quarta-feira, 17 de julho de 2013
domingo, 14 de julho de 2013
Faculdade terá vaga em 29 cursos para beneficiários do Bolsa Família
Faculdade terá vaga em 29 cursos para beneficiários do Bolsa Família
Inscrições poderão ser feitas a partir da segunda-feira (15).
Candidatos farão redação durante seleção. Nº de vaga não foi divulgado.
A partir da segunda-feira (15), beneficiários do Programa Bolsa Família e pessoas de baixa renda, em Salvador, poderão se increver para concorrer a uma vaga em 29 cursos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). O projeto é em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).
O número de vagas não foi divulgado. Os candidatos devem fazer a inscrição exclusivamente nas 21 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Segundo a SEMPS, os interessados nos cursos podem buscar mais informações, como documentos exigidos, datas e horários dos testes seletivos, direitos e obrigações dos alunos durante o curso, também nas unidades do VRAS ou no SIMM.
As provas de seleção (uma redação) serão realizadas nos dias 17 e 19, nos postos do CRAS e no posto do SIMM Comércio. Os cursos oferecidos pela FTC serão ministrados no Campus Paralela. Os candidatos podem escolher entre Administração, Biomedicina, Ciências Aeronáuticas com Habilitação em Piloto Comercial, Comunicação Social em Publicidade e Propaganda, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica em Telecomunicações e Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Produção Química, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Sistemas de Informação.
A secretaria informou que há oportunidades, através do projeto, ainda nas Faculdades da Cidade do Salvador e Dom Pedro II.
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Altera a denominação, a composição e objetivos do Comitê Estadual de Humanização e dá outras providências.
Portaria nº de de 2013.
Altera a denominação, a composição e objetivos do Comitê Estadual de Humanização e dá outras providências.
O SECRETÁRIO DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais e considerando:
- O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa,
- o caráter transversal da Política de Humanização (PNH, 2003) no contexto da Rede de Atenção à Saúde do SUS (RAS), na qual se entende a Humanização enquanto “valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção da saúde: usuários, trabalhadores e gestores” e, levando em conta os valores e diretrizes que norteiam tal política;
- que as ações propostas pela PNH são, em âmbito estadual, entendidas como prioritárias pelo Governo para a implementação da Política de Assistência e Atenção à Saúde;
- o Plano Diretor de Regionalização (PDR-2007), que tem como objeto Principal a regionalização das ações e serviços de saúde com garantia de acesso à saúde resolutivo e com equidade.
- as ações desenvolvidas no âmbito da SESAB, envolvendo projetos que fortalecem o acolhimento, o vínculo, a resolutividade, o acesso e a atenção à saúde das usuárias e usuários, trabalhadoras e trabalhadores nas unidades do SUS, e que contribuem para a qualificação da gestão e dos serviços, fortalecendo os princípios da PNH;
- a Portaria GM/MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde;
- o Plano Estadual de Saúde (PES 2012-2015), enquanto instrumento principal de gestão da SESAB e que expressa a política e os compromissos assumidos pela gestão em saúde na esfera estadual;
- a Portaria nº 4.279, 30 de dezembro de 2010, que Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS);
- a necessidade de consolidação da Política Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – PGTES e seus princípios e diretrizes norteadores;
- o conceito da Gestão Participativa, trazido pelo HumanizaSUS como proposta de democratização da gestão, na medida em que amplia o grau de transversalização entre os sujeitos envolvidos na trama do cuidado em saúde;
- a necessidade de integrar ações e programas de caráter humanizador desenvolvidos nas diversas áreas, unidades e serviços da SESAB e potencializar os resultados já alcançados pela implementação dessas ações e programas;
- a necessidade de criar uma estrutura que oportunize a formulação e a implementação de uma Política Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (PEH/BA) no Estado da Bahia e que, por sua vez, contribua para que a SESAB cumpra o seu papel na formulação e implementação desta política, ao mesmo tempo em que contribua para sua operacionalização nos municípios do Estado, respeitando as especificidades e característica loco-regionais, resolve:
Política Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão do Estado da Bahia – PEH-BA
SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS – SUPERH
DIRETORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE - DGTES
Salvador, 03 de Julho de 2013.
Of. Circ. Nº_ /13
Prezado Senhor/ Prezada Senhora
DIRETORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE - DGTES
Salvador, 03 de Julho de 2013.
Of. Circ. Nº_ /13
Prezado Senhor/ Prezada Senhora
A Superintendência de Recursos Humanos da Saúde – SESAB, por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – DGTES, vem historicamente coordenando o processo de implementação da Política Nacional de Humanização – PNH no Estado da Bahia e, compreendendo o seu caráter transversal, entende que esse processo deve ser compartilhado por todos os atores comprometidos em fazer e produzir saúde.
Dessa forma, e tendo em vista a construção da Política Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão do Estado da Bahia – PEH-BA, propõe a retomada do Comitê Estadual de Humanização, doravante denominado Comitê Técnico de Humanização - CTH, que terá como objetivo principal a produção da PEH-BA, fruto de uma construção coletiva e solidária, respeitando as especificidades regionais de nosso Estado.
Assim, convidamos esta entidade, através da indicação de (02) dois representantes titulares e (02) dois suplentes de sua representação de usuários, ao tempo que solicitamos que estes compareçam à reunião que ocorrerá no dia 15 de Julho de 2013, das 14 às 17 horas, na Casa do Olodum – Auditório Nelson Mandela, sito à Rua Gregório de Mattos, n. 22, 1º andar – Pelourinho. Na oportunidade será revista a Portaria que cria o Comitê e teremos a indicação dos nomes da sociedade civil que irão compô-lo.
Mudança no calendário das aulas e provas
Novo calendário de aulas no mês de Julho. O inicio das aulas mudou para o dia 29.
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Acabou a greve na FTC
Hoje os professores reunidos na FTC decidiram pelo fim da greve e retorno das atividades.Numa votação de 104 professores a favor do fim da greve e 01 professor defendendo a manutenção da greve, o movimento encaminhou para amanha dia 04 de Julho voltarmos ao calendário de atividades.
Pela manha houve reunião na Superintendência Regional do Trabalho, com as informações que houve o parcelamento do INSS e FGTS como também que já foi pago os salários de Maio e Junho.
As atividades de 2013.1 vão ser concluídas, as notas lançadas e o semestre 2013.2 vai acontecer normalmente.
Pela manha houve reunião na Superintendência Regional do Trabalho, com as informações que houve o parcelamento do INSS e FGTS como também que já foi pago os salários de Maio e Junho.
As atividades de 2013.1 vão ser concluídas, as notas lançadas e o semestre 2013.2 vai acontecer normalmente.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Professores convocam assembleia e acreditam que no dia 03 as notas podem ser lançadas no portal
COMUNICADO
Em virtude dos questionamentos feitos por alguns professores quanto à necessidade de entregarmos as notas da segunda unidade em razão do pagamento do salário do mês de maio, informamos que a Assembleia dos Professores realizada no dia 12.06.2013 definiu que a greve tem com objetivo imediato regularizar o pagamento de todos os salários (inclusive os de pós-graduação e os salários de alguns professores vencidos desde o início de 2013), razão pela qual o pagamento do salário do mês de maio não implica na entrega das notas da segunda unidade, as quais somente serão entregues após o pagamento do salário do mês de junho, previsto para ocorrer até o dia 03.07.2013, próxima quarta-feira, conforme proposta feita pela própria FTC.
Ficam desde já convocados todos os professores para comparecerem à Assembleia Geral designada para o dia 03.07.2013, às 17h30, primeira convocação, e às 18h, segunda e última convocação, que ocorrerá no Auditório Astor Pessoa, módulo 4 da FTC, Paralela, Salvador - BA.
Salvador,01 DE JULHO de 2013.
Comissão de Greve da FTC
Assinar:
Postagens (Atom)