quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CFP e a religiosidade

Nota Pública do CFP de esclarecimento à sociedade e às(o) psicólogas(o) sobre Psicologia e religiosidade no exercício profissional


Em resposta ao debate travado na mídia e nas redes sociais acerca da relação entre religiosidade e exercício profissional da(o) psicóloga(o), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) esclarece o que segue.

Não existe oposição entre Psicologia e religiosidade, pelo contrário, a Psicologia é uma ciência que reconhece que a religiosidade e a fé estão presentes na cultura e participam na constituição da dimensão subjetiva de cada um de nós. A relação dos indivíduos com o “sagrado” pode ser analisada pela(o) psicóloga(o), nunca imposto por ela(e) às pessoas com os quais trabalha.
Conselho Federal de PsicologiaAssim, afirmamos o respeito às diferenças e às liberdades de expressão de todas as formas de religiosidade conforme garantidas na Constituição de 1988 e, justamente no intuito de valorizar a democracia e promover os direitos dos cidadãos à livre expressão da sua religiosidade, é que o Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o) orienta que os serviços de Psicologia devem ser realizados com base em técnicas fundamentados na ciência psicológica e não em preceitos religiosos ou quaisquer outros alheios a esta profissão:
Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:
c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
Se as(o) psicólogas(o) exercerem a profissão declarando suas crenças religiosas e as impondo ao seu público estarão desrespeitando e ferindo o direito constitucional de liberdade de consciência e de crença.
O Código de Ética Profissional das(o) Psicólogas(o) cita nos dois primeiros princípios fundamentais a necessidade de respeito à liberdade e a eliminação de quaisquer formas de discriminação, e no artigo 2º veda à(o) psicóloga(o) a indução não só de convicções religiosas, mas também de convicções filosóficas, morais, ideológicas e de orientação sexual, compreendendo a delicadeza e complexidade que o tema merece:
 
Princípios Fundamentais
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Art. 2º – À(o) psicóloga(o) é vedado:
b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;
Esse Código de Ética em vigor foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania. O processo ocorreu ao longo de três anos, em todo o país, com a participação direta das(o) psicólogas(o) e aberto à sociedade. Seu objetivo primordial é garantir que haja um mecanismo de proteção à sociedade e à profissão, no intuito de garantir o respeito às diferenças, aos direitos humanos e a afirmação dos princípios democráticos e constitucionais de um Estado laico.
A profissão de psicóloga(o) foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 4.119/1962 e a Lei nº 5.766/1971 criou a autarquia dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, destinados a orientar, a disciplinar e a fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe. Entre as atribuições estabelecidas por essa lei ao Conselho Federal de Psicologia estão a de elaborar e aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo e funcionar como tribunal superior de ética profissional, portanto atuar como instância de recurso aos processos julgados nos Conselhos Regionais.
Cumprindo seu papel previsto na Lei 5.766/1971 de zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, os Conselhos Regionais de Psicologia recebem e apuram as denúncias que chegam sobre o exercício profissional de psicólogas (os). Do julgamento do plenário do Conselho Regional, cabe recurso ao plenário do Conselho Federal de Psicologia.
Qualquer cidadão pode oferecer denúncia contra o exercício profissional do(a) psicólogo(a), visto ser seu direitos constitucional. Assim, as ações de orientação e fiscalização promovidas pelos conselhos profissionais no âmbito Regional são legítimas e não podem ser tomadas como perseguições ou cassações a qualquer direito. Todos os profissionais que exercem suas funções reconhecidas pelo Estado Democrático de Direito estão submetidos às legislações e Códigos de Ética dos seus respectivos Conselhos e, portanto, têm o dever de pautar sua atuação profissional nas legislações que disciplinam o exercício de sua profissão.
A Psicologia como ciência e profissão pertence à sociedade   tendo teorias, técnicas e metodologias pesquisadas, reconhecidas e validadas por instâncias oficiais do campo da pesquisa e da regulação pública que validam o conjunto de formulações do interesse da sociedade. Os princípios e conceitos que sustentam as práticas religiosas são de ordem pessoal e da esfera privada, e não estão regulamentadas como atribuições da Psicologia como ciência e profissão.
Finalizamos esse posicionamento declarando que o CFP iniciará uma série de atividades de debate sobre a relação entre  Psicologia e religiosidade, com vistas a contribuir com o debate público da categoria e da sociedade frente a esse tema, objetivando explicitar que não somos contrários a que os profissionais tenham suas crenças religiosas e sim que devemos zelar para que estes não utilizem suas crenças, de qualquer ordem,  como ferramenta de atuação profissional.

reunião de lideres de Direito


De Direito FTC

CONVOCAÇÃO REUNIÃO DE REPRESENTANTES DE TURMA - 01 DE MARÇO
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/12

O Profº Cláudio Carvalho, Coordenador do Curso de Direito da FTC/SSA, no uso de suas atribuições.
Convoca os (as) senhores (as) Representantes de Turma, para Reunião a realizar-se no dia 01 de março (quinta-feira), às 10h na sala 508 do módulo 3 (MATUTINO) e às 18h na sala 407 do módulo 3 (NOTURNO), para tratar das seguintes ordens do dia:

1. Informes;
2. Calendário Acadêmico 2012.1 X Reposição das aulas em função da Greve da PM;
3. O que ocorrer.

Contamos com a presença de todos!

As ausências devem ser justificadas através do e-mail cocarvalho@ftc.br

Salvador, 28 de fevereiro de 2012.
Cordialmente,

Prof. Me. Claudio Carvalho
Coordenador do Curso de Direito

sábado, 18 de fevereiro de 2012

UNE é tema de samba: pela sua historia, luta e coragem


Desfile leva à avenida importantes momentos e personagens da luta estudantil brasileira
O microfone amplifica o chamado: “Avante! A nossa marcha começou! Coragem à vanguarda juvenil!”. Dessa vez as palavras de ordem convocam para uma marcha bastante especial e diferente daquelas que costumam parar as ruas do Brasil reivindicando melhores condições de vida para o povo brasileiro: é carnaval e a Imperatriz Dona Leopoldina chama a comunidade para cair no samba e brilhar na avenida.
A semelhança com a força das palavras de ordem do movimento estudantil não é um acaso: esse ano a Imperatriz Dona Leopoldina desfilará os 75 anos de história da União Nacional de Estudantes (UNE). A escola, que já foi campeã em 2010 com um samba-enredo homenageando a cantora Beth Carvalho, com seus dois mil integrantes, divididos em 16 alas, abrirá, às 23:45 da sexta-feira (17), o carnaval 2012 de Porto Alegre.
“A une tem uma história muito rica e muito forte que envolve a todos. Quando começa o samba tem gente que volta no tempo”, contou o presidente da escola, Maurício Nunes, grande responsável pela escolha e sugestão do tema. Maurício teve sua história de vida marcada pela militância estudantil. “Comecei no movimento secundarista e depois fui militar diretamente no partido”, relembrou.











Forças das mulheres para o crescimento do pais retratado no samba


Com o tema “Mulheres que Brilham” a escola aposta em desfile sobre o universo feminino
Bem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou: “As mulheres estão tomando conta de tudo”. A declaração faz jus ao momento inédito que o Brasil vive hoje, principalmente após a eleição de Dilma Rousseff para a presidência do país. Desde que tomou posse, a participação feminina no primeiro escalão do governo também atingiu um nível recorde: dez, dos 37 ministérios, são ocupados por mulheres. O tamanho da equipe feminina de Dilma supera a fatia de mulheres nomeadas no primeiro ministério de Lula em 2003 e de toda história do país. A tendência é aumentar ainda mais.
Foi seguindo esse ritmo que a escola de samba paulistana tradicional do Bixiga, a Vai-Vai, resolveu homenagear o universo feminino no carnaval deste ano. Com o enredo “Mulheres que Brilham – a força feminina no progresso social e cultural do país”, a escola faz referência a personalidades oriundas de várias classes sociais e que marcaram a história do país para que pudéssemos, hoje,  contemplar uma maior igualdade, ainda que muito destoante.
A Vai-Vai será a quarta escola a desfilar nesta sexta-feira (17), primeiro dia de apresentações no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, entre 2h e 3h. A longa lista de homenageadas começa com imperatriz Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, e a marquesa de Santos, a célebre amante do monarca. No carro que evoca os quilombos, onde se refugiavam negros escravos que fugiam de seus proprietários, uma das figuras femininas lembradas será a princesa Isabel, que assinou a lei que colocava fim à escravidão.
A escola também dedica um carro às divas brasileiras, que encantaram pelo talento, e encerra o desfile com um carro que evoca “O grande lar brasileiro”, homenageando as mulheres que desempenham as mais diversas funções. Entre personalidades lembradas, estará Maria Bonita, companheira de Lampião, e a presidenta Dilma Rousseff. No desfile, ainda, haverá homenagens a mulheres como a pintora Tarsila do Amaral e as escritoras Clarice Lispector e Lígia Fagundes Telles.

Fundada em 1930, a escola foi campeã 14 vezes do carnaval de São Paulo. O último título ocorreu em 2011, com o enredo “A Música Venceu”. Neste ano, a escola desfila com 31 alas e cinco carros alegóricos. À frente da bateria, estará a rainha Camila Silva.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira é formado por Reginaldo Romualdo Pereira (Pingo) e Paula Fernanda Penteado (Paulinha). O samba-enredo que vai embalar os foliões é de autoria de Zeca do Cavaco, Ronaldinho FQ, Afonsinho BV, Valter Camargo e Evaldo “Sean”. O intérprete é Wander Pires.

Segundo o site oficial da escola de samba, o objetivo do tema abordado é mostrar que, ao longo da história, a mulher mudou a sua maneira de ser na sociedade, exercendo papel protagonista e decisivo no desenvolvimento social e cultural do país.
Durante o samba-enredo, a mulher é vista como a grande mãe de cada mudança e esteve presente em cada etapa da sociedade. A opção de contar esta trajetória em forma de poema é, na verdade, um tributo que se faz à mulher, uma questão de razão e sensibilidade, revelando que o Brasil não é só a terra da mulher que brilha, mas daquela que faz brilhar.

governo anuncia corte de 1938 bi na educacao


Corte vai na contra-mão das medidas necessárias para avançar a educação. Movimento social unido está pronto para ir às ruas lutar contra decisão
O Ministério do Planejamento divulgou na última quarta-feira (15) um corte do Orçamento de 2012 de R$ 55 bilhões. Na educação, o corte será de R$ 1,938 bilhões. O corte vai contra a principal bandeira de luta do movimento estudantil brasileiro: maiores investimentos na educação, uma vez que a mesma é o pilar para a construção de um projeto de desenvolvimento para um Brasil mais democrático, soberano, ambientalmente sustentável e socialmente includente.
Assim como as entidades do movimento estudantil, UNE, União Brasileira dos Estudanes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), todas as entidades do movimento social brasileiro estão se posicionando contra o corte por considerarem que áreas como a educação, trabalho, saúde e moradia, no campo e na cidade, são áreas essenciais para a vida do povo e para o desenvolvimento nacional.
A UNE acredita a força que o movimento social unido tem para lutar pela garantia de direitos para os estudantes e trabalhadores do país. “Estamos dispostos a investir muito na ampliação vigorosa da nossa luta para coesionar todas as entidades do movimento social do nosso país, fazendo-o avançar e crescer o tom de suas lutas”, afirmou o presidente da União Nacional dos Estudantes, Daniel Iliescu.
Para Carlos Rogério, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), “os cortes são inaceitáveis e dialogam com a pauta dos derrotados nas últimas eleições, com medidas contrárias ao interesse nacional e popular”.
“Queremos deixar claro para o governo que cortar investimentos das áreas sociais é inadmissível. Estamos prontos para ir às ruas contra o corte”, garantiu Daniel. Leia a seguir a nota da UNE, UBES e ANPG contra o corte no orçamento.
 Da Redação

Mostra VER-SUS abre inscrições


Mostra VER-SUS

Mostra Nacional Experiências VER-SUS BRASIL – aberto prazo de submissão

A iniciativa do Ministério da Saúde de retomar o projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS, no final de 2011, inspirou a Comissão Nacional do VER-SUS BRASIL 2012 a se articular à Comissão Organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida para realizar a Mostra Nacional Experiências VER-SUS BRASIL. Integrada à programação da 10ª edição do evento da Rede Unida, a Mostra acontecerá entre 06 e 09 de maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
A Mostra Nacional Experiências VER-SUS BRASIL é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, gestores, trabalhadores da saúde e representantes de movimentos sociais que tenham participado (direta ou indiretamente) de alguma edição do projeto VER-SUS. A Mostra premiará os melhores trabalhos acadêmicos e relatos de experiências que contribuam para o debate sobre o Sistema Único de Saúde, bem como sobre o trabalho, a educação, a gestão e a participação em saúde.
Os interessados em submeter trabalhos e relatos devem acessar o endereço www.redeunida.org.br, clicar no link “Congresso 2012” e depois em “Submissões”. Basta preencher o formulário de submissão com o resumo do trabalho e/ou relato e escolher a modalidade “Mostra Nacional Experiências VER-SUS BRASIL”. O período de submissão irá de 07/02 até 06/03.
Aqueles que não têm a intenção de submeter trabalhos, mas desejam participar do Congresso e da Mostra podem acessar o www.redeunida.org.br e preencher o formulário de inscrição do 10º Congresso Internacional da Rede Unida. No endereço virtual é possível conhecer as regras de submissão, tabela de pagamentos de inscrição e demais orientações.
Não deixe de participar!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Liberdade

Bukowski

A procura da sede da Bienal


Cidades devem enviar sua candidatura até dia 28 de fevereiro
Durante a última reunião da diretoria plena da UNE, que aconteceu em São Paulo nos dias 7 e 8 de fevereiro, os 85 diretores da entidade se encontraram para debater e aprofundar importantes temas como educação e conjuntura e definir o calendário da entidade para os próximos meses da gestão.  Ao término da reunião, foi aprovado o Edital de convocação de candidatura para cidade sede da 8ª Bienal da UNE, o maior e mais aguardado festival estudantil da América Latina.
O importante evento cultural, previsto para acontecer no verão de 2013, ainda não tem local definido, por essa razão o edital foi aprovado: os estudantes e a rede do movimento estudantil podem articular junto a parceiros do poder público e/ou da iniciativa privada um consórcio para candidatar sua cidade para receber a Bienal. Para isso, é preciso enviar as candidaturas até o dia 28 de fevereiro. O pleito deve ser formalizado junto a UNE mediante envio de ofício e pré-projeto para o endereço eletrônico: 8bienaldaune@gmail.com ou pelo fax (11) 5539-2342/ (11) 5084-4477

une participa de posse da ministra da secretaria de politicas para mulheres



Com a nova gestão, estudantes esperam avançar nas questões dos direitos das mulheres
Na última sexta-feira (10/02), substituindo Iriny Lopes, que deixa a Secretaria de Políticas para as Mulheres para concorrer à prefeitura de Vitória (ES) nas eleições municipais de outubro, tomou posse como nova ministra a professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Eleonora Menicucci.
A cerimônia de posse ocorreu no Palácio do Planalto e reuniu ministros, parlamentares e outras autoridades, entre elas a diretora de mulheres da UNE, Liliane Oliveira, que também é membro do Conselho Nacional de Políticas para Mulheres. “Com a nova ministra, temos a expectativa de avançar muito nas questões de direitos das mulheres”, avaliou Liliane.
 





segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

OAB-BA reforça Movimento Desocupa




Nesta sexta (10), o Movimento Desocupa ganhou um reforço de peso: a OAB-BA. Em reunião realizada na sede da entidade, na Av. Joana Angélica, o presidente da seccional baiana, Saul Quadros, se colocou à disposição para apoiar o movimento e a sociedade de maneira geral no enfrentamento das ilegalidades cometidas por entes públicos e na defesa da democracia.

