro de Tecnologia da UFRJ/Fundão mais de mil estudantes, ente eles as principais lideranças de Diretórios Centrais de Estudantes, UEEs, Executivas de Curso e observadores. Durante o fórum,  os estudantes vão elaborar uma plataforma  política de atuação para a entidade para o próximo período.  
Serão discutidos temas como educação  saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia e mobilidade urbana. Essa plataforma, fruto também da Caravana que a entidade realizou nos meses de março a maio, será montada no formato de um documento, o “Projeto UNE Brasil+10”, que será apresentado à sociedade.
“Esse projeto é uma tentativa de sistematizar os debates que aconteceram durante toda a Caravana Brasil+10, caravanas livres, e todas as outras atividades do movimento estudantil”, explicou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

60º CONEG E RIO+20

O CONEG acontecerá paralelo a uma das conferências mais esperadas do ano, a Rio+20, evento que, entre os dias 13 a 22 de junho, reunirá representantes de 193 estados para debater desenvolvimento sustentável e aprovar uma agenda com ações globais. “A conferência deve mobilizar bastante a sociedade brasileira. Nas universidades, o debate será ainda mais intenso. O “Projeto UNE  Brasil+10″, também abordará temas debatidos na Rio+20, porém o objetivo do encontro é formular um documento mais amplo”, explicou Daniel.
No último dia 30 de maio, o diretor da UNE, Patrique Lima, concedeu à Rádio Cultura do Município de Guarapuava, no Paraná, uma  entrevista abordando o tema. “Estamos em Guarapuava para ajudar a organizar o movimento estudantil aqui. Queremos unir o debate do meio ambiente com educação, por que é impossível dissociar o debate do desenvolvimento da educação”, disse.
São esperados para o 60º CONEG cerca de 800 estudantes vindos de todos os estados do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário