terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nota da UNE sobre o BBB









Nota de repúdio à violência sexista em programa da Rede Globo! 





No último domingo, 15 de janeiro, foram nítidas as cenas de violência sexista cometidas no programa de TV Big BrotherBrasil, da Rede Globo. Pelo vídeo, transmitido ao vivo e posteriormente tirado doar, vemos um participante do reality show em ato sexual com uma participante que estava desacordada, sem que pudesse consentir com a ação. Pela legislação brasileira, não há distinção entre abuso sexual e estupro, e o que foi exibidoem rede nacional foi mais um ato bárbaro de violência contra as mulheres,caracterizado como estupro.  

Estupro tem a ver com poder, dominação. Reflete o papel social diferenciado atribuído às mulheres e aos homens, chamado de divisão sexual do trabalho. A naturalização desse tipo de violência faz com que a vítima do abuso seja tratada muitas vezes como cúmplice e incentivadora do ato. As situações de violência sexual são geralmente amenizadaspor argumentos relacionados ao que deveria ser o “jeito correto” das mulheres se comportarem. Argumentos, como: “Ah, ela estava bêbada, foi por isso que deixou”ou “Ela queria, senão teria impedido” ou mesmo “A roupa dela estava muito curta.”.  A responsabilidade por não sofrer violência, e por evitá-la, é colocada cruelmente às mulheres, há omissão do estado, da sociedadee da emissora, no caso em questão.


Com tantas câmeras, tantos profissionais envolvidos, por que não houve nenhuma intervenção que coibisse o ato criminoso? No dia seguinte, apenas seis segundos da cena de violência foram exibidos e o apresentador exclamou: “O amor é lindo!”, como se o caso fosse só mais um envolvimento banal que acontece entre pessoas que estão confinadas.

A Rede Globo tentou desvirtuar a atenção de suas ações e só expulsou  o participante após muita mobilização nas redes sociais por mulheres, movimentos sociais, pessoas indignadas e das instâncias do estado (SPM, Polícia Civil, Ministério Público).A motivação para a expulsão do participante foi tratada como quebra das regras do jogo, e não como um crime cometido em rede nacional. Um ato considerado pelo programa como “demonstração de amor” passou a ser considerado um ato errado perante as regras do jogo, porém que regras são essas? Os limites colocados pelo programa não podem ter um código próprio que fuja das leis estabelecidas de diretos das mulheres! O silêncio e as mentiras do programa agridem as mulheres, e a conivência e cinismo da emissora diante do ocorrido demonstra o quanto é necessário avançar em mecanismos de regulação da mídia.

O combate ao machismo é central naluta da UNE. Precisamos construir relações sociais livres de sexismo, racismo e homofobia. Portanto, exigimos punição e julgamento do ato criminoso praticado e repudiamos a omissão da emissora, que serviu para naturalizar mais uma vez a violência contra a mulher.


Diretoria de Mulheres da União Nacional dos Estudantes – UNE

ENUDS

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Nota das entidades sobre o aumento de transporte


A tarifa não aumentou... Por enquanto! Mas nem por isso as e os estudantes baianos deixam de reivindicar por um sistema de transporte público que atenda as reais demandas da população. Nesta Lavagem do Bonfim, com bravura e protagonismo, a UEB, ABES, UBES e UNE, apresentam à população de Salvador e Região Metropolitana uma série de reivindicações:

TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE
  1. Faz nove anos que estudantes com apoio de vários outros setores dos movimentos sociais pararam as ruas soteropolitanas, na luta por um transporte público de qualidade e acessível à população. O aumento da tarifa do transporte foi a mola propulsora e sua redução e congelamento eram as principais pautas. À época, depois de muita pressão e mobilização nas ruas, conseguimos que alguns compromissos fossem assumidos pela prefeitura.
  2. Travamos a discussão sobre a função e poderes que o Conselho Municipal de Transportes possui, já que este é um órgão auxiliar do Município previsto desde 1990 na Lei Orgânica de Salvador em seu artigo 250. Apesar de garantir a participação de entidades da sociedade civil na formulação de políticas sobre transportes públicos, suas decisões são meramente consultivas e sua composição interna é totalmente desfavorável à população. A atual gestão da Prefeitura de Salvador pactua os rumos das políticas de transporte diretamente com o empresariado, enquanto sobra para a população um serviço de péssima qualidade e de valor abusivo. Queremos as prestações de contas das empresas e que elas justifiquem aumentos. Chega de exploração do SETPS e da Prefeitura!
  3. Paira a incerteza sobre a possibilidade do aumento da tarifa, há rumores que possa acontecer em junho, em período de férias (estratégia antiga utilizada pelo Prefeito João Henrique para evitar a mobilização). Apesar da incerteza há outras questões que são tão relevantes quanto o valor da passagem.
  4. O transporte parcamente oferecido na cidade de Salvador não atende a demanda da população, não garante que esta exerça o Direito à Cidade. A mobilidade urbana é deixada de lado e o que é pensado não se atenta às carências do povo. Queremos integração com as cidades que compõem a região Metropolitana de Salvador. No que se refere à Copa do Mundo, a Prefeitura diz amém ao empresariado da construção civil e no que tange a mobilidade urbana e sistema de transporte, acha que o metrô calça-curta junto com o BRT dará conta da demanda. Mas o que sobrará pra população de Salvador após a Copa?
  5. Por estas e outras questões viemos chamar a atenção da sociedade soteropolitana aos desmandos do atual prefeito João Henrique e a forma anti-democrática que veio construindo sua gestão. Sem ouvir ou dialogar com a sociedade.
  6. Viemos dizer ao senhor prefeito, João Henrique Barradas Carneiro, que estamos mobilizados, sendo ineficaz quaisquer de seus ardis movimentos. Estamos na luta e não aceitaremos aumento de tarifa sem prévia discussão entre o custo e a qualidade do serviço oferecido e o impacto disso no orçamento das famílias da classe trabalhadora!
Nós não aceitaremos nenhum aumento de transporte. Temos reivindicações desde já para serem atendidas agora!

Reivindicamos:

- Congelamento da tarifa;
- Vida efetiva do Conselho Municipal de Transporte com participação paritária da Sociedade Civil e que este tenha caráter deliberativo;
- Criação do Conselho Metropolitano de Transporte, espaço para discussão de forma integrada dos municípios de Salvador e Região Metropolitana;
- Ampliação dos postos de recarga, com abertura imediata de postos em Cajazeiras, Itapuã e Subúrbio Ferroviário.
- Pelo fim da taxa de revalidação Salvador-Card;
- Facultatividade na recarga do Salvador Card;
- Transformação da Estação da Lapa, Estação Iguatemi, além da criação de novas estações,  para baldeação, assim como na Estação Mussurunga e Pirajá;
- Transporte Público 24 horas
- Seguiremos rumo ao #PasseLivre

Assinam esta nota:

União Nacional dos Estudantes
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
União dos Estudantes da Bahia
Associação Baiana Estudantil Secundarista 
Quem tem fé chega cedo e vai a pé!

sábado, 7 de janeiro de 2012

EREAD SALVADOR 2012


A FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO - FENEAD através da sua Estadual FENEAD BAHIA realiza no período de  28, 29, 30 de Abril e 1º de Maio de 2012 na cidade de Salvador - Bahia o 16º Encontro Regional dos Estudantes de Administração da Região Nordeste - EREAD NORDESTE.
O evento tem como tema central: ``Nordeste: Os caminhos do desenvolvimento``.
NÃO fique de fora deste grande evento!!!