domingo, 26 de junho de 2011

O protesto mais bonito da UFPB





Estudantes fazem paródia para protestar contra paralisação nas obras da Federal da Paraíba.

Desde quando estourou na internet, o hit "Oração", da Banda Mais Bonita da Cidade, ganhou diversas versões bem humoradas. A mais recente delas, no entanto, trata de um problema bem sério: a paralisação nas obras no bloco que abriga o curso de Comunicação de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba. Para pedir a retomada das aulas, os estudantes produziram uma paródia que denuncia o descaso da reitoria.

Segundo os alunos, o prazo para o término das obras era de 150 dias. No entanto, nota-se pelo vídeo que a construção não anda e já contabiliza um ano de atraso. Segundo nota oficial da reitoria, divulgada após o barulho provocado pela paródia - são mais de 170 mil visualizações no Youtube até agora -, a interrupção aconteceu porque duas empresas contratadas não cumpriram o cronograma previsto na licitação. 

Mostrando enorme inabilidade, a reitoria foi além e publicou um vídeo em resposta aos alunos com supostas melhorias no campus, mas que já foi retirado do ar por ter causado ainda mais insatisfação nos estudantes.
Confira abaixo a "Banda mais bonita da universidade":




terça-feira, 21 de junho de 2011

Acidente em frente a FTC

À direita e à esquerda da imagem, ambulâncias da SAMU. Ao centro, o caminhão dos bombeiros estacionado ao lado do acidente.

Por volta das 22:30h desta segunda-feira alguns estudantes que estavam no ponto de ônibus em frente à FTC, no sentido Iguatemi da Av. Paralela, foram surpreendidos por um carro que colidiu com um ônibus ao qual embarcavam estudantes da FTC. O carro ficou quase irreconhecível, uma vez que sua maior parte encontrava-se embaixo do ônibus e apenas parte do fundo do carro encontrava-se visível. Após o acidente algumas pessoas mantiveram contato com os ocupantes do veículo. A polícia militar e a SAMU prestaram socorro às vítimas. Logo em seguida o corpo de bombeiros chegou para dar suporte.

Rezemos pela sobrevivência e sanidade dos ocupantes do veículo!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Marcha da Maconha na BA acontece ainda este ano, diz organizador












Em Salvador, o grupo que organiza a regional da Marcha da Maconha ainda não definiu uma data prevista para a nova passeata, mas afirma: “ela acontecerá ainda em 2011”. “Nós já havíamos programado a Marcha da Liberdade para acontecer este sábado (18)", afirma Eduardo Ribeiro.
"Nós iremos nos reunir na Praça do Campo Grande, centro de Salvador, junto com líderes de outros movimentos, como o movimento a favor do kit Homofobia”, completa o organizador.
Em maio, os promotores de justiça Ediene Lousado, Paulo Gomes,   Gervásio Lopes e Marcos Pontes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco) na Bahia,propuseram uma ação cautelar com pedido de liminar para suspensão do evento. A partir daí a juíza auxiliar da 1ª Vara de Tóxicos, Daniela Gonzaga proibiu a realização da marcha.
“É um absurdo constitucional terem proibido a realização da ‘Marcha’ em Salvador ou em qualquer outro estado brasileiro”, diz Eduardo Ribeiro, estudante do curso de história da Universidade Federal da Bahia e um dos organizadores da ‘Marcha’ em Salvador.

domingo, 19 de junho de 2011

'Marcha das vadias': Mulheres saem às ruas para lutar contra o estupro


O DCE FTC defende a autonomia do corpo da mulher e a plena escolha sobre seu destino e sua vida. Encarando a questão do aborto não como um crime e sim como uma questão de saúde pública que deve ter atenção especial às mulheres jovens que são as maiores vítimas de abortos inseguros e que levam à morte. Já o estrupo agride tudo que acreditamos quanto a respeito e direitos humanos. A mercantilização do corpo e da vida das mulheres, que as coloca enquanto objetos, aliados à visão medíocre e culpabilista da polícia do Canadá, reforça o machismo e patriarcado em nossa sociedade. Repudiamos todos os atos que subjugam as mulheres e ferem sua autonomia. O DCE FTC combate tais práticas e saúda a todas e todos que participam das manifestações contra o machismo e sexismo.



Manifestação aconteceu na tarde do sábado (4), na Avenida Paulista.Objetivo é alertar a sociedade sobre o machismo. Paulo Toledo Piza  Do G1 SP

Com faixas e cartazes, mulheres se concentram para a Marcha das Vadias na Avenida Paulista (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Com faixas e cartazes, mulheres se concentram para a Marcha das Vadias na Avenida Paulista (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)


Mulheres com saias curtas, de salto alto e até só de calcinha e sutiã se reuniram na tarde deste sábado (4) na Praça dos Ciclistas, na Avenida Paulista, em São Paulo, para uma manifestação inusitada: a Marcha das Vadias. A ideia da brincadeira surgiu após um policial afirmar, durante uma palestra em uma universidade em Toronto, no Canadá, que as mulheres deveriam parar de usar roupas de vadias (ou slut, em inglês) para evitar estupros.

A opinião do policial teve grande repercussão e marchas semelhantes ocorreram em todo o mundo. Uma das idealizadoras da manifestação paulistana, a escritora Solange De-Ré, de 30 anos, afirma que o objetivo é fazer com que a sociedade reflita sobre o machismo. “Em uma mesma família, o menino tem toda a liberdade para se mostrar. A mulher, não. O machismo não vem só dos homens, mas das mulheres também, que julgam as outras mulheres.”
Bom humor e pouca roupa foram as marcas registradas das manifestantes na marcha (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Ela lamenta a violência contra as mulheres –fato que em sua opinião é uma realidade mundial. “Tem mulheres com burca que acabam sendo estupradas. Isso tem que acabar.”
Bom humor e pouca roupa foram as marcas
registradas das manifestantes na marcha
(Foto: Paulo Toledo Piza/G1)






A versão paulistana da marcha foi mais recatada do que as equivalentes estrangeiras. “A gente não quer carnaval. A gente quer que as pessoas se vistam normalmente, como elas gostam de se vestir”, disse a publicitária Madô Lopez, de 28 anos, co-responsável pela marcha. O que mais chamou a atenção entre os cerca de 300 participantes foi a grande quantidade de cartazes contra o machismo e a favor do respeito entre os gêneros. Além disso, um grupo de mulheres animava o público usando tambores improvisados em baldes para produzir música.


Apenas uma jovem foi mais ousada e encarou a fria tarde de sábado vestindo apenas calcinha e sutiã. A estudante Emilia Aratanha, de 23 anos, justifica a vestimenta: “Independentemente do que você usa, em primeiro lugar vem o respeito.” 







