terça-feira, 28 de janeiro de 2014

campus party comeca em sao paulo com foco no empreededorismo


Evento começa esta segunda-feira
O mais importante evento de tecnologia da América Latina, a Campus Party, começou hoje (27) na capital paulista, com participação de cerca de 8 mil pessoas. É a 7ª edição do evento, que tem previsão de 500 horas de palestras e vai até o dia 2 de fevereiro.
Segundo Paco Ragageles, cofundador da Campus Party, a Campus Party deste ano quer impulsionar os jovens empreendedores. Haverá um espaço chamado Starup&Makers Camp, onde 250 startups, ou seja, empresas jovens, poderão expor, vender e buscar formas de financiamentos. “Este é o espírito da Campus Party: apoiar os desenvolvedores, a galera nerd a conseguir fazer do seu talento uma forma de vida e um negócio, que crie mais riqueza e bem-estar para todos”, define Ragageles.
O empresário Guilherme Marson, de 30 anos, é um dos jovens empreendedores que pretendem mostrar seu trabalho na Campus Party – ele levou um computador com configurações especiais para jogos. Guilherme e um grupo de mais 30 pessoas, que vão promover campeonatos nas noites do evento, planejam aproveitar as palestras durante o dia. “Trouxe energéticos para aguentar os sete dias praticamente sem dormir”.
Ticyana Silva Franco, de 28 anos, estuda física e está empolgada com as palestras sobre astronomia. “O objetivo é aprofundar o conhecimento em astronomia e interagir com pessoas que também gostam do assunto e que pretendem terminar o curso de pós-graduação, doutorado”, disse ela, que veio do Maranhão com mais de 50 pessoas para participar do evento.
Já Thiago Gonçalves Escobar, de 24 anos, que trabalha com segurança da informação, viajou do Rio de Janeiro para São Paulo, interessado nas palestras da Campus Party sobre sua especialidade. “Estou aqui para tentar descobrir as tendências da área, ver o máximo de palestras que eu puder e, ao mesmo tempo, me divertir junto com os meus amigos”. Thiago, que lidera um grupo de 30 pessoas, pensa no seu futuro profissional. “Vou tentar entender para onde a área está indo aqui no Brasil, como estão as vagas no mercado de trabalho, o que se exige atualmente de um profissional do setor hoje em dia, para que eu possa evoluir na carreira”.
O estudante de direito Israel Rodrigues de Jesus, de 18 anos, saiu de Catalão, em Goiás, também para assistir às palestras sobre segurança digital. “Vai haver quatro palestras com especialistas graduados em direito, que são peritos nessa área”, disse Israel, sem esconder que aproveitará também a internet rápida disponibilizada no evento para fazer download de seriados na internet.
Este ano, a velocidade de 40 Gbps oriunda da rede de fibra ótica vem de duas estações, na Consolação e no Ibirapuera. De acordo com o diretor executivo de redes da Telefônica, Ari Falarini, essa velocidade tem aumentado, em média, 30% a cada nova edição da Campus Party. “É como se houvesse uma cidade com 625 mil chamadas telefônicas simultâneas, ou 20 mil pessoas conectadas simultaneamente à velocidade de 2 mega”.
Segundo Falarini, em edições anteriores da Campus Party, os participantes têm se mostrado, sobretudo, criadores de conteúdo. “Todos os anos, repete-se um fenômeno que é assim, no terceiro e no quarto dias, a maioria deles passa a subir para a rede o conteúdo que desenvolveu. Então, é uma realidade muito diferente da do resto do mundo, a percepção de que tem mais tráfego de upload do que de download para a rede.  Esperamos que isso se repita neste ano”.
UNE

xxiv congresso nacional de pos graduandos será no rio de janeiro

A cidade maravilhosa receberá os pós-graduandos em maio para mais um CNPG
De 1 a 4 maio, no Rio de Janeiro, pós-graduandos de todo o Brasil estarão reunidos para o XXIV Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG). A expectativa é reunir mais de 1000 pós-graduandos, além de pesquisadores e autoridades políticas e científicas, em torno do tema: Valorização da Ciência e dos Pesquisadores.
A presidenta da ANPG, Luana Bonone, destaca que o momento é propício para as discussões sobre os direitos dos pós-graduandos e mais financiamento para Ciência e Tecnologia.
“Realizaremos um congresso grande e ao mesmo tempo qualificado. As opiniões dos pós-graduandos do Brasil inteiro vão trazer ainda mais corpo e força para as reivindicações da ANPG”, disse.
Mostra científica, grupos de discussão, mesas de debates e eleição da nova diretoria da ANPG compõem a programação. 