Na oportunidade, Saul Quadros saudou a mobilização alcançada pelo Desocupa e ressaltou que Salvador "deve resgatar sua auto-estima". Também estiveram presentes na reunião o professor Ordep Serra (UFBA), os arquitetos Carl Von Hauenschild e Daniel Colina, além de outros membros do movimento. Quem não deve gostar nada da novidade é o prefeito João Henrique, um dos alvos prioritários do Desocupa. 
Fonte: bocaonews

domingo, 12 de fevereiro de 2012

todos os instrumentos de repressão, sejam eles físicos ou psicológicos

Volta as aulas!!


Dia 13 de fevereiro
A Rede FTC informa que as aulas e as atividades acadêmicas e administrativas voltam a funcionar normalmente a partir de segunda-feira, 13 de fevereiro, em todas as suas unidades de ensino, com o pleno funcionamento de todos os servicos.
A IES disponibilizará posteriormente o novo calendario acadêmico aos alunos, a fim de garantir a qualidade e cumprimento do semestre letivo.
Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas através do formulário Fale Conosco no Portal ou pelo email: contato@ftc.br.
Central de Relacionamento: telefones 71 3254.6666 (Salvador) e 0800.56.6666 (demais Localidades).
Rede FTC

sábado, 11 de fevereiro de 2012

UNE convoca caravana



Manifesto da caravana foi aprovado e já começaram os preparativos da jornada que promete ser histórica para o movimento estudantil
Nos últimos dois dias, em São Paulo, a UNE reuniu os seus 85 diretores, vindo de diversos cantos do país, para a segunda reunião do seu pleno realizada nessa gestão. O encontro teve o papel importante de aprofundar o debate sobre educação e conjuntura. Como resultado do encontro, foi aprovado o manifesto da Caravana UNE Brasil+10, inicitativa que vai percorrer o país nos próximos meses com objetivo de pensar o futuro da nação para os 10 anos vindouros. 
O documento aprovado convoca, também, outros dois importantes momentos para o movimento estudantil no semestre: a Jornada Nacional de Lutas em março e o 60º Conselho Nacional de Entidades Gerais em maio, este último com a importância de ser realizado em um ano eleitoral e com o objetivo de aprovar uma plataforma politica de reivindicação dos estudantes.
“Esse manifesto e a agenda política proposta, resumidamente, desafiam os estudantes a espalhar as lutas, debates e atividades para agitar as universidades, sacudir o Brasil e fazer pressão sobre o governo federal e o congresso por avanços na educação”, declarou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

Contra o beijo a força


Polícia pernambucana fará ação especial contra beijos forçados no Carnaval
A Polícia Militar de Recife (PE) fará uma intensa ação contra beijos forçados no Carnaval da cidade. Pouca gente sabe, mas o beijo forçado já é considerado estupro pela legislação brasileira e a operação pretende coibir o comportamento e punir quem desrespeitar a regra. Assim como em Salvador, durante as festas na capital pernambucana, é comum um grupo de meninos abordarem uma única menina e obrigá-la a beijar todos. A prefeitura divulgou uma série de proibições para o período e informou que fará uma campanha para orientar que sejam feitas denúncias na PM e Guarda Civil. Além do ósculo, os também comuns puxões de cabelo, passada de mão e outros comportamentos considerados agressivos também entram na lista. Os detidos serão levados para a delegacia e podem ser autuados em flagrante.
fonte bahia noticias

Reflita

Manifesto da UNE: Caravana Brasil +10


MANIFESTO DA CARAVANA

“Brasil+10”: Nas lutas dos próximos dez anos, o Brasil de nossos sonhos!

