domingo, 29 de maio de 2011
Greve dos professores das Universidades Estaduais da bahia - 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
14ª Conferência Nacional de Saúde acontecerá de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília
A 14ª Conferência Nacional de Saúde, maior evento do setor realizado no país, acontecerá no período de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília, e terá o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. A expectativa é que mais de duas mil pessoas participem do evento.
As conferências nacionais de Saúde acontecem a cada quatro anos, e são espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. A primeira edição da conferência foi realizada há 70 anos. Todas as edições contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade.
No momento, estão sendo realizadas as etapas municipais da conferência, que começaram dia 1º de abril, e se estenderão até o dia a 15 de julho. Em seguida, acontecerão as etapas estaduais, no período de 16 de julho a 31 de outubro de 2011. Para, finalmente, acontecer a estapa nacional. Essas conferências estaduais e municipais são realizadas em todo o país e tem o objetivo de discutir e aprovar propostas prévias que contribuam com as políticas de saúde e que posteriormente serão levadas, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional.
Violência marca cotidiano na UNIJORGE
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Estudantes querem garantias na realização da prova do Enem
Abdias Nascimento morre no Rio de Janeiro aos 97 anos
O ativista do movimento negro Abdias Nascimento morreu na noite de segunda-feira (23). A informação foi confirmada pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) na tarde desta terça-feira (24).
Segundo Ivanir Santos, do conselho estratégico do Ceap, Abdias, de 97 anos, estava internado no Hospital dos Servidores, no Centro do Rio, há dois meses e sofria de diabetes.
De acordo com nota enviada pelo hospital, ele teve uma insuficiência cardíaca na unidade. Ainda segundo o hospital, ele estava internado por complicações cardíacas desde o dia 15 de abril.
Com uma longa história de lutas na construção da igualdade para os negros dentro da sociedade brasileira, Abdias Nascimento foi escolhido por unanimidade para ser o grande homenageado da 5ª Bienal da UNE realizada entre os dias 27 de janeiro e 02 de fevereiro de 2007 no Rio de Janeiro. Com o tema "Brasil-África, um rio chamado atlântico" o festival estudantil discutiu a relação do povo brasileiro com a cultura africana.
Além de participar da Bienal da UNE, Abdias fez questão de ir, na época, ao recém ocupado terreno da sede da UNE, encontrar os estudantes e prestar a sua solidariedade e apoio. Mesmo na cadeira de rodas, em razão de sua saúde física, ele visitou o acampamento e foi homenageado. Ganhou uma camisa da campanha "UNE de volta pra casa", assinou o livro de visitas e discursou.
TRIBUTO A ZUMBI DO PALMARES
Este evento tem como objetivo proporcionar aos guias turísticos do pelourinho um conhecimento real sobre Zumbi dos Palmares. Durante a atividade será disponibilizada Gratuitamente a Cartilha “Tributo a Zumbi a dos Palmares”, publicação falando sobre a importância da estátua e da história deste para a comunidade negra do Brasil.
Esta cartilha servirá também de apoio pedagógico para alunos e professores sobre a lei 10.639.08 e 11.645.09, ambas criadas como instrumento de orientação das práticas educacionais não racistas na sociedade brasileira. Segundo a Associação Cultural Mutante, a implementação da lei, contribui na formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e valores, mas acima de tudo capazes de sentir orgulho da sua identificação étnico e pertencimento racial, seja ele negro ou indígena.
Plano Plurianual (PPA) da região metropolitanea
III ENUNE mobiliza 650 jovens e 12 estados
52º Congresso da UNE em Goiânia elegerá nova diretoria e espera receber 10 mil estudantes
Prestes a completar 74 anos de vida, a União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo congresso. A 52º edição do CONUNE ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 13 a 17 de julho, e pretende reunir mais de 10 mil jovens de todos os estados com objetivo de definir os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos.
O processo eleitoral começou no mês de abril com a votação e escolha dos delegados e observadores, quem têm a responsabilidade de representar a sua universidade durante as votações do encontro e, principalmente, no momento de eleição da nova diretoria e presidente da entidade.
Cerca de 95% das instituições de ensino brasileiras realizarão eleições até o fim de junho. Qualquer estudante pode participar, basta procurar o diretório ou centro acadêmico. Grupos de diversas cidades já preparam as suas caravanas. Informações pelo site www.une.org.br.
O CONUNE é o maior encontro da juventude brasileira. Durante os cinco dias, os delegados e observadores terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do país, avaliar as políticas públicas, a ação dos movimentos sociais, os avanços na área da educação, esporte, meio ambiente, direitos humanos e outros assuntos importantes que gravitam em torno do movimento estudantil. O congresso é também uma grande celebração da diversidade, coroado com atividades culturais, intervenções artísticas, trocas de costumes e tradições e, claro, shows diários.
As atividades do encontro serão concentradas em torno da tradicional praça universitária da capital goiana, principalmente na PUC-GO e na UFG. Nesse ano, a programação do 52º Congresso da UNE inclui ainda o 2º Encontro Nacional de ProUnistas. Com o aumento de adesão ao programa e a crescente democratização do ensino superior por meio de outras políticas de acesso, o movimento estudantil quer aproveitar a reunião das suas principais lideranças para debater com os estudantes de todo o país as demandas, pontos positivos, críticas e sugestões.
O diretor da UNE, Luis Felipe Maciel, ressalta a importância histórica do Congresso da UNE como importante mobilizador da juventude brasileira e comenta o papel do encontro: “O Congresso é importante por que joga água no moinho das mudanças da educação brasileira, além de reafirmar a longevidade e combatividade da União Nacional dos Estudantes”.
Eleição CONUNE
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Alunos podem se inscrever no Enem a partir desta segunda-feira
Inscrições começaram às 10h e vão até o dia 10 de junho. Alunos de escolas públicas não pagam
Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever a partir desta segunda-feira. As inscrições só serão feitas pelo site do Enem, que começou a receber dados a partir das 10h. Para participar, os candidatos devem informar o número do CPF (do próprio candidato, não vale o dos pais ou responsáveis) e do documento de identidade. O iG testou o sistema na manhã desta segunda-feira e não enfrentou problemas.
Os estudantes de escolas públicas e os candidatos que tenham carência socioeconômica não precisam pagar a taxa de inscrição, que é de R$ 35 para os demais candidatos. Essas informações serão solicitadas no ato da inscrição. Os candidatos de baixa renda devem preencher um documento disponível no site do Enem, declarando renda familiar. O pagamento da taxa deverá ser feito pelos candidatos até 13 de junho.
É importante que, durante a inscrição, os participantes não se esqueçam de informar se precisam de atendimento especial (provas ampliadas, ledor, ambiente diferenciado por causa de dificuldades de locomoção) ou de horário diferenciado por motivos religiosos. Esse tipo de solicitação não poderá ser feita após o processo de inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, pode solicitar também documentos comprobatórios dessas necessidades.
Além de selecionar alunos em instituições públicas de ensino superior e bolsistas do Prouni em faculdades privadas, o Enem também poderá ser utilizado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, como certificação de conclusão de ensino médio. Quem for fazer a prova com esse objetivo deve informar a instituição (há uma lista disponível no site) que deverá ser a certificadora do diploma no ato da inscrição.
domingo, 22 de maio de 2011
Professora hit na internet diz que escolas deixam os educadores doentes
III Encontro de Negros, Negras, e Cotistas da UNE
O DCE FTC participou de todos os dias do encontro e registrou vários momento para compartilhar com os nossos alunos. Em breve vamos disponibilizar algumas fotos e videos. As pautas desse evento são muito importante dentro da Bahia e na nossa própria instituição e precisam ter mais visibilidade.
Fica depois desse evento algumas reflexões sobre como devemos debates dentro da FTC esse tema, muita vontade ficou agora precisamos de mais gente que gosta do tema para podermos fazer acontecer na FTC!! Vamos Galera!!!