Todos os pós-graduandos também estão convidados à participar da Reunião da Diretoria Plena da ANPG, em São Paulo no dia 23 de fevereiro. Divulgaremos o local exato e horário nos próximos dias.
Lembrando: a reunião é aberta e todos os pós-graduandos e todas as APGs podem participar.

>>XXIV Congresso Nacional de Pós-Graduandos
Data: 1 a 4 de maio de 2014
Local: Rio de Janeiro (RJ)
>>Reunião da Diretoria Plena da ANPG
Data: 23 de fevereiro de 2014
Local: São Paulo (SP)
*aberta a todos os pós-graduandos
Da Comunicação ANPG

Novo sistema vai modernizar relação com os alunos da FTC


Nesse semestre, a Rede FTC traz uma novidade para seus alunos, professores e coordenadores: o Virtual Class, um novo Sistema Acadêmico.
Com o intuito de tornar sua experiência com a nossa Instituição cada vez mais fácil e interativa, decidimos substituir o Akademos por um sistema mais completo e voltado às suas necessidades.
Confira abaixo algumas das funções disponíveis no Virtual Class:
  • Programação das Aulas: acessar previamente a programação diária de cada aula.
  • Referências de estudo do Semestre: Acesso as referências do semestre que serão indicadas pelos professores (livros, textos, sites, vídeos).
  • Fóruns Avaliativos: participar dos fóruns pontuados criados pelos professores.
  • Renovação de Matrícula Online: renovar sua matrícula sem precisar comparecer à Unidade.
  • Acesso ao plano de ensino: acessar online o plano de ensino das disciplinas.
  • Solicitação e acompanhamento de requerimentos: fazer solicitações online e acompanhar o andamento do seu requerimento.
  • Acesso via tablets e smartphones: acessar o sistema em diversas plataformas como tablets e smartphones.
  • Renovação de Livros Online: realizar a renovação online dos livros da biblioteca, sem a necessidade de comparecer à mesma.
Para conhecer o sistema acesse http://ftc.virtualclass.com.br. Caso tenha alguma dificuldade basta agendar um treinamento pelo e-mail suportevirtualclass@ftc.br.
Atenção: o Virtual Class está em fase de implantação, por isso, é possível que você ainda não consiga visualizar todas as suas notas. Até que o Virtual Class esteja totalmente integrado, haverá um link para o Akademos que permitirá a visualização de todo seu histórico 
Para saber seu login e senha, entre em contato com o nosso Call Center (71 3254.6666 ou 0800.56.6666) ou procure a CAA da sua unidade.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO: COMUNICADO Nº 04/2014

COMUNICADO Nº 04/2014
Caros professores,
Informamos que foi realizada no dia 24.01.2014, às 14h30,  nas dependências  da FTC Salvador, reunião contando com a presença de representantes da instituição, nas pessoas do Sr William,  presidente, da diretora geral, Sra. Elaine, do diretor da FTC Salvador, Sr. Edilson, e de seus advogados; estiveram presentes também os representantes do Sinpro Salvador e de Feira de Santana bem como a advogada do Sindicato, Dra. Marlete; participaram ainda, como representantes dos professores, a Sra. Cilda Palma e a Sra. Bruna Campos. Na oportunidade, A Sra. Elaine apresentou planilha comprobatória dos vínculos empregatícios de todos os professores desta unidade, ratificando a informação fornecida durante última reunião ocorrida no MPT de que não há um novo enquadramento  salarial, mas uma adequação aos  percentuais preconizados pelo Ministério da Educação e convenção coletiva. Assim o profissional que tem 40h deve comprovar atuação em torno de 20h em sala de aula; horas parciais deverão obedecer ao percentual mínimo de 75% em sala de aula.  Esse fato foi constatado por todos os presentes, embora alguns casos especiais careçam de explicação por parte dos coordenadores, estes responsáveis últimos por ajustes específicos. A título de exemplo: um professor com 40h, mas 0h em sala de aula, nos dois semestres avaliados – 2013.2 e 2014.1 –  pode ser preceptor de internato, por exemplo, no curso de medicina ou supervisor de estágio em curso de saúde, entre outras especificidades a serem esclarecidas. Pedimos, por essa razão, a gentileza de que cada professor preencha planilha anexa para que tais informações sejam confrontadas, em reunião já marcada para o dia 19 de fevereiro, no mesmo horário e local, com os mesmos envolvidos naquele evento. Quanto à comprovação do pagamento do FGTS, a Sra. Elaine explicou mais uma vez a forma como esse pagamento vem sendo feito, isto é, a instituição amortiza a dívida com pagamentos referentes a profissionais desligados da instituição como também com pagamentos que atendam a necessidades específicas, o que, segundo a diretora, tal prática é flexibilizada pela Caixa Econômica e tem se mostrado exitosa em suas experiências anteriores.  A comprovação desse parcelamento será entregue aos representantes dos professores a fim de que seja apresentada em nossa Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada nesta segunda-feira, dia 27, às 19h, na sala dos professores da FTC, evento para o qual convocamos todos os professores. 
COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
Salvador, 24 de janeiro de 2014

