domingo, 22 de maio de 2011

III Encontro de Negros, Negras, e Cotistas da UNE




O DCE FTC participou de todos os dias do encontro e registrou vários momento para compartilhar com os nossos alunos. Em breve vamos disponibilizar algumas fotos e videos. As pautas desse evento são muito importante dentro da Bahia e na nossa própria instituição e precisam ter mais visibilidade.


Fica depois desse evento algumas reflexões sobre como devemos debates dentro da FTC esse tema, muita vontade ficou agora precisamos de mais gente que gosta do tema para podermos fazer acontecer na FTC!! Vamos Galera!!!


III UNUNE
O acesso a educação, assim como a valorização da cultura negra e o combate a discriminação étnico-racial, constituem os principais eixos organizadores das pautas reivindicatórias do movimento negro brasileiro,compreendendo a educação formal como um elemento instrumental na busca por neutralizar os efeitos nocivos da escravidão e no reposicionamento da população negra na extratificação social.



A União Nacional dos Estudantes (UNE) realizou em Salvador, entre os dias 20 e 22 de maio, o III Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UNE.


O ENUNE é uma das ferramentas para avançar na luta por uma sociedade justa, igualitária e livre da opressão do racismo. Durante os dias do encontro, as e os participantes discutiram a educação numa perspectiva anti-racista com o proposito de elaborar de forma conjunta com o poder publico e a sociedade civil formas de enfrentamento ao racismo.


O ENUNE está em sua terceira edição e foi realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA).


O III ENUNE teve uma programação extensa e tem como eixo central a discussão “O Brasil após as políticas de Ações Afirmativas: Desafios e Novas Perspectivas”; esta discussão visa à organização da agenda do Movimento Estudantil e o enfrentamento às formas de discriminação ainda presentes em nossa sociedade. Estiveram presentes no encontro a Ministra Luiza Bairros (SEPPIR), Frei Davi (EDUCAFRO), Elias Sampaio (SEPROMI), Olívia Santana (UNEGRO), Íris Amâncio (ABPN), entre outras organizações.


O III ENUNE também teve uma mostra de trabalhos científicos sobre o tema da Igualdade Racial e combate ao racismo de estudantes de varias universidades brasileiras.


Fonte: unecombateaoracismo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário