segunda-feira, 27 de maio de 2013

53º congresso da une dicas para a viagem rumo a goiania














Confira dicas de como aproveitar bem todas as atividades oferecidas
O Congresso da União Nacional dos Estudantes, maior fórum deliberativo da entidade, está voltando para Goiânia. A 53º edição do encontro espera receber mais de 10 mil estudantes para pensar e construir os rumos do movimento estudantil nos próximos dois anos – tempo de gestão da nova diretoria que será eleita.
Aqueles que chegam à capital goiana para participar do evento, viverão dias com programações intensa de debates, passeatas, atividades culturais além da oportunidade de conhecer e interagir com gente do Brasil inteiro.
Você estudante, que desembarca junto com sua caravana ou sozinho, é importante ficar atento às coordenadas para o credenciamento, alojamento e atividades.
Siga as dicas abaixo e boa estadia!
- O clima de Goiânia é predominantemente seco, com temperaturas altas durante o dia e baixas durante a noite. Portanto, não se esqueça, também, das roupas de frio.
 - Se você utiliza remédios de uso contínuo, coloque na bagagem quantidade suficiente para todos os dias de viagem.
 - Credenciamento é o primeiro passo para aproveitar todas as atividades. Ao chegar à Praça Universitária, faça o seu no setor indicado.
 - Os alojamentos serão feitos em escolas, universidades e clubes da região. Barraca e colchão de ar são recomendados para um melhor conforto e privacidade.
 - Os alojamentos contarão com seguranças e a entrada e saída do local serão liberadas apenas mediante apresentação de credencial.
 - Todos os participantes têm direito à alimentação e recebrão tickets de café da manhã, almoço e jantar, que são servidos nos horários indicados pelo equipe de credenciamento.
 - É de responsabilidade do participante cuidar de seus bens e objetos pessoais. Recomendamos que cada um leve cadeados e mantenha mochilas e barracas trancadas.
 - Preserve a sua credencial. Ela garante a sua entrada e permanência no alojamento, assim como a participação nas atividades.
 - Extensões e adaptadores são bem vindos. Se a sua barraca estiver longe da tomada não haverá com o que se preocupar.
 - Fique atento aos horários do transporte para as atividades. Não se atrase.
 - Tenha sempre seus documentos com você. Em caso de perda entre em contato com o seu coordenador de bancada.
 - Objetos perdidos serão anunciados no palco das atividades culturais.
 - Anote. A programação do 53º CONUNE é bastante extensa. Fazer um roteiro com os debates que mais lhe interessam é de grande ajuda para não perder nenhum.
- Participe dos grupos de discussão.
- Tome conhecimento das teses que estão sendo defendidas no Congresso. Leia o caderno de teses e os materiais que são distribuídos.
- Lembre-se: você está dividindo os espaços com os demais. Mantenha o ambiente limpo. Recolha seu lixo.

domingo, 26 de maio de 2013

Evento: 'Seminário FTC De Artes Marciais E Educação Física '

Com o objetivo de capacitar tecnicamente estudantes, praticantes da modalidade e profissionais por meio de temas da atualidade, o curso de Educação Física da FTC Salvador realiza no dia 1° de junho o Seminário FTC de Artes Marciais e Educação Física.

O evento contará com a participação de ícones do desporto, médicos, psicólogos, administradores, profissionais de Marketing, educadores físicos e dirigentes como palestrantes.

De acordo com o professor Attilla Torres, organizador do evento, o Seminário acontece no cenário ideal, já que a Bahia hoje é um dos estados brasileiros que mais se destaca nas artes marciais.

O coordenador do curso de Educação Física da FTC Salvador, professor Iuri Nascimento, idealizador e supervisor do Seminário, destaca a importância do evento, que possibilitará aos alunos o contato com palestrantes renomados, além da importância dos preparadores físicos nos treinamentos dos atletas de artes marciais.

A coordenação é do professor João Marcos (Professor do Curso de Educação Física da FTC e faixa preta em Taekwondo), que destaca a necessidade dos profissionais das artes marciais em se atualizar em conjunto com os educadores físicos.

As inscrições podem ser realizadas até 1 (uma) hora antes do início do evento e tem o investimento de R$ 50 (cinquenta reais).  Os estudantes do curso de Educação Física da FTC têm desconto de 50% - R$ 25 (vinte e cinco reais). Todos os participantes receberão certificado.

Inscrições e mais informações com o professor Attilla Torres nos telefones (71) 9964-9929 ou 3498-2236, pela página do Facebook do evento  www.facebook.com/seminarioftc ou pelo email:seminarioftc@gmail.com

Nota de Falecimento

É com pesar que comunicamos o falecimento do aluno João Marcelo Correia da Silva do 7º semestre do Curso de Administração.

O velório acontecerá foi nesta quinta-feira (23 de maio) no Campo Santo.
A comunidade FTC se solidariza neste momento de dor.

DCE FTC 

Sobre o Leilão

Comunicado
A Rede de Ensino FTC, tendo em vista a noticia veiculada na imprensa sobre o leilãoda sua marca, esclarece que a instituição tomou todas as providencias cabíveis e o leilão está sustado.

Atenciosamente,
Rede FTC

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PROUNI


A Rede FTC esclarece
A Rede de Ensino FTC vem tranquilizar a todos os seus alunos atendidos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), assegurando que não haverá nenhum prejuízo ou perda, a qualquer dos seus matriculados.
Esclarece que a Instituição realmente teve uma dificuldade, temporária, para a apresentação da documentação ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), mas que já conseguiu reunir todos os documentos solicitados pelo órgão e apresentará recurso conforme previsto no Art. 2º da Decisão nº 1, de 17 de maio de 2013.
A Rede FTC afirma ainda que encaminhará até o dia 06 de junho de 2013 - prazo especificado pela Portaria Normativa nº 10, de 17 de maio de 2013 - a documentação completa, solicitando a Adesão da Instituição, por meio da sua mantenedora, ao Prouni, com a certeza da obtenção do sucesso.
Atenciosamente,
Rede FTC

Comunicado FTC

   
Prezados,
Buscando esclarecer os fatos noticiados pelo SINPRO-BA acerca da situação financeira da Rede FTC, viemos esclarecer que a Recuperação Judicial proposta pela Faculdade encontra-se respaldada no ordenamento jurídico, como se pode observar pelo próprio texto divulgado onde afirma que o pedido de recuperação judicial “foi deferido pela Justiça Estadual há quase um ano”.
A Rede FTC reafirma seu compromisso para com o ensino de qualidade, o respeito ao ordenamento jurídico brasileiro e sua obediência aos comandos emanados do Judiciário e tranquiliza a todos, assegurando que continuará com sua missão de formar profissionais criativos, competitivos e empreendedores.
Atenciosamente,
A Direção
  

terça-feira, 14 de maio de 2013

Eleição DCE FTC


EDITAL DE ELEIÇÃO
                   
Pelo presente edital ficam os estudantes de todos os cursos de Graduação Plena (modalidade presencial e EAD), Graduação Tecnológica e Pós-graduação da FTC avisados que entre às 18h do dia 13/05/2013 e às 15h do dia 05/06/2013 estarão abertas as inscrições de chapas para as eleições do Diretório Central dos Estudantes da FTC, gestão 2013/2016. Com eleição no dia 07/06/2013. E para 03 representantes e suplentes do Conselho Superior Acadêmico.
As chapas deverão constar no mínimo 01 (um) Presidente; 01 (um) Vice Presidente; 01 (um) Secretário Geral; 01 (um) Tesoureiro; 01 (um) Diretor de Esportes; 01 (um) Diretor de Cultura; 01 (um) Diretor de Tecnologia; 01 (um) Diretor de Meio-ambiente; 01 (um) Diretor de Politicas Institucionais; 01 (um) Diretor de Pesquisa e Extensão; 01 (um) Diretor de Comunicação, Imprensa e Divulgação; 01 (um) Diretor de Eventos; 01 (um) Diretor de Área I; 01 (um) Diretor de Área II; 01 (um) Diretor de Área III; 01 (um) Diretor de Turno I; 01 (um) Diretor de Turno II; 01 (um) Diretor de Turno III. Além dos três nomes para o CSA. Nos critérios de composição de chapa deve ser considerado a presença de alunos de todos os turnos, todas as área e mínimo de 30% de mulheres a fim de garantir a participação plural no DCE.
Para o CSA deve ser apresentada candidatura titular e suplência para serem eleitos.
As inscrições das chapas/candidaturas deverão ser entregues na sede do DCE no modulo 03 nível 01 da seguinte forma:
02 (um) ofícios, ao Presidente do DCE FTC e a comissão eleitoral
Xerox de comprovante de matricula e documento com foto de cada componente da chapa
Mínimo de 18 alunos (para o DCE)
Planejamento de gestão (para o DCE)
Outras informações e esclarecimentos sobre o processo devem procurar o DCE FTC ou entrar em contato para consultar edital, regimento, estatuto e portaria. Esse edital também é divulgado na UEB – União dos Estudantes da Bahia e na UNE – União Nacional dos Estudantes. Contando com a supervisão de observadores dessas entidades para garantir a legitimidade.