em nota dce da ugf critica transferencia assistida e pede federalizacao


“Pontos fundamentais exigidos pela representação discente foram ignorados pelo edital”, diz trecho do texto
Na última sexta-feira (24/01), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Gama Filho publicou a opinião critica dos estudante sobre o edital publicado no Diário Oficial da União abrindo o processo de inscrição de instituições interessadas em participar do processo de transferência assistida e receber os alunos das universidades que foram descredenciadas no dia 13 de janeiro deste ano.
A União Nacional dos Estudantes endossa a nota publicada pelo DCE da Gama Filho e afirma a posição de que, diante deste quadro, torna-se urgente a aprovação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), autarquia com a finalidade de supervisionar e avaliar o ensino superior, para que se estabeleça parâmetros mínimos de qualidade e permanência aos estudantes brasileiros com normas regulatórias.
O DCE acredita também que a real solução para o caso Gama Filho é a federalização da universidade. “Seguimos na luta nesse sentido”, diz trecho do texto que pode ser lido abaixo:

O DCE Luiz Gama Filho vem, por meio deste, informar nossa análise sobre o edital publicado no DOU.
Foram divulgados, ontem, os editais de transferência assistida pelo MEC para que as Instituições de Ensino Superior (IES) recebam os estudantes da Universidade Gama Filho e UniverCidade, estas descredenciadas pelo Ministério no último dia 13 de janeiro.
O Edital contempla alguns aspectos levantados pela representação discente nas reuniões da Comissão formada para acompanhar a Política de Transferência Assistida a fim de resguardar os direitos dos estudantes.
Os pontos apresentados e conquistados no corpo da Chamada Pública são:
1. A declaração de não cobrança de qualquer tipo de taxa de admissão.
2. Declaração garantindo a recepção de alunos de Programas como o Universidade Para todos (PROUNI) e o FIES, além das bolsas instituicionais.
3. Garantia do acervo acadêmico. 
4. Não divisão de cursos pela IES receptora
5. A capacidade da IES de receber os estudantes
6. Definição de critério de qualidade através do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e CC (Conceito de Curso) 
7. Aproveitamento curricular, na medida em que o tempo previsto de conclusão de curso seja o mais próximo a expectativa original do tempo de formação.
8. Assegurar a equivalência no valor da mensalidade
9. Aproveitamento das bolsas institucionais e políticas de descontos
10. Proximidade do local tendo como referência a Candelária
11. Proposta de absorção de corpo técnico e administrativo e do corpo docente pelas IES receptora.
Entretanto, pontos fundamentais exigidos pela mesma composição discente foram ignorados pelo Edital. O documento não informa sobre a bolsa permanência do PROUNI, assim como as do Programa Ciências Sem Fronteiras.
Na Chamada Pública ignora-se também o pleito estudantil de excluir expressamente as IES citadas no Relatório Final da CPI do Ensino Superior Privado da ALERJ em razão destas terem sido apontadas por gestão fraudulenta e medidas abusivas em relação aos seus alunos. Outra demanda não atendida foi não priorizar as Universidades Públicas nos critérios de pontuação.
Ressaltamos ainda que a Política de Transferência Assistida não nos dá garantia e não respalda nosso direito à educação, uma vez que nas outras oportunidades que esta modalidade foi utilizada diversos estudantes não conseguiram se matricular por questões alheias ao MEC, demonstrando a ineficiência do acompanhamento do ministério.
Por fim, a solução encontrada pelo MEC confirma a lógica de mercantilização da educação que privilegia os lucros dos empresários de ensino em detrimento dos direitos dos estudantes.
Acreditamos que a real solução para o caso Gama Filho é a FEDERALIZAÇÃO da Universidade e seguimos na luta nesse sentido.
DCE Luiz Gama Filho
24 de janeiro de 2014