DCE PUC RS

Eleição para o DCE da PUCRS será antecipada

Felipe Prestes
O mandato da atual diretoria do Diretório Central de Estudantes da PUCRS vai até o final de 2012, mas a próxima eleição será antecipada para novembro deste ano ou abril do ano que vem. Durou cinco horas reunião realizada entre reitoria da PUCRS, estudantes e políticos nesta sexta-feira (17), sem que se chegasse a um consenso sobre a realização de nova eleição para a entidade. Sem acordo, a reitoria definiu que vai encaminhar a decisão a seu conselho universitário, que vai definir a nova eleição entre as duas datas.
A proposta que tinha acordo entre reitoria, deputados e vereadores, e estudantes de oposição ao DCE era de novas eleições em novembro de 2011, mas o presidente do diretório, Thiago Brozoza, não deu acordo à proposta, aceitando apenas a data de abril de 2012. Na falta de consenso, a PUCRS optou por resolver via conselho universitário, que é formado por integrantes da reitoria, diretores de faculdade, do corpo docente, dos funcionários, da sociedade civil organizada e de alunos. A instituição pretende solucionar a questão o mais rápido possível, tendo em vista os danos que a falta de transparência nas eleições do DCE e os decorrentes protestos têm causado a sua imagem.
O DCE diz que não aceitará a decisão do conselho universitário da PUCRS, recorrendo, se preciso, à Justiça. Já a comitiva de políticos que acompanha o caso confia na decisão do conselho da PUCRS. “Acreditamos que o conselho universitário da entidade é soberano para definir um calendário de eleições”, afirma o vereador Carlos Todeschini (PT).
Mesmo deixando a decisão a cargo da universidade, ele afirma que os políticos vão continuar acompanhando o caso, e os próximos pleitos estudantis a serem realizados na universidade. “Vamos continuar acompanhando, que era o que vínhamos fazendo. Haverá a eleição para o congresso da UNE, para centros acadêmicos. Temos que acompanhar para garantir que estes procedimentos sejam cumpridos dentro de normas estabelecidas”.
Os protestos contra a atual diretoria do DCE da PUCRS começaram na semana passada, devido às dificuldades que chapas de oposição estavam encontrando para conseguir se inscrever na eleição que definiria os delegados representantes da universidade no Congresso Nacional da UNE. O pano de fundo é o domínio de mais de quinze de um mesmo grupo político na entidade, acusado de se manter no poder com fraudes eleitorais, agressões e ameaças a opositores.
Na noite desta quinta, estudantes da PUCRS realizaram um protesto contra a atual direção do DCE. Veja as imagens da manifestação.

A deputada e ex-estudante da PUC Manuela D'Ávila presente | Ramiro Furquim/Sul21

sábado, 18 de junho de 2011

Dois Terços: blog GLBT mas popular no estado


Um dos mais importantes blogs do cenário LGBT do nosso estado é destaque na internet, tem se tornado muito popular para quem quer ficar antenado e sabendo onde tem uma boa balada na cidade. 

O DCE FTC hoje homenageia o DoisTerços pela importância que ele tem em fortalecer o debate e a causa GLBT e por ser uma fonte de informações muito importante no combate do preconceito e desinformação. 

Dois Terços no programa Boa Tarde Bahia

GNT exibe programação especial sobre diversidade sexual

Doc 'Soy Gay e Daí?' fala sobre a origem da homossexualidade
Como já é tradição, o GNT exibe no mês de julho uma série de filmes e documentários inéditos que abordam a diversidade sexual. No domingo, dia 4, às 22h, o “Marília Gabriela Entrevista”recebe o psicoterapeuta Klecius Borges, especialista em terapia afirmativa de gays, lésbicas e bissexuais. Ele se dedica há dez anos à clínica homoafetiva, orientando homossexuais e suas famílias. Na quarta, dia 7, às 21h, o GNT apresenta o inédito “Jerusalém: As Fronteiras do Preconceito”. O documentário mostra um bar gay chamado Shushan, localizado na cidade, onde pessoas de diferentes nacionalidades, religiões e orientações sexuais vivem em paz em um lugar dividido pela guerra. A produção acompanha a rotina de palestinos e israelenses e a luta deles para fazer uma Parada Gay em Jerusalém.