                                                                                                                                                                          DCE FTC


Av. Luis Viana Filho, 8812 – Paralela, CEP 41741590, Salvador – BA, Fone (071) 32818069 / 99739356

Reunião com a CIPM - Instituições do Eixo Paralela/Salvador


As instituições de ensino do Eixo Paralela se reuniram com o Comando de Policiamento Regional da Capital na tarde desta segunda-feira, 13, para discutirem a questão da segurança publica nas áreas adjacentes às instituições. O Comandante da 82ª CIPM, Maj PM Cesar Castro, saudou os presentes enfatizando a necessidade de contar com as informações atualizadas das unidades de ensino para subsidiar o planejamento operacional da CIPM. Solicitou que cada instituição relatasse a situação.

O Diretor da FTC Salvador, professor Edilson Barbuda - que estava acompanhado pelo representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Marcelo Tourinho, fez um relato dos fatos delituosos ocorrido nos arredores; informou que o bloqueio da rua de acesso a Adelba favorece a ação de marginais mas que já determinou o reforço da segurança interna da FTC.

Representando o Colegio Bolivar Santana, Edilene Souza Sena, enfatizou a presença de meliantes no ponto de ônibus na frente da escola e pediu a presença da PM, principalmente nos horários de chegada e saída dos alunos. Ouvidor da Unime, Melquizedeque Teixeira falou dos assaltos com motos, principalmente entre 20h e 22h e reclamou da falta de iluminação sobre a passarela. Darick Simões, da UNIFACS, disse já ter registrado 27 assaltos por semestre e que, após contato com o Comando da 82ªCIPM não foi mais registrado nenhuma ocorrência. Mario Calmon, da Unijorge, acompanhado do sr. Italo Borges, relatou que os assaltos acontecem principalmente entre 7h e 9h, que a maioria dos casos ocorrem na passarela.

O Comandante Cesar Castro passou orientações: de que as unidades de ensino divulguem 'cartilhas de segurança' - que serão produzidas e distribuídas pela CIPM; que passem todas as informações possíveis como: numero de funcionários, de alunos por turno, de vagas nos estacionamentos; que as instituições solicitem a  iluminação das passarelas à Prefeitura; e disponibilizou para todos os contatos da 82ª CIPM, com os telefones e e-mails.

Enfatizou que as unidades de ensino registrem as ocorrências na Delegacia e encaminhem copia para a PM, para controle e planejamento. Finalizou informando que o Comando da CIPM está buscando meios para que seja   remanejado para a Av. Paralela policiais de outras operações da PMBA, sendo dois policiais em cada passarela, em frente ás instituições. Será feito posteriormente outra reunião para avaliação das medidas.

Fonte: FTC

segunda-feira, 13 de maio de 2013

PM convoca direção de faculdades da Paralela para coibir assaltos aos alunos, DCE presente.

reuniasegurancaavenidaparalela
DCE FTC participa representando os DCEs das Universidades particulares da paralela


A 82ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) do Centro Administrativo da Bahia (CAB) convocou uma reunião na tarde desta terça-feira (13), na sede da Companhia, com representantes das instituições de ensino localizadas na avenida Luís Vianna Filho (Paralela). O objetivo da PM é traçar uma ação preventiva ainda mais incisiva para coibir ações delituosas contra os alunos no entorno das faculdades. 


“Atualmente segurança não é um problema que se trata exclusivamente com polícia. É um problema social que precisamos da participação da sociedade para termos sucesso”, conclamou o comandante da 82ª CIPM, major César. Atendendo ao chamado da PM, estiveram presentes representantes da Unime, Unifacs, Unijorge, FTC e colégio Estadual Bolívar Santana, além de um representante da União Nacional dos Estudantes (UNE). 

Um dos pontos abordados foi a possibilidade de criação de uma associação ou conselho comunitário de segurança. Como ponto de partida, dois problemas serão tratados com urgência: a melhoria da iluminação em diversos pontos, em especial as passarelas; e o fechamento de locais ermos, onde não é possível acesso a veículos, impossibilitando as rondas da PM e que servem como rota de fuga dos marginais. 

Na opinião de Marcelo Tourinho, representante dos estudantes "a reunião demarcou um importante momento em que todos os envolvidos puderam dar inicio a um dialogo para buscar soluções para o problema de segurança publica que vem aumentado na região... vamos continuar o dialogo junto as reitorias e ao poder publico para resolver o problema."

Duas prisões recentes foram elogiadas. “Recebemos na Ouvidoria manifestações de alunos que presenciaram a ação policial e elogiaram a ação da PM”, declarou o ouvidor da Unifacs, Derick Simões. 

Fonte: PM Bahia (adaptado)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Evento: 'XI Semana De Enfermagem '


A coordenação do Curso de Enfermagem da FTC Salvador realiza no período de 15 a 17 de maio a XI Semana de Enfermagem.

O evento que possui entrada gratuita, acontece no Auditório Astor Pessoa (módulo 4, nível 5).

As inscrições podem ser realizadas na coordenação de Enfermagem de 02 a 10 de maio.

Confira programação:

Dia 14.05 - Abertura e Conferência Sobre Políticas de Saúde no Brasil.

Dia 15.05 - Palestra sobre Enfermagem Cardiológica.

Dia 16.05 - Painel sobre Rede Cegonha e Saúde Mental.
 
Dia 17.05 - Curso sobre Suporte Básico de Vida.

Mais informações com a coordenação do curso pelo telefone (71) 3281-8105.

Evento: 'II Simpósio Lago: A Rotina Do Pré-Natal'


A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da FTC Salvador realiza nos dias 07 e 08 de maio o II Simpósio Lago: A Rotina do Pré-Natal.

O evento que acontece das 19 às 22h no auditório Astor Pessoa (módulo 4, Nível 5) tem o objetivo de promover o debate e discussões sobre a rotina do pré-natal com estudantes e acadêmicos dos cursos de Saúde da Faculdade e demais Instituições de Ensino Superior.

As inscrições podem ser feitas pelo contato lagoligamed@gmail.com e tem investimento de R$ 20.

Na ocasião haverá coffee break, sorteio de brindes e certificado de participação.

Evento: '1ª Copa De Jiu-Jitsu '


Nos dias 25 e 26 de maio, o curso de Educação Física da FTC Conquista promove a 1ª Copa de Jiu-Jitsu, no Ginásio de Esportes da AABB de Vitória da Conquista. O evento irá premiar os vencedores nas categorias masculino e feminino das faixas preta, marrom, roxa, azul e branca.

A competição é uma oportunidade para prática de atividades desportivas na cidade, objetivando a promoção de saúde da população no intuito de sensibilizá-la sobre a importância da atividade física regular de caráter esportivo com ênfase no bem-estar. "Além disso, vem considerar a crescente necessidade do desenvolvimento de mais atividades desportivas de caráter competitivo no âmbito social da nossa cidade", completa o professor especialista Leivam Rocha.

Para participar do evento, os interessados podem se inscrever na Academia da FTC, no campus da faculdade (Rua Udaldino Figueira, nº. 200, Bairro Exposição), pagando o valor de R$ 35 mais 1 kg de alimento não perecível, às terças e quintas das 14h30 às 18h30 horas ou no dia 25/05, na AABB, até às 12 horas.

A 1ª Copa de Jiu-Jitsu Educação Física FTC conta com o patrocínio das Academias Ativa Fitness, Estação do Corpo e Studio, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Colégio Oficina, Fábio Medeiros Jiu-Jitsu, Falcão Calçados e Artigos Esportivos, Mil Coisas - Moda Fitness, Ponto a Ponto Armarinho, Tia Sônia, Trindade Tattoo e Unimed do Sudoeste.

Confira o valor das premiações do evento:

ABSOLUTO MASCULINO
1º lugar Faixa-preta - R$ 1.000,00
1º lugar Faixa-marrom - Quimono + R$ 300,00
1º lugar Faixa-roxa - 1 Quimono + 1 par de tênis Mizuno
1º lugar Faixa-azul - 1 Quimono + R$ 50,00
1º lugar Faixa-branca - 1 Quimono

ABSOLUTO FEMININO1º lugar Faixa-azul - 1 Kit Granola Tia Sônia + 1 Kit Lowell Cosméticos
1º lugar Faixa-branca - 1 Kit Granola Tia Sônia + R$ 50.

Mais Informações por meio da Assessoria de Imprensa da FTC Conquista pelo contato (77) 3422-8801

Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC



A Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PPGEX) da FTC Salvador, informa que foram prorrogadas as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC).
Os estudantes interessados têm até o dia 15 de maio para realizar sua inscrição das 9 às 17h na PPGEX, que fica no módulo 4, nível 4, sala 406.
A Divulgação dos resultados sai até o dia 15 de junho de 2013.