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

forum social tematico discute a crise capitalista


Mais de 10 mil pessoas de todo mundo se reúnem esta semana no RS
O Fórum Social Temático de 2014 discute sobre Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental. As atividades iniciaram nesta terça-feira, (21/01), e vão até domingo, (26/01), em Porto Alegre e Canoas (RS).
O encontro de ativistas de organizações não governamentais (ONGs), sindicatos e movimentos sociais deve reunir cerca de dez mil participantes em 270 atividades espalhadas pelas cidades.
O FST é organizado por um comitê local em todos os anos em que não há Fórum Social Mundial centralizado. Pelo menos outros 20, semelhantes, mas com temáticas diversas, estão previstos para 2014 em dezenas de países.
A abertura aconteceu nesta quinta-feira com uma marcha pelas ruas de Porto Alegre. O secretário da Organização Continental latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), Mateus Fiorentini e o diretor de Relações Internacionais da UNE, Tahuam Fernandes estiveram presentes.
Mais de mil máscaras com o rosto do ex-agente da Agência de Segurança Nacional Edward Snowden foram usadas pelos participantes remetendo ao caso de espionagem norte-americana.
“A UNE está presente no Acampamento dos Estudantes e vai colaborar no planejamento da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira”, afirmou Mateus.
De acordo com ele no domingo as entidades que fazem parte da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira se reúnem para discutir as atividades e um plano de trabalho para o evento que acontece a partir de março de 2014.
 Da Redação UNE

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO: COMUNICADO Nº03/2014

COMUNICADO Nº03/2014

Caros professores,
Informamos que foi realizada no dia 20.01.2014 no horário das 7h30 e às 19h uma Assembleia Geral de professores da FTC onde contamos com a presença de representantes do SINPRO. Foi realizada a leitura da Ata da reunião de mediação  ocorrida em 13.01.2014 no MPT com os representantes da FTC e feito esclarecimentos. Após pronunciamentos de alguns professores presentes, algumas propostas foram sugeridas, sendo votadas as seguintes:Assembleia Geral dia 27.01.2014 às 19:00h com a manutenção de indicativo de greve; utilização em sinal de protesto e alerta de uma traja preta pelos professores até o dia da referida assembleia; durante as atividades em sala de aula registro no quadro branco de frases de alerta como: Professor não é palhaço!! ou Queremos respostas !!Convocamos  todos os professores para Assembleia Geral, no dia 27.01.2014segunda-feira, às 19h, tendo como local a SALA DE PROFESSORES ,  conforme decisão exarada na última assembleia de professores realizada no dia 20.01.2014. O SINPRO estará presente, tendo como pontos de pauta: informes da reunião de negociação que ocorrerá dia 24.01.2014 (sexta-feira) entre SINPRO , Comissão de Acompanhamento e diretores da FTC ; recomposição dos membros da Comissão de Acompanhamento; o que ocorrer. Contamos com a sua presença!!!

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
Salvador, 21 de janeiro de 2014

domingo, 19 de janeiro de 2014

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO: COMUNICADO Nº02/2014

COMUNICADO Nº02/2014

Caros professores,
Reconvocamos  todos os professores para Assembléia Geral, no dia 20.01.2014segunda-feira, às 7h30 e às 19h, tendo como novo local a SALA DE PROFESSORES ,  conforme decisão exarada na última assembléia de professores realizada no dia 20.12.2013. O SINPRO estará presente tendo como pontos de pauta: informes da reunião de mediação ocorrida no MPT (Ministério Público do Trabalho) no ultimo dia 13.01.2014;  recomposição dos membros da Comissão de Acompanhamento; o que ocorrer. Contamos com a sua presença!!!

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
Salvador, 19 de janeiro de 2014