Quinhentos e doze anos após o primeiro contato entre portugueses e ameríndios, o Brasil vive,
hoje, apenas o preâmbulo de seu verdadeiro destino. Temos nossa história marcada pela
resistência e mobilização dos povos. A luta dos milhões de indígenas e de negros contra a
escravidão e a luta da classe trabalhadora e sua juventude por direitos e transformações
sociais no Brasil, no século XX, são marca da originalidade e criatividade de nossa gente. Não
se pode subestimar a capacidade que esta nação tem de, na luta e na pressão por mudanças
democráticas, construir um Brasil forte, com respeito a sua soberania e combate as
desigualdades que já duram mais de quinhentos anos. Diante de nossas possibilidades, não
aceitamos mais a marca de eterno “país do futuro”. No momento em que este gigante se
ergue, cabe discutir os rumos que esta nação de gente forte e corajosa quer para os anos
futuros desde já.
Neste período em que o país enxerga no horizonte o aniversário de 200 anos de sua
independência, a União Nacional dos Estudantes, entidade que reúne as lutas da juventude
brasileira, se propõe a discutir o que será do tempo que resta para chegarmos a esta data tão
simbólica. Qual o Brasil que queremos para os próximos 10 anos? Como construir este país
pelo qual tanto lutamos?

Rio +20


Rio+20: as críticas

Os documentos preparados pela ONU para a Conferência Rio+20 trazem informações importantes sobre inovações de cuidado ambiental mas as propostas que fazem — resumidas no conceito de economia verde — são escandalosamente ineficazes e até contraproducentes.

Antes da crise financeira, a Europa foi talvez o continente em que mais se
refletiu sobre a gravidade dos prolemas ecológicos que enfrentamos. Toda esta reflexão está hoje posta de lado e parece, ela própria, um luxo insustentável. Disso é prova evidente o modo como foram tratados pela mídia dois acontecimentos das últimas semanas, o Fórum Econômico Mundial de Davos e o Fórum Social Mundial Temático de Porto Alegre. 

O primeiro mereceu toda a atenção, apesar de nada de novo se discutir nele: as análises gastas sobre a crise europeia e a mesma insistência em ruminar sobre os sintomas da crise, ocultando as suas verdadeiras causas. O segundo foi totalmente omitido, apesar de nele se terem discutido os problemas que mais decisivamente condicionam o nosso futuro: as mudanças climáticas, o acesso à água, a qualidade e a quantidade dos alimentos disponíveis ante as pragas da fome e da subnutrição, a justiça ambiental, os bens comuns da humanidade. Esta seletividade mediática mostra bem os riscos que corremos quando a opinião pública se reduz à opinião que se publica.

O Fórum de Porto Alegre visou discutir a Rio+20, ou seja, a Conferência da ONU sobre o desenvolvimento sustentável que se realiza no próximo mês de Junho no Rio de Janeiro, 20 anos depois da primeira Conferência da ONU sobre o tema, também realizada no Rio, uma conferência pioneira no alertar para os problemas ambientais que enfrentamos e para as novas dimensões da injustiça social que eles acarretam. 

Lei Maria da Penha


Lei Maria da Penha: STF decide que agressor pode ser processado mesmo se vítima retirar queixa 
Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (9) que as ações penais fundamentadas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) podem ser processadas mesmo sem a representação da vítima. Ou seja, ainda que a mulher não denuncie seu agressor formalmente ou que retire a queixa, o Estado deve atuar, no que se chama de ação pública incondicionada. Essa possibilidade era defendida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4424, apresentado pela Procuradoria Geral da República, que questionava previsão contrária da lei que pune a violência doméstica contra a mulher.
O STF também considerou constitucionais, por unanimidade, três pontos da Lei Maria da Penha. Os ministros concordaram que a lei não ofende o princípio da igualdade (artigo 1º) e reconheceram as varas criminais como o foro correto para o julgamento dos processos cíveis e criminais relativos a esse tipo de violência, como já prevê o artigo 33 da lei. Ratificaram, ainda, a proibição de ações dessa natureza serem processadas em juizados especiais (artigo 41).


















Da Redação / Agência Senado

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Moção de Apoio a Comunidade Pinheirinho da UNE


Moção de Apoio a Comunidade Pinheirinho

No dia 22 de janeiro, a PM de SP, alegando cumprir mandato de reintegração de posse
emitida pelo Tribunal de Justiça do estado, cercou e invadiu a ocupação conhecida
como Pinheirinho, em São José dos Campos. A UNE repudia a reintegração de posse
considerando que ação política serviu para garantir os interesses de mega-especuladores
e seus credores. O terreno pertence à massa falida da empresa Selecta (que nunca teve
sequer um funcionário) e a empresa deve à prefeitura R$ 15 milhões. A ação utilizou de
todos os meios políticos, jurídicos e repressores para expulsar os moradores do
Pinheirinho.
Os governos, federal e estadual, entraram em consenso e foi uma janela com 15 dias
para negociação. Entretanto, a reintegração, a partir de nova ordem judicial (executada
pelo desembargador Rodrigo Capez, irmão do deputado estadual Fernando Capez do
PSDB) foi expedida para reverter o acordo.
A ação de guerra contou com mais de dois mil policiais fortemente armados e os
moradores afirmam 4 mortes e vários feridos. Além da ação sangrenta, o governo do
PSDB através do comando da polícia, o caráter fascista ficou a mostra depois que os
moradores foram obrigados a colocarem pulseiras azuis e serem conduzidos a
alojamentos em que se concentraram e se seguiu agressões aos moradores.
Considerando ainda o grande déficit habitacional do país, desalojar uma comunidade
com nove mil moradores estabelecidos é um absurdo. Assim, a UNE exige que o
governo federal desaproprie o terreno a fim de que se garanta a moradia das famílias do
Pinheirinho.
São Paulo, 08 de Fevereiro de 2012
União Nacional dos Estudantes.

casa do estudante

Sem homofobia

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Carta aberta da UEB sobre a greve da PM


Greve da PM gera crise na Bahia e deixa saldo de 94 mortos
Na iminência do início do ano letivo, diante da greve da Polícia Militar baiana, que hoje completa uma semana, a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e a Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (ABES) vem, por meio desta nota, defender a negociação como a melhor maneira de superar a grave situação em que se encontra a segurança pública na Bahia.
Os trabalhadores e trabalhadoras da Polícia Militar da Bahia lutam por melhores condições de vida e de trabalho, portanto, trata-se de uma pauta justa. No entanto, ainda que a pauta seja justa, não concordamos que o encaminhamento das reivindicações seja feito de forma violenta e irresponsável. Infelizmente, uma minoria composta por homens encapuzados, orienta atos violentos em diversas cidades baianas, disparando tiros e atravessando ônibus em via pública. Repudiamos tais atos, que, embora praticados por uns poucos, disseminam o terror e prejudicam a população.
As entidades estudantis sempre lutaram pela liberdade de manifestação e estão lado a lado com a classe trabalhadora em nossas pautas cotidianas. A tradição de reivindicações corre em nossa história e a defesa de uma sociedade igualitária é o nosso horizonte.
Esperamos ações efetivas e protagonismo por parte do governo do estado para a dissolução destes impasses, além de compromissos nítidos para que tenhamos avanços no que tange ao modelo de segurança pública que a Bahia precisa. A população baiana não pode ser refém de policiais grevistas com armas em punho nem das forças armadas e seus fuzis.
Nós temos um modelo de segurança pública equivocado e contraditório com a construção de uma sociedade justa e igualitária, tal como defendemos. O genocídio da juventude negra e a letalidade da polícia são questões centrais para o debate da segurança pública que necessitamos. Este momento de crise talvez seja uma boa oportunidade de discutirmos possíveis mecanismos para termos uma polícia mais eficiente e compatível com o Estado Democrático de Direito.
 Por fim, a UEB e a ABES esperam que o bom senso prevaleça e que as negociações ajudem a dar fim à greve, para que o calendário letivo seja preservado e que possamos avançar na construção de uma sociedade realmente justa e segura.
Bahia, 8 de fevereiro de 2012
União dos Estudantes da Bahia (UEB)
Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (ABES)