Blogs impediram manipulação durante eleições, afirma Lula

Blogs impediram manipulação durante eleições, afirma Lula


Lula durante entrevista com blogueiros | Foto: Ricardo Stuckert
Rachel Duarte
De Brasília
Convidado ilustre do 2º Encontro de Blogueiros Progressistas, realizado em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou agradecimento aos responsáveis por blogs políticos nos últimos anos. “Não vou me esquecer nunca o papel que vocês tiveram na defesa da liberdade de expressão neste país. Durante os oito anos do meu governo e sobretudo na eleição do ano passado. Vocês evitaram que a sociedade brasileira fosse manipulada, como foi por muito tempo”, disse Lula. “O povo não precisa mais de intermediário na comunicação”, completou.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Data da matricula FTC

Data da matricula FTC
ALUNOS SEM PROVA FINAL
17/jun Medicina + Direito + Psicologia
18/jun Administração + Turismo + Nutrição + Educação Física
20/jun Enfermagem + Odontologia
21/jun Ciências Biológicas + Farmácia + Biomedicina + Fisioterapia
22/jun Engenharias (Ambiental, Automação, Telecomunicações, Produção Química e Mecatrônica) + Sistemas de Informação
27/jun Ciências Aeronáuticas + Comunicação (Publicidade, Jornalismo, Hipermídia e Cinema e Vídeo)

ALUNOS QUE FIZERAM PROVA FINAL
30/jun Medicina + Direito + Psicologia
01/jul Enfermagem + Odontologia
04/jul Farmácia + Biomedicina + Fisioterapia
05/jul Administração + Turismo
06/jul Comunicação (Publicidade, Jornalismo,
Hipermídia e Cinema e Vídeo)
07/jul Engenharias (Ambiental, Automação,
Telecomunicações, Produção Química e
Mecatrônica) + Sistemas de Informação
08/jul Nutrição + Educação Física
09/jul Ciências Aeronáuticas +
Ciências Biológicas

ALUNOS BOLSISTAS EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
10 a 15/jul Todos os cursos

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Combate ao Racismo: Esta luta nos UNE



Combate ao Racismo: Esta luta nos UNE

Entre os dias 20, 21 e 22 de maio, estudantes negros e negras de diversas Universidade Públicas e Privadas do Brasil estiveram reunidos na Universidade Federal da Bahia em Salvador participando do III ENUNE – Encontro de Negros e Negras Cotista da UNE.

O III ENUNE se propôs a discutir os avanços, desafios e perspectivas das políticas de ações afirmativas para o acesso da população negra no ensino superior brasileiro. Ainda que, a partir desse balanço, identifiquemos que o acesso desta população no ensino superior tenha avançado as políticas de permanência não seguem o mesmo ritmo. Precisamos criar mecanismos que garantam em sua totalidade condições necessárias para uma trajetória sustentável até a formação dos estudantes negros/as e cotistas. Para que os desafios colocados possam ser superados é necessário compreender o papel estratégico de uma aliança com o movimento negro brasileiro e demais setores progressistas da sociedade.

O avanço das políticas afirmativas no Brasil tem mobilizado também os setores conservadores da sociedade brasileira que iniciaram mais uma ofensiva contra o povo negro combatendo a democratização do ensino superior a partir da perspectiva de inclusão de estudantes negros e negras. A UNE repudia e combate ações como as conduzidas pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) e pelo partido Democratas (DEM) que alega a inconstitucionalidade das ações afirmativas adotadas pela UNB e UFRGS no Supremo Tribunal Federal e tentam mais uma vez suprimir a população negra do espaço da educação superior.

CARTA DAS MULHERES ESTUDANTES BRASILEIRAS

Realizado, em Salvador, entre os dias 21 a 24 de abril, o 4º Encontro de Mulheres Estudantes (EME) da UNE reuniu cerca de 700 mulheres estudantes de todo o Brasil, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Ondina. O DCE FTC esteve presente e ajudou na construção dese evento através da UEB.



Com a temática “Ô abre alas que as mulheres vão passar”, o 4º EME tratou das históricas bandeiras de luta do movimento estudantil tendo sempre enfoque nas lutas das mulheres. Dentre os temas importantes se destacaram a assistência estudantil, aborto e a inserção das mulheres na política.

Nesse sentido as mulheres estudantes presentes no 4º EME da UNE reafirmam a atualidade da luta das mulheres e nosso compromisso com a luta pela superação do patriarcado, do machismo, do racismo, homofobia e pela garantia da nossa autonomia e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Defendem que a UNE incorporem o debate da reforma política entre suas principais tarefas além da luta por creches universitárias em tempo integral, cumprimento de 30% de cotas para as mulheres na diretoria executiva e no pleno da entidade e a luta pela legalização do aborto.

NOTA DE REPÚDIO AS AGRESSÕES OCORRIDAS NA PUC RIO GRANDE DO SUL


As Diretorias de Mulheres da União Nacional dos Estudantes e da União Estadual dos Estudantes – Livre/ RS vem a público repudiar a agressão que as estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul sofreram na última segunda-feira, 13 de junho, durante as eleições do 52º Congresso da UNE (CONUNE).


É incabível que aconteçam atos de violência nos espaços do movimento estudantil e, especialmente, durante o processo do CONUNE, fórum democrático da UNE aberto a todas e todos os estudantes brasileiros. É ainda mais inaceitável que essa violência seja contra as mulheres. Lutamos por uma nova universidade e certamente os pilares dessa construção são e, devem, acontecer a partir da liberdade, da igualdade entre homens e mulheres e da democracia.

Manifestamos o nosso repúdio a estas práticas anti-democráticas, conservadoras e opressoras, exigimos punição aos responsáveis e nos solidarizamos com as estudantes que enfrentam o machismo e lutam por democracia no movimento estudantil.

Todas rumo ao CONUNE, construir a universidade que sejamos, denunciar o conservadorismo e a opressão que sofrem as mulheres. Mulheres na luta contra o machismo e por democracia na universidade!


Diretoria de Mulheres da União Nacional dos Estudantes e Diretoria de Mulheres da União Estadual dos Estudantes – Livre/ RS.

O Ministério Público e a Segurança Pública para LGBT


 Caros (as) amigos (as),
Encaminho material promocional para divulgação da Sessão Temática: "O Ministério Público e a Segurança Pública para LGBT", a ser realizada na data de 20 de junho do corrente ano, no Auditório J. J. Calmon de Passos – Sede da Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Bahia/ Ministério Público do Estado da Bahia (Salvador/Ba). No ensejo, solicito que este e-mail, contendo o banner virtual do evento, possa ser reenviado ao seu mailing list de contatos pessoais. Maiores informações sobre o evento - programação e inscrições - no site: http://www.mp.ba.gov.br/eventos/2011/junho/dia_20/dia_20.html 
Coloco-me a disposição para quaisquer informações complementares, ao tempo, que em nome deste GEDEM, agradeço.
 
Atenciosamente,

Amauri Brito
Ministério Público do Estado da Bahia
Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (GEDEM)
+55.71.3103.6407/6406 (fax)
amauri@mp.ba.gov.br
lgbt.gedem@mp.ba.gov.br


Ministro defende investimento de 7% do PIB em educação; entidades pedem 10%

Fernando Haddad disse que o governo está “aberto ao diálogo”
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que a meta de ampliação do investimento público em educação de 5% para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020 é “lógica”. A declaração foi dada em um auditório lotado de professores e representantes de entidades civis que pedem a aplicação no setor de pelo menos 10% do PIB em dez anos.
A meta está prevista na proposta do governo, em tramitação na Câmara, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10). O projeto já recebeu quase 3 mil emendas de deputados – muitas delas preveem o aumento das verbas para a área.
De acordo com Haddad, o valor levou em consideração as promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff e os recursos necessários para que as metas previstas no projeto sejam atendidas. Segundo ele, a mudança representaria anualmente R$ 80 bilhões a mais para o setor.

Grupo de hackers invade rede de computadores do Senado americano


Um grupo de hackers, nomeado Lulz Security, disse ter invadido a rede de computadores do Senado dos Estados Unidos. O grupo já havia hackeado o site da Sony e o da rede de televisão Public Broadcasting System.
Um lista de arquivos que não parecem ser confidenciais foi publicada na internet. A autoridade responsável pela segurança do Senado não comentou sobre o caso. Contudo, os hackers aponta que acessaram a rede de computadores do Senado americano.
"Eles certamente demostraram ter acessado e encontrado o servidor de dados", disse Stewart Backer, ex-funcionário de unidade de Internet do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, acrescentando que "não está claro pelo nome dos arquivos se há algo confidencial".

Catalunha. Deputados entram de helicóptero em parlamento sitiado

Violência estendeu-se a Madrid e houve detenções. Líderes do Movimento 15-M condenam a violência, as vaias e os insultos



parlamento catalão foi ontem cercado por uma manifestação de jovens Indignados (a geração à rasca espanhola), o que obrigou 24 deputados e o presidente da Generalitat (governo da Catalunha), Artur Mas, a entrarem na câmara recorrendo a helicópteros. Outros legisladores chegaram em carrinhas da polícia. Os líderes do acampamento da Puerta del Sol e fundadores do Movimento 15-M condenaram a acção em Barcelona por considerarem inaceitável "qualquer pressão acima da lei".

STF vota a favor de marcha da maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta quarta-feira (15), em favor do direito dos cidadãos de realizar manifestações pela legalização da droga. A ação proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a liberação de eventos públicos. “Nada se revela mais nocivo e perigoso que a pretensão do Estado de proibir a livre manifestação. O pensamento deve ser livre, sempre livre, permanentemente livre”, disse o relator Celso de Mello. A decisão, acolhida por unanimidade de votos, tem efeito vinculante: as marchas da maconha não constitutem apologia ao crime. Apenas oito dos 11 integrantes que compõem o STF participaram do julgamento, os outros três justificaram suas ausências.

Engenheiros reivindicam melhores salários

Os engenheiros civis que integram o quadro de servidores municipais de Salvador reclamam de discrepância salarial e tratamento desigual da categoria pela Prefeitura. De acordo com a Associação dos Engenheiros Civis do Brasil – Seção Bahia (Abenc-BA), a diferença de vencimentos entre profissionais que ocupam a mesma função, segundo o plano de cargos instituído pela Lei 7.866/2010, chega a 200%. “A diferença entre esses profissionais de igual formação é gritante. Enquanto o servidor engenheiro da Secretaria Municipal de Saúde tem um salário base inicial de R$ 3.099,92, o da Sucop amarga exatos R$ 904,12”, reclama o presidente da Abenc-BA, Enéas Almeida. O representante da classe denuncia ainda a defasagem das remunerações e o descumprimento, pela Prefeitura da cidade, do salário mínimo dos profissionais do setor. “O Artigo 124 da Lei Orgânica também assegura o pagamento do piso aos profissionais de nível superior, mas o tratamento dado pela prefeitura, além de discriminatório é ilegal”, protesta.

Conselho de Ética abre processo contra Bolsonaro


O Conselho de Ética da Câmara instaurou, nesta quarta-feira (15), processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). A representação, de autoria do PSOL, cita dois episódios, um deles envolvendo a cantora baiana Preta Gil. Em uma polêmica entrevista ao programa CQC, da Band, em março deste ano, ao ser questionado pela artista sobre qual seria a reação dele se seu filho se apaixonasse por uma negra, o parlamentar respondeu: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu". O outro caso citado na representação é a briga entre o pepista e a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Inscrições para sisu começam nesta quarta


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), abriu nesta quarta-feira (15) as inscrições para vagas em universidades federais, baseadas nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. O cadastro pode ser feito no site do Sisu, através do número de inscrição e senha do Enem, que pode ser recuperada no próprio portal. Os candidatos poderão escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Há também a possibilidade de concorrer a vagas reservadas para ações afirmativas. No final da etapa de inscrição, o sistema selecionará os estudantes mais bem classificados em cada curso. No total, são 26.336 vagas oferecidas por 48 instituições. O período de cadastro terminará no próximo domingo (19).

Uefs e Uesc encerram 70 dias de paralisação



Os professores das Universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs) e de Santa Cruz (Uesc) encerraram greve após mais de dois meses de paralisação. O acordo salarial e o termo de compromisso que contribuíram para o término da paralisação foram assinados na manhã desta quarta-feira (14), em reunião na sede da Secretaria de Educação. Ficou acordada a incorporação de 36,06% da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), em quatro parcelas até outubro de 2012. A primeira, de 8%, será retroativa a março deste ano. As aulas das duas estaduais só voltam na segunda (20), mas as atividades acadêmicas já voltam nesta quinta (16). Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) também assinaram o acordo, mas o retorno às aulas só será decidida após assembleia, marcada para às 13h30 desta quinta (16). A Uesb continua em greve por pautas específicas da instituição e uma nova reunião do movimento foi marcada para esta sexta (17).

Alunos da Uesb estão acampados na Reitoria

Os alunos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) permanecem acampados, nesta quarta-feira (15), no módulo da Reitoria. Na manhã desta terça (14), após uma reunião com o vice-reitor e alguns membros da administração da instituição, os estudantes resolveram montar acampamento em protesto a não assinatura de um termo de compromisso com as demandas apresentadas por eles. De acordo com os discentes, temas como a acessibilidade e  a conclusão de obras inacabadas têm sido discutido “exaustivamente”, mas sem perspectivas de soluções. De acordo com o movimento, os estudantes estão dispostos a permanecer no local por tempo indeterminado caso as reivindicações sejam garantidas. Informações do Blog do Anderson.

Em greve, servidores da UFBA realizam passeata


Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBa), em greve desde segunda-feira (13), realizam uma passeata na manhã desta quarta (15), no bairro do Canela, com concentração na Reitoria da instituição. O objetivo é pressionar o governo a apresentar proposta de reajuste com elevação do piso salarial, além de melhores condições de trabalho. “A categoria com o pior piso é a do servidor público federal e o governo ainda quer congelar os salários por dez anos e cortar R$50 bilhões do orçamento”, reclamou Paulo Vaz, coordenador jurídico da Assufba, sindicato que representa a categoria. Segundo o comando de greve, a paralisação não atingirá as unidades de saúde que prestam atendimento à população.

Adolescentes agora poderão doar sangue

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, decidiu autorizar doações de sangue por adolescentes a partir de 16 anos, mediante o aval dos responsáveis. A medida visa aumentar o volume doado no país, que ainda não atingiu a meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A portaria, publicada nesta terça-feira (14), também aumenta em três anos a idade limite para a doação, que agora será de 68 anos. “Com as novas regras, estamos ampliando a proteção a quem vai receber o sangue, tendo regras nacionais claras sobre a captação de doações", acrescenta o ministro Alexandre Padilha. A medida também ressalta que em nenhuma hipótese a orientação sexual pode ser critério para a escolha do doador. Atualmente, o Brasil recolhe 3,5 milhões de bolsas por ano, o que ainda é 2,2 milhões abaixo da meta da OMS. Fonte: Samuel Selestino

terça-feira, 14 de junho de 2011

Estudantes de Jornalismo fazem vídeo sobre a violência contra a mulher

Vídeo que retrata uma cena de violência 

Um grupo de estudantes de jornalismo da FTC realizaram um vídeo promocional contra a violência para com a mulher. Essa atividade fez parte de um matéria curricular mas o tema foi escolhido pelas alunas por se tratar de um tema importante para ser debatido na sociedade e que algumas vezes é banalizado em varias família vitimizando ainda mais essas mulheres que sofrem com o machismo e a violência. 

O DCE FTC é contra todo tipo de violência e opressao e luta cotidianamente para emancipar nossa sociedade de ações preconceituosas, nossