quinta-feira, 31 de maio de 2012

Campus Aberto FTC


Faculdade recebe visita de alunos do Colégio Perfil
Campus Aberto é um projeto existente na FTC Salvador há três anos que tem como objetivo diminuir a distância das Instituições de Ensino Superior com as escolas do Ensino Médio. O programa é composto de quatro projetos complementares: Tour profissional; Aprender Fazendo; Orientação Vocacional e o Faça Você Mesmo.
Recentemente, alunos do Colégio Perfil, de Vilas do Atlântico, visitaram a Instituição para, literalmente, "Aprender Fazendo". A turma foi dividida em dois grupos para que todos pudessem compartilhar da mesma experiência.
"Acho importante essa visita, pois na nossa escola não temos um laboratório tão bem equipado como este. Isso é ótimo, pois assim vemos a parte prática, o que facilita o entendimento" diz Ana Cristina, do 2º ano.
As atividades foram realizadas no laboratório de Enfermagem da Faculdade sob a orientação de Patrícia Souza, assistente técnica do GerLab, que explicou o procedimento de tipagem sanguínea por meio da coleta feita na hora com um dos participantes. Posteriormente, a mostra de sangue foi colocada em uma lâmina de vidro com substâncias químicas para provocar reações e descobrir o tipo sanguíneo. "É legal sair da sala de aula e ver na prática como o tipo sanguíneo é identificado" disse Natália Araújo, do 2º ano.
"A contextualização do ensino proporciona ao aluno a oportunidade de sair da teoria e partir para a prática. É importante sempre ter esse contato imunológico laboratorial" explica Silvio Renato, professor de biologia do Colégio Perfil, sobre a importância do projeto.
Os alunos se mostraram surpresos ao utilizar o microscópio no laboratório de Imunologia e ficaram empolgados com as atividades realizadas no Projeto Campus Aberto da FTC que se apresenta como um disseminador de conhecimento facilitado.

Sustentabilidade em pauta na FTC Feira


Seminário discute preservação do meio ambiente
Com a proposta de discutir questões relacionadas ao meio ambiente, alunos do 2º semestre do curso de Administração realizam na terça-feira (29), o 1º Seminário de Sustentabilidade da FTC Feira.
O evento, que tem a orientação do professor André Magalhães, está agendado para 19h, e tem como objetivo despertar para a necessidade de promover o desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis, apoiando iniciativas que possam contribuir para preservar os recursos naturais existentes na região.
Dentre os palestrantes estão Edna Maria Brandão Santos, representante da Cooperativa de Badameiros de Feira de Santana (Coobafs), que vai falar sobre coleta seletiva e reciclagem de lixo, enquanto o artista plástico Antonio Edson Guimarães Cordeiro fará uma abordagem sobre a utilização de madeira envelhecida na composição de obras de arte.
O seminário também contará com a participação de José Carlos dos Passos Souza, superintendente do Movimento Água é Vida, com palestra sobre a Conscientização e sensibilização da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente e reciclagem de óleo comestível utilizado em frituras.
A estudante do curso, Vanmilla Freitas, fará palestra sobre a utilização das Redes Sociais para divulgação e participação da sociedade em atividades voltadas para a preservação do meio ambiente.

terça-feira, 29 de maio de 2012

PNE


Image1.gif     logo_laranja.jpg

Expectativa de avanços no novo PNE

Brasil, 29 de maio de 2012.

Caso não ocorra nenhum fato novo e prejudicial, o que atrasaria ainda mais a definição dos rumos gerais da educação brasileira, o voto final do relator Angelo Vanhoni (PT-PR) ao PL 8035/ 2010, que trata do novo PNE (Plano Nacional de Educação), será conhecido nas próximas horas, iniciando a deliberação da matéria no âmbito de sua Comissão Especial.

Dedicada à construção do novo plano educacional desde 2007, quando passou a integrar a Comissão Organizadora da Coneb (Conferência Nacional de Educação Básica; concluída em 2008) e, posteriormente, da Conae (Conferência Nacional de Educação; concluída em 2010), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação – rede composta por mais de 200 organizações distribuídas por todo país – acredita que o texto a ser debatido e votado nas próximas semanas é, em quase todos os aspectos, mais adequado do que aquele enviado pelo Executivo Federal em dezembro de 2010.

Fruto de intensas negociações, a proposta de PNE que deve seguir a voto não corresponderá a todas as prioridades, anseios e necessidades da educação pública brasileira registradas nas deliberações da Conae. Entre outros, os impeditivos advêm desde questões estruturais, como problemas oriundos do injusto modelo federativo brasileiro, passando pela baixa prioridade dada pelo núcleo de gestão do Governo Federal à tramitação da matéria, chegando nas amarras constituídas pelo baixo rigor técnico advindo da proposta original, elaborada pelo Executivo Federal.

Não obstante, os entraves supracitados não foram capazes de intimidar ou impedir uma profícua interlocução entre parlamentares e a sociedade civil, o que deve resultar em importantes conquistas. Entre algumas propostas da Campanha Nacional pelo Direito à Educação que, provavelmente, figurarão no voto do relator Angelo Vanhoni ou serão tema de debate entre os deputados, vale elencar:

-        O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) será obrigado a produzir relatórios bienais sobre o andamento das metas do novo PNE;
-        A sociedade civil deverá ser chamada a participar da elaboração dos planos estaduais e municipais de educação;
-        A avaliação da educação básica não será ancorada apenas nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), superando a restrição imposta pela mensuração sintetizada de fluxo e desempenho dos alunos;
-        A estratégia que estimula o estabelecimento de creches noturnas deverá ser suprimida, pois agride o conceito de educação infantil, bem expressado em normas recentes do Conselho Nacional de Educação, construídas em diálogo com a sociedade;
-        O debate curricular deve se libertar do minimalismo, até mesmo semântico, das expectativas de aprendizagem. O novo PNE, provavelmente, passará a incorporar o registro mais amplo e justo do direito à aprendizagem;
-        A meta de alfabetização de crianças deve prever a alfabetização plena das mesmas, o que conforme a melhor prática em sala de aula, as leis educacionais e as normas do Conselho Nacional de Educação deve ocorrer até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental de 9 anos;
-        Cinqüenta por cento de todos os recursos arrecadados pela União advindos da exploração de petróleo, demais hidrocarbonetos e minerais deverão ser destinados à educação pública;
-        Diversos mecanismos de transparência e controle social dos gastos em educação serão estabelecidos;
-        Em dois anos deverá ser implementado o CAQi (Custo Aluno Qualidade Inicial), construído e desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e incorporado pelo Conselho Nacional de Educação, por meio do Parecer 8/ 2010 CEB/ CNE;
-        Até o final do PNE deverá ser implementado o CAQ (Custo Aluno Qualidade), que representa um padrão mais ambicioso de custo aluno/ano, capaz de aproximar o Brasil do esforço de investimento em educação praticado pelos países mais desenvolvidos do mundo. Ou seja, segundo a proposta do novo PNE, primeiro o Brasil deverá consagrar o padrão mínimo de qualidade por meio do CAQi; para depois se aproximar de um padrão de investimento próximo daquele empreendido pelos países desenvolvidos;
-        A União deverá transferir recursos para todos os Estados e Municípios que não conseguirem cumprir com o volume de investimento exigido pelo CAQi e, posteriormente, pelo CAQ;
-        Dois anos após a aprovação do PNE serão regulamentados, em Lei Complementar, os artigos 23 e 211 da Constituição Federal, respectivamente, estabelecendo regras e responsabilidades para a cooperação entre os entes federados em matéria educacional, além de organizar o regime de colaboração entre os sistemas de ensino.
Caso sejam confirmadas todas essas conquistas, concretamente, o Brasil estará mais preparado para dar um importante passo rumo à consagração do direito à educação pública de qualidade.

Contudo, a certeza de que melhorias no texto do novo PNE ainda possam ser empreendidas pelo Senado Federal, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação considera imprescindível que as deputadas e os deputados da Comissão Especial do PNE, além de ratificarem as conquistas supracitadas, votem convictamente por um patamar equivalente a 10% do PIB para a educação pública. Diferentes metodologias e especialistas de diversas instituições brasileiras mostram que a expansão educacional com bom padrão de qualidade só será possível com esse volume de investimento. Caso contrário, o futuro PNE, com todos os avanços que o novo plano pode e deve agregar, corre o risco de se tornar letra morta.



Jéssica Moreira
Estagiária de Comunicação Social
Campanha Nacional pelo Direito à Educação

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aulas Suspensas

Aulas estão suspensas



A FTC Salvador comunica que as aulas estão suspensas nos três turnos enquanto durar a greve dos rodoviários.

A Instituição informa ainda que não haverá interrupção das atividades essenciais do setor administrativo. 
Atenciosamente,
 
Diretoria FTC 
http://portal.ftc.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3722&Itemid=485 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Estamos em greve: professores


UNE apoia paralisação nacional por melhores salários para professore
O dia começou com as aulas em universidades federais de todo o Brasil paralisadas. O motivo é uma greve nacional por tempo indeterminado, anunciada no último sábado, 12, pelos professores das Instituições Federais de Ensino superior (Ifes) que reivindicam aumento do piso salarial para o valor de R$ 2.329,35.
Instituições de estados como Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Sergipe com aulas paralisadas aderiram à paralisação e, de acordo com a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), alguns institutos federais podem iniciar uma paralisação a partir da segunda-feira (21).
Os professores também querem a valorização e melhoria das condições de trabalho dos docentes nas Universidades e Institutos Federais e atendimento das reivindicações específicas de cada instituição, a partir das pautas de elaboradas localmente. 

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, UNE APOIA GREVE

A União Nacional dos Estudantes apoia a greve dos Ifes e entende que a valorização dos professores das universidades federais é um dos pontos cruciais da luta pela defesa de uma educação pública e de qualidade para todos os estudantes brasileiros.
Atualmente, a entidade tem como principal bandeira de luta a destinação de maiores investimentos para a educação, como 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal e dos Royalties para o setor da educação. “Para nós essa é uma luta unificada. Acabamos de percorrer com a Caravana UNE Brasil+10  universidades federais em 12 estados do país e nos deparamos, em muitos momentos, com uma realidade bastante difícil”, afirmou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
Para a diretora de Universidades Públicas da entidade, Carina Vitral, o corte no orçamento anunciado pelo governo no início do ano deixa as universidades em uma situação bastante difícil: “As universidades federais passaram por um processo importante de expansão, o REUNI, um passo importante pra dar um novo fôlego a essas instituições, mas os recentes cortes no orçamento resultaram em falta de professores nos novos cursos e campis, problemas de infraestrutura, entre outras coisas. Essa não é a universidade que queremos”, disse.
Não há previsão para o término da greve. Hoje foi instalado o Comando Nacional de Greve na sede do Sindicato Nacional, em Brasília e assembleias locais permanentes e constituídos os comandos locais de greve (CLG).
 
Camila Hungria / foto: divulgação

A Universidade Brasileira e a interiorização


Confira o artigos dos diretores da UNE sobre ensino superior
Quando falamos em educação superior no Brasil, o cenário ainda é preocupante. Apenas 14% da juventude brasileira tem acesso às universidades e desses, só 25% (1,6 milhão) estão na universidade pública. O governo de Lula, continuado pelo governo Dilma, é responsável por drásticas mudanças positivas nesse cenário alarmante. Durante o governo Lula foram criadas 14 novas universidades federais e construídos mais de 50 campi por todo o país. Esse aumento do número de instituições e campis veio combinado com o aumento de investimentos, com o fortalecimento do ensino, da extensão e principalmente da pesquisa, com o incremento nas políticas de permanência fazendo com que a evasão fosse reduzida.
Toda essa ampliação tem uma característica muito marcante, que é a política de interiorização das universidades, fazendo com que a universidade pública chegue ao interior desse país e não se concentre apenas nos grandes centros urbanos. A interiorização deve ser casada com o desenvolvimento local e regional. Nãopodemos aceitar que a universidade pública se isole numa “bolha” e viva apenas em função de si própria, se voltando apenas para os seus problemas. Queremos que a universidade cumpra o seu papel, que é ser um instrumento produtor e irradiador do conhecimento, além de questionador e transformador da sociedade.
Para que isso aconteça, se faz cada vez mais necessária a criação decursos na área de licenciatura para a formação de professores e a implementação de graduações que atendam a demanda e as necessidades locais evitando a ida dos jovens aos grandes centros urbanos em busca de oportunidades. Mas só isso não basta, é importante que as instituições de ensino superior se identifiquem com a realidade local e sejam agentes transformadores, desenvolvendo projetos que façam parte da realidade local. É papel do estado fomentar a pesquisa, extensão e que elas se voltem para a produção de conhecimento local e beneficio da população e das cidades.
Descentralizar o conhecimento às vezes nos parece difícil, mas esse é o principal papel da extensão universitária, produzir um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado, com intenção de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos estudantes.
A universidade não pode apenas levar o conhecimento para os(as)acadêmicos(as), mas deve levar e construir o conhecimento com todos(as). A emancipação dos jovens só é possível devido ao aumento do desenvolvimento local que é impulsionado por esses centros educacionais, permitindo assim, a permanência dos jovens nesses locais, por isso se faz tão importante o processo de interiorização das Instituições Federais de Ensino.
Camila Moreno é Diretora de Assistência Estudantil da UNE e Camilo Vanni é Diretor de Movimentos Sociais da UNE

Educação não é mercadoria / UNE


Dezesseis mil estão sem aulas; professores não recebem salário há meses
Na noite da última quinta-feira (17) um grupo de estudantes liderados pela União Estadual dos Estudantes do Rio (UEE-RJ) ocupou novamente o prédio do Grupo Galileo Educacional, gestor das universidades Gama Filho e UniverCidade. A ocupação foi fruto de um novo protesto contra o grupo que desde o início do ano não efetua o pagamento de funcionários e professores, prejudicando dezesseis mil universitários.
Uma outra ocupação com duração de seis horas ocorreu no dia 2 de maio, porém, na ocasião, com a promessa dos representantes da universidade de que os salários seriam pagos e as aulas normalizadas, os estudantes deixaram o prédio.
Os problemas na Universidade da Cidade e Gama Filho tiveram início no final de 2011, quando o Grupo Galileo comprou as duas instituições. De lá pra cá, uma sucessão de irregularidades vem lesando professores, funcionários e estudantes.
Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, presente na primeira ocupação, a entidade juntamente com a União Estadual dos Estudantes do Rio ocupou o prédio em defesa da qualidade da educação.”Precisamos fazer pressão para que os salários sejam pagos e também para que o Ministério da Educação regulamente o ensino privado, trazendo mais democracia, mais transparência para esse setor”, declarou.
Durante a manifestação desta quinta, os estudantes chegaram a ser agredidos pela polícia militar. Segundo o presidente da  UEE-RJ, Igor Mayworm, houve truculência sem necessidade. “Nós já estavámos saindo do prédio. Chamamos a PM para garantir a saída dos funcionários, e acabamos sendo agredidos”, lamentou.
Com a impossibilidade de permanecerem ocupados no prédio, os estudantes optaram por ficar na área externa. Para Mayworn, esse é um momento decisivo.”Estamos acampados na porta da Galileo e quanto mais alunos estiverem por aqui mais pressão iremos colocar na direção.Vamos à luta pelos nossos direitos”, enfatizou.
Os estudantes prometem sair do local quando a situação for resolvida. Os professores permanecem em greve até o momento.
Renata Bars

terminou a caravana une brasil+10 reveja os momentos mais marcantes



Reveja os melhores momentos dessa jornada
Desenhar o Brasil que queremos para os próximos dez anos foi o desafio proposto pela Caravana UNE Brasil+10, que no dia 28 de março fez as malas e caiu na estrada para percorrer o território nacional, visitando mais de vinte universidades em doze estados.Após 48 dias de viagem, a caravana passou por Brasília, Rio Grande do Sul, Curitiba, Amazonas, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernanbuco, Bahia, MInas Gerais, Salvador, Rio de Janeir e terminou, no dia 15, em São Paulo.
Com a caravana, a UNE realizou em cada parada uma grande aula, o “Aulão Brasil+10″, com personalidades especialistas nas mais diferentes áreas para aprofundar o pensamento sobre o Brasil que a juventude quer construir. Cada um desses encontros trouxe à tona um tema diferente, entre eles educação, sustentabilidade, desenvolvimento econômico, cultura, papel dos movimentos sociais… e enriqueceu a reflexão proposta pela atividade. A seguir, um breve relato dos momentos mais marcantes dessa grande jornada pelo Brasil.

BRASÍLIA: PARIDADE NA UNB E HOMENAGEM À HONESTINO

Muita coisa aconteceu na primeira parada da Caravana, em Brasília. Além de um grande “Aulão Brasil+10” com representantes de movimentos sociais, a caravana apoiou um ato organizado pelo DCE da universidade, que reuniu mais de 200 estudantes e membros da comunidade acadêmica para reivindicar a paridade nas eleições da universidade. O ato começou no coração do Minhocão, e foi acompanhado por um cortejo até o RU.
No dia da passagem, 28 de março, Honestino Guimarães, estudante raptado por agentes das forças opressoras no Rio de Janeiro há 39 anos, eleito presidente da UNE em 1969, completaria 65 anos de vida. Após o ato pela paridade, o Comitê pela Memória, verdade e Justiça do DF organizou na universidade um ato em memória do estudante para cobrar da Comissão da Verdade a investigação sem punição dos arquivos da ditadura.
> Assista aqui ao vídeo

PORTO ALEGRE: DA UNE-VOLANTE À CARAVANA BRASIL+10

A passagem da caravana por POA foi, também, um momento de retomar o passado para pensar o futuro. Convidado para ministrar o Aulão Brasil+10 junto com a deputada e ex-diretora da UNE Manuela d´Àvila, o ex-presidente da UNE no período de 61 a 62, Aldo Arantes, foi homenageado.
Aldo Arantes foi presidente da UNE durante um importante período histórico, quando o então presidente Jânio Quadros renunciou e Brizola iniciou a Cadeia pela Legalidade, uma campanha nacional contra um golpe ditatorial e em prol da manutenção de uma sociedade democrática. Aldo foi uma das lideranças que protagonizou essa luta, que também culminou com a UNE-Volante, uma caravana que percorreu o Brasil para debater reforma universitária como um dos pilares para a construção de um Brasil soberano e democrático. A UNE-Volante partiu de porto Alegre.
> Assista aqui ao vídeo

CURITIBA: PRESIDENTE DA SBPC APOIA LUTA DE ESTUDANTES 

A agenda da Caravana UNE Brasil+10 em Curitiba recebeu uma personalidadebastante importante da educação: Helena Nader, presidenta da Sociedade Brasileira pelo progresso da Ciência (SBPC), ministrou o Aulão Brasil+10. Temas como o corte nas verbas em educação, ciência e tecnologia, cotas nas universidades, financiamento privado de pesquisas, foram abordados durante a fala da professora.
> Assista aqui ao vídeo

MANAUS: SUSTENTABILIDADE ENTRA NO DEBATE

O Aulão da Caravana da UNE Brasil+10 na Universidade Federal de Manaus aconteceu com a floresta Amazônica ao fundo, Ennio Candotti no centro, e mais de 300 atentos estudantes na plateia. O debate girou em torno da educação como pilar para se construir um Brasil sustentável. Estavam também presentes lideranças estudantis do Estado do Amazonas e o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

BELÉM: MEIO AMBIENTE E CUCA MÓVEL

E foi na data em que todo o país lembrava a memória, pedia justiça e prestava homenagem aos que tombaram no “MAssacre do Eldorado dos Carajás”, ocorrido dia 17 de abril de 1996, no sul do estado do Pará, que a Caravana da UNE estacionou na Universidade Federal (UFPA). Os convidados par ao Aulão foram o jornalista Lúcio Flávio Pintoe o pesquisador Paulo Fonteles Filho.
Em Belém, o encontro da Caravana com a cultura regional se deu no dia 17 de abril, uma terça-feira, naUniversidade Federal do Pará, a UFPA, em frente ao rio, onde foi montado o palco e aos poucos os mais de 200 estudantes presentes começaram a ocupar o tradicional espaço de convivência da universidade, o Vadião. Ali, o “combo paraense de música brasileira” estava por marcar para sempre a presença da UNE naquela instituição.
> Assista aqui ao vídeo

FORTALEZA: RETOMADA DA CONCHA ACÚSTICA PELOS ESTUDANTES

Para inaugurar as atividades da Caravana em Fortaleza, o tradicional Aulão Brasil+10 contou com a presença do gerente-geral da Universidade Petrobras, Ricardo Salomão. Porém, o momento mais marcante da passagem da caravana por Fortaleza foi a retomada pelos estudantes da Concha Acústica da UFC. Durante a noite, mais de 2500 estudantes assiatiram à shows no local. Há três anos que não ocorria uma atividade do movimento estudantil naquele palco. Com uma noite de luta pelo direito de festejar e de festa pelo direito de lutar, a Caravana da UNE devolveu o espaço para os estudantes e para toda a população de Fortaleza.>

NATAL: FÁTIMA BEZERRA, EDUCAÇÃO E PNE

A próxima parada da Caravana, em Natal (RN), teve como anfitriã a professora e deputada federal pelo PT do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ex-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal e parceira dos estudantes na luta legislativa por mais investimentos para a educação. Ela foi a convidada principal do Aulão e centrou a sua exposição no Plano Nacional de Educação, o PNE 2012-2022, indo ao encontro do tema da Caravana, que propõe discutir o novo Brasil dos próximos 10 anos sob a ótica da juventude.

PERNAMBUCO: DEBATE SOBRE DESENVVOLVIMENTO

 A Caravana UNE Brasil +10 chega ao litoral do sertão: durante os dias 26 e 27, levou muito debate e atrações culturais aos estudantes pernambucanos, com destaque para a participação do secretário de desenvolvimento econômico e presidente de SUAPE, porto brasileiro localizado no estado de Pernambuco, Geraldo Júlio e show da banda Mundo Livre S/A.

BELO HORIZONTE: DESENVOLVIMENTO DE MINAS E BRASIL NA PAUTA

No dia 3 de maio, a Caravana UNE Brasil+10 chegou à cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, região famosa por ser a terra do pão de queijo e do botequim, para realizar a sua 9ª etapa. Dessa vez, em BH, a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG foi quem abriu as portas para os estudantes se unirem e participarem do Aulão+10.  Participaram do debate o reitor da UFMG e professor de economia da universidade, Clélio Campolina; o presidente da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil de Minas Gerais, Gilson Reis, e o representante da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Rodrigo Moreira.

SALVADOR: AULÃO COM SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DA BAHIA

“O CUCA é uma bandeira que luta pelo respeito à diversidade cultural do país. Nessa caravana, a UNE traz temas que mostram não somente a história de luta dos brasileiros, mas quais são os elementos que unificam e caracterizam a nossa identidade cultural, rumo ao desenvolvimento”, explicou a coordenadora da Caravana, Virginia Barros. Incluso à programação cultural da caravana, o encontro do CUCA aconteceu após a exibição do filme “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, e reuniu dezenas de estudantes.
Pela manhã, o Aulão+10 abriu a programação da caravana na UFBA. Desta vez, o convidado especial foi Sérgio Gabrielli; Ex-presidente da Petrobrás e Secretário de Planejamento do Estado da Bahia.

RIO DE JANEIRO: PENÚLTIMA PARADA

A décima primeira cidade do Brasil a receber a Caravana UNE Brasil+10 é nada menos que Rio de Janeiro, segunda capital e maior metrópole do país. A caravana chegou à penúltima etapa com muito fôlego, discutindo sobre os principais assuntos relativos ao desenvolvimento do país. Dessa vez, a UFRJ recebeu, na sexta-feira, 11 de maio,  para o Aulão+10, a Deputada federal e ex-Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro Jandira Feghali e a professora da Faculdade de Letras, Eleonora Ziller. Também compunham a mesa Daniel Iliescu, presidente a UNE, a vice-presidente Clarissa da Cunha, e o presidente da União Estadualdos Estudantes do Rio de Janeiro, Igor Mayworm.

SÃO PAULO: DOIS GRANDES DEBATES ENCERRAM CARAVANA DA UNE

Na manhã do dia 15, após quarenta e oito dias de viagem, a caravana estacionou na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) ao lado do Circuito Univercidade UEE-SP, para o seu último Aulão, contando com a presença dos dois maiores nomes da economia no país: Márcio Pochmann e Luiz Gonzaga Belluzzo.
À noite, a dupla despedida aconteceu na maior universidade particular de São Paulo, a Universidade Paulista  (UNIP), reunindo mais de mil estudantes. O evento  contou com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da  UNIP e lotou o  auditório principal da universidade para discutir o Programa  Universidade para Todos (ProUni) e questões relativas ao tema como o passe livre para os prounistas. A ampla participação dos estudantes deu o tom de questionamento ao encontro. Em suas falas, não hesitaram em fazer perguntas e  tirar dúvidas com os debatedores.
Da Redação
Fotos Ivan Russo e Fábio Bardella

sábado, 12 de maio de 2012

Rede FTC participa de mais uma edição do Rondon


Itabuna e Feira tiverem projetos selecionados
20120805.jpgO Ministério da Defesa confirmou no último dia 25 a participação da Rede FTC, por meio das unidades de Itabuna e Feira de Santana, na Operação Açaí e Operação Capim Dourado do Projeto Rondon, que acontecem no período de 12 a 29 de julho.

A equipe rondonista da FTC Itabuna estará atuando na cidade de Palmeirante, no estado do Tocantins. Já os rondonistas da FTC Feira seguirão para o município Ponta de Pedras, no estado do Pará. Formada por estudantes e professores, as equipes desenvolverão ações nas áreas de educação, saúde, cultura, direitos humanos e justiça.
Com o anúncio e a confirmação da participação da FTC Itabuna, estudantes estão mobilizados para o processo seletivo que formará a equipe rondonista, coordenada pela professora Lorena Márcia Cardoso com a colaboração da professora Kelly Bomfim.
Visando adequar a execução do projeto apresentado pela FTC à realidade do município de Palmeirante, a professora Lorena participará da viagem precursora, de caráter obrigatório, promovida pelo Ministério da Defesa por meio da Coordenação-Geral do Projeto Rondon, no período de 6 a 12 de maio.

Para Lorena, o Projeto Rondon, em toda a sua expressão, representa uma oportunidade singular de exercício da extensão acadêmica, voltada à Responsabilidade Socioambiental, proporcionando articulação entre conhecimento e realidade social na busca pela formação de profissionais responsáveis.
 
"Além de viabilizar a articulação entre ensino pesquisa e extensão, o Projeto Rondon favorece a interação entre as IES, a troca de conhecimentos, a cooperação mútua, visando à consecução de objetivos comuns em torno do aprofundamento da cidadania", explica Lorena Cardoso.
A FTC Itabuna no Rondon
Buscando proporcionar aos acadêmicos a experiência de interação ensino, pesquisa e extensão como forma de socializar o conhecimento e promover a intervenção para os problemas sociais, a FTC Itabuna participa do Projeto Rondon desde o ano de 2007, desenvolvendo ações voltadas à Responsabilidade Social e Ambiental.

Inicialmente, as duas primeiras equipes rondonistas atuaram nas operações Nordeste e Rio Grande do Sul. Em 2009 participou da Operação Centro-Norte, no Estado do Pará, com ações voltadas para cidadania, saúde e educação ambiental, bem como na operação Retorno - Pará, além de ter participado da Operação Nordeste-Sul.
No ano de 2010 participou da Operação desenvolvida no Estado da Bahia, e em julho do mesmo ano participou da Operação Rei do Baião, no Estado de Pernambuco.

Recentemente, no ano de 2011, no período de janeiro/fevereiro, participou da Operação Rio dos Siris, Sergipe, da Operação Seridó, Rio Grande do Norte, e em julho, participou da Operação Oiapoque, Estado do Amapá e da Operação Peixe-Boi, na Amazônia.