domingo, 29 de maio de 2011

Greve dos professores das Universidades Estaduais da bahia - 2011




Os professores das universidades estaduais da Bahia, que encontram-se de braços cruzados desde o mês passado, elaboraram um vídeo manifesto no qual relatam, do ponto de vista da categoria, os detalhes do impasse com o governo do estado, principalmente, na luta por melhorias salariais. Entre diversas reivindicações, os educadores pedem a retirada de uma cláusula do acordo salarial de 2010 que impede melhorias salariais pelos próximos quatro anos e a revogação do Decreto 12.583/11 que reduz os gastos públicos no ano de 2011. Postado no site YouTube nesta sexta-feira (27), o vídeo mostra depoimentos de professores grevistas e declarações de representantes do governo sobre a paralisação. Aproximadamente 60 mil estudantes de universidades estaduais estão sem aula por conta do movimento grevista na Bahia.

Fonte: Samuel Selestino

quinta-feira, 26 de maio de 2011

14ª Conferência Nacional de Saúde acontecerá de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília

Maior evento da saúde do país espera mais de dois mil participantes para debater melhorias
do SUS e diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde


A 14ª Conferência Nacional de Saúde, maior evento do setor realizado no país, acontecerá no período de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília, e terá o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. A expectativa é que mais de duas mil pessoas participem do evento.

As conferências nacionais de Saúde acontecem a cada quatro anos, e são espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. A primeira edição da conferência foi realizada há 70 anos. Todas as edições contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade.

No momento, estão sendo realizadas as etapas municipais da conferência, que começaram dia 1º de abril, e se estenderão até o dia a 15 de julho. Em seguida, acontecerão as etapas estaduais, no período de 16 de julho a 31 de outubro de 2011. Para, finalmente, acontecer a estapa nacional. Essas conferências estaduais e municipais são realizadas em todo o país e tem o objetivo de discutir e aprovar propostas prévias que contribuam com as políticas de saúde e que posteriormente serão levadas, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional.


Violência marca cotidiano na UNIJORGE


UNIJORGE é sinônimo de violência!


Todos os dias ouvimos que a violência está crescendo na Bahia ou que não tem solução a questão da segurança pública. Mas hoje queremos falar de um recorte um pouco menor, dentro das universidades. Mesmo com equipes de segurança e algum controle na entrada, temos visto episódios de agressões e roubos amedrontando as e os estudantes.

Podemos lembrar outras matérias desse mesmo blog relatando a agressão de uma estudante de história que, durante um seminário, levou um tapa na cara; ou como há alguns meses a agressão e ameaça de morte sofrida por uma militante do DCE UNIJORGE e agora um trabalhador da UNIJORGE sofre agressão física e moral por parte de uma professora de enfermagem. Precisamos nos indignar e expressar nossa total insatisfação com o que vem acontecendo na UNIJORGE, instituição que hoje está famosa por ser conivente com brigas, murros, tapas e xingamentos.

As outras instituições mais importantes do estado não ficam longe. Na UFBA temos roubos e estupros, na UNIFACS e FIB pequenos furtos e aqui na FTC temos várias dificuldades, seja na entrada de pessoas estranhas que causam tumultos, nos furtos em sala ou em assaltos na frente do campus.


O DCE FTC vem se reunindo com outros DCEs, UEB e UNE, tendo como pauta a questão da segurança e acesso às instituições de ensino. Não devemos ser coniventes com a violência e repudiamos veementemente qualquer expressão destas.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Estudantes querem garantias na realização da prova do Enem

UBES e INEP debateram questões relativas à realização da prova em reunião esta manhã, na sede do Instituto em Brasília



A preparação da aplicação da prova do Enem foi pauta do encontro entre o presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick, e a presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Malvina Tuttman. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), na sede do Instituto em Brasília.
A visita de cortesia ocorreu logo após o início das inscrições para o Enem, abertas nesta segunda-feira (23). Os estudantes querem garantias de os transtornos ocorridos no último ano, com o vazamento da prova, não aconteçam novamente.
Entre as medidas adotadas para este ano, Malvina destacou a parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para que todo o processo do exame seja certificado com o selo de qualidade Inmetro. Desde o lançamento do edital publicado no dia 18 de maio, até a divulgação do resultado final das provas, o instituto vai certificar cada etapa do processo, desde a elaboração das questões das provas até a divulgação dos resultados.

Abdias Nascimento morre no Rio de Janeiro aos 97 anos


O ativista do movimento negro foi o grande homenageado da 5ª Bienal da UNE e
esteve presente na reconquista do terreno da entidade



O ativista do movimento negro Abdias Nascimento morreu na noite de segunda-feira (23). A informação foi confirmada pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) na tarde desta terça-feira (24).
Segundo Ivanir Santos, do conselho estratégico do Ceap, Abdias, de 97 anos, estava internado no Hospital dos Servidores, no Centro do Rio, há dois meses e sofria de diabetes.

De acordo com nota enviada pelo hospital, ele teve uma insuficiência cardíaca na unidade. Ainda segundo o hospital, ele estava internado por complicações cardíacas desde o dia 15 de abril.

Com uma longa história de lutas na construção da igualdade para os negros dentro da sociedade brasileira, Abdias Nascimento foi escolhido por unanimidade para ser o grande homenageado da 5ª Bienal da UNE realizada entre os dias 27 de janeiro e 02 de fevereiro de 2007 no Rio de Janeiro. Com o tema "Brasil-África, um rio chamado atlântico" o festival estudantil discutiu a relação do povo brasileiro com a cultura africana.
Além de participar da Bienal da UNE, Abdias fez questão de ir, na época, ao recém ocupado terreno da sede da UNE, encontrar os estudantes e prestar a sua solidariedade e apoio. Mesmo na cadeira de rodas, em razão de sua saúde física, ele visitou o acampamento e foi homenageado. Ganhou uma camisa da campanha "UNE de volta pra casa", assinou o livro de visitas e discursou.

TRIBUTO A ZUMBI DO PALMARES

A associação Cultural Mutante realizará no dia 30 de maio uma aula pública na Praça da Sé para reverenciar o líder negro Zumbi dos Palmares. Com o tema TURISMO ÉTNICO, EDUCAÇÃO, JUSTIÇA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS.

Este evento tem como objetivo proporcionar aos guias turísticos do pelourinho um conhecimento real sobre Zumbi dos Palmares. Durante a atividade será disponibilizada Gratuitamente a Cartilha “Tributo a Zumbi a dos Palmares”, publicação falando sobre a importância da estátua e da história deste para a comunidade negra do Brasil.

Esta cartilha servirá também de apoio pedagógico para alunos e professores sobre a lei 10.639.08 e 11.645.09, ambas criadas como instrumento de orientação das práticas educacionais não racistas na sociedade brasileira. Segundo a Associação Cultural Mutante, a implementação da lei, contribui na formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e valores, mas acima de tudo capazes de sentir orgulho da sua identificação étnico e pertencimento racial, seja ele negro ou indígena.

Plano Plurianual (PPA) da região metropolitanea




O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento do governo para quatro anos. Nele estão definidas as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o governo estabelece suas prioridades e sabe como gastar melhor os recursos públicos. Constitucionalmente o PPA é um instrumento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública – federal, estadual e municipal -, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes, e as relativas aos programas de duração continuada.

O Plano Plurianual Participativo (PPA-P) é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões. O PPA-P subsidiará a elaboração do Plano Plurianual e é coordenado pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Serin) e Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).F


III ENUNE mobiliza 650 jovens e 12 estados


II ENUNE termina e aprova propostas para avançar no acesso e permanência no ensino superior




Foi neste último final de semana, nos dias 20, 21 e 22, que ocorreu em Salvador o III Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE. Reunidos na Universidade Federal da Bahia, aproximadamente 650 jovens, estudantes de Universidades Públicas e Privadas, juntaram-se para discutir, principalmente, os avanços, desafios e perspectivas das políticas de ações afirmativas para o acesso da população negra no ensino superior brasileiro.
A maior diferença entre a terceira edição e as demais foi a mobilização de um número maior de jovens e estados, com representantes do Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Acre, Mato Grosso, Distrito Federal, Sergipe e Bahia.
A partir do balanço do III ENUNE foi possível identificar que o acesso ao ensino superior avançou, entretanto, as políticas de permanência não estão seguindo o mesmo ritmo. Para o Diretor de Combate ao Racismo da UNE, Clédisson Júnior, é preciso criar mecanismos que garantam, dentro de uma totalidade, condições necessárias para uma trajetória sustentável até a formação dos estudantes negros e negras cotistas.
“Para que os desafios colocados possam ser superados é necessário compreender o papel estratégico de uma aliança com o movimento negro brasileiro e demais setores progressistas da sociedade”, disse. "Com o avanço das políticas afirmativas no Brasil, os setores conservadores da sociedade brasileira têm se mobilizado, iniciando mais uma ofensiva combatendo a democratização do ensino superior a partir da perspectiva de inclusão de estudantes negros e negras", completou.

52º Congresso da UNE em Goiânia elegerá nova diretoria e espera receber 10 mil estudantes

Principal encontro do movimento estudantil brasileiro será realizado na capital do estado de Goiás, de 13 a 17 de julho, e vai reunir milhares de jovens representantes de mais de 90% das instituições de ensino superior do país




Prestes a completar 74 anos de vida, a União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo congresso. A 52º edição do CONUNE ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 13 a 17 de julho, e pretende reunir mais de 10 mil jovens de todos os estados com objetivo de definir os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos.

O processo eleitoral começou no mês de abril com a votação e escolha dos delegados e observadores, quem têm a responsabilidade de representar a sua universidade durante as votações do encontro e, principalmente, no momento de eleição da nova diretoria e presidente da entidade.

Cerca de 95% das instituições de ensino brasileiras realizarão eleições até o fim de junho. Qualquer estudante pode participar, basta procurar o diretório ou centro acadêmico. Grupos de diversas cidades já preparam as suas caravanas. Informações pelo site www.une.org.br.

O CONUNE é o maior encontro da juventude brasileira. Durante os cinco dias, os delegados e observadores terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do país, avaliar as políticas públicas, a ação dos movimentos sociais, os avanços na área da educação, esporte, meio ambiente, direitos humanos e outros assuntos importantes que gravitam em torno do movimento estudantil. O congresso é também uma grande celebração da diversidade, coroado com atividades culturais, intervenções artísticas, trocas de costumes e tradições e, claro, shows diários.

As atividades do encontro serão concentradas em torno da tradicional praça universitária da capital goiana, principalmente na PUC-GO e na UFG. Nesse ano, a programação do 52º Congresso da UNE inclui ainda o 2º Encontro Nacional de ProUnistas. Com o aumento de adesão ao programa e a crescente democratização do ensino superior por meio de outras políticas de acesso, o movimento estudantil quer aproveitar a reunião das suas principais lideranças para debater com os estudantes de todo o país as demandas, pontos positivos, críticas e sugestões.

O diretor da UNE, Luis Felipe Maciel, ressalta a importância histórica do Congresso da UNE como importante mobilizador da juventude brasileira e comenta o papel do encontro: “O Congresso é importante por que joga água no moinho das mudanças da educação brasileira, além de reafirmar a longevidade e combatividade da União Nacional dos Estudantes”.


Eleição CONUNE

O DCE FTC vem informa a todos os estudantes da rede que esta aberto o processo para a eleição do congresso da UNE. As inscrições começam hoje (25) e vai até sexta (27). Na semana que vem tem 3 dias de divulgação (30/05, 31,05 e 01/06) e a eleição no dia 02/06. Todo estudante pode montar um chapa e participar!!! Para saber de todas as regras procure o regimento no site da UNE e venha ver o edital, no site, no DCE, na xerox ou nos murais.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Alunos podem se inscrever no Enem a partir desta segunda-feira


Inscrições começaram às 10h e vão até o dia 10 de junho. Alunos de escolas públicas não pagam


Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever a partir desta segunda-feira. As inscrições só serão feitas pelo site do Enem, que começou a receber dados a partir das 10h. Para participar, os candidatos devem informar o número do CPF (do próprio candidato, não vale o dos pais ou responsáveis) e do documento de identidade. O iG testou o sistema na manhã desta segunda-feira e não enfrentou problemas.

Os estudantes de escolas públicas e os candidatos que tenham carência socioeconômica não precisam pagar a taxa de inscrição, que é de R$ 35 para os demais candidatos. Essas informações serão solicitadas no ato da inscrição. Os candidatos de baixa renda devem preencher um documento disponível no site do Enem, declarando renda familiar. O pagamento da taxa deverá ser feito pelos candidatos até 13 de junho.

É importante que, durante a inscrição, os participantes não se esqueçam de informar se precisam de atendimento especial (provas ampliadas, ledor, ambiente diferenciado por causa de dificuldades de locomoção) ou de horário diferenciado por motivos religiosos. Esse tipo de solicitação não poderá ser feita após o processo de inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, pode solicitar também documentos comprobatórios dessas necessidades.

Além de selecionar alunos em instituições públicas de ensino superior e bolsistas do Prouni em faculdades privadas, o Enem também poderá ser utilizado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, como certificação de conclusão de ensino médio. Quem for fazer a prova com esse objetivo deve informar a instituição (há uma lista disponível no site) que deverá ser a certificadora do diploma no ato da inscrição.


domingo, 22 de maio de 2011

Professora hit na internet diz que escolas deixam os educadores doentes



Qual o rumo da educação no país?


Sucesso em um vídeo na internet no qual critica a educação do Brasil, a professora Amanda Gurgel é o retrato do educador brasileiro. Assim como vários de seus colegas, ela está doente. Mas a razão que a levou a adoecer também foi responsável por fazê-la ficar conhecida entre mais de 700 mil pessoas que assistiram o seu vídeo.
O discurso que Amanda, de 29 anos, fez na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte há quase um mês virou sensação na web. No auditório, a professora falou o que vive desde 2002, quando ingressou na carreira. Baixos salários e falta de estrutura são alguns dos fatores que a levaram a ter depressão. No entanto, ela alerta que este é um problema que atinge a maior parte da sua categoria.
- Somos uma categoria profissional doente, do ponto de vista físico e emocional. Há muitos professores que adoecem por causa da carga de trabalho. Existe um alto índice de professores hipertensos, com doenças cardíacas e psicológicas. Também são vários os que têm problemas relacionados à fala [calo nas cordas vocais, por exemplo].
Para Amanda Gurgel, que repetiu o discurso firme exibido no vídeo, o problema cresce por causa da falta de valorização do profissional da educação. Antes de ficar conhecida, ela teve de tirar licença médica. Há três anos, desde 2008, Amanda Gurgel se recupera de um “quadro grave” de depressão, ocasionado pelo trabalho de ter que administrar cerca de 700 alunos.
Dar aula em três períodos diferentes foi a forma que encontrou, na época, para se manter com a profissão pela qual já foi apaixonada.

III Encontro de Negros, Negras, e Cotistas da UNE




O DCE FTC participou de todos os dias do encontro e registrou vários momento para compartilhar com os nossos alunos. Em breve vamos disponibilizar algumas fotos e videos. As pautas desse evento são muito importante dentro da Bahia e na nossa própria instituição e precisam ter mais visibilidade.


Fica depois desse evento algumas reflexões sobre como devemos debates dentro da FTC esse tema, muita vontade ficou agora precisamos de mais gente que gosta do tema para podermos fazer acontecer na FTC!! Vamos Galera!!!


III UNUNE
O acesso a educação, assim como a valorização da cultura negra e o combate a discriminação étnico-racial, constituem os principais eixos organizadores das pautas reivindicatórias do movimento negro brasileiro,compreendendo a educação formal como um elemento instrumental na busca por neutralizar os efeitos nocivos da escravidão e no reposicionamento da população negra na extratificação social.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lauro de Freitas: estudantes fazem manifesto por melhor qualidade de ensino na UNIME

Alunos da Unime na frente da faculdade. Na foto Davi (Gigante) com a bandeira da UEB

O DCE FTC declara seu apoio aos colegas da UNIME que vem debatendo por melhorias em sua instituição da mesma forma que estamos realizando na FTC. Esse processo acompanha muita as mudanças na educação no nosso estado. Estamos juntos aos DCEs na Bahia UNIFACS, UNIJORGE, UFBA, UNIME, FIB, UESC e UNIVASF, FAMAM. Damos nossas saudacoes a Davi(Gigante) e Daniel (Miag), parabéns pela movimentação.

Na quinta-feira (31-03-2011), estudantes da UNIME fizeram uma grande manifestação por melhorias na qualidade de ensino. Os alunos querem mostrar para a direção o descaso que os gestores da instituição estão tendo com a educação. Cobram uma carga horária decente, moral, compatível com a mensalidade cobrada, capaz de atender as necessidades de cada curso.

Querem saber, também, o que está sendo feito para reverter essa delicadíssima situação. Bem como, o não cumprimento da promessa de redução da mensalidade do curso de farmácia por parte da direção, ao invés disso, um aumento de 16%. O saiunoblog.blogspot.com e o ladislauleal.com.br fizeram a cobertura completa das manifestações. A Polícia Militar e os Agentes de Trânsito da prefeitura deram apoio e segurança aos estudantes, apesar de ter chegado e mandado desligar o som, mas imediatamente, em comum acordo, o som foi religado.

Estudantes com cartazes


Insatisfação geral na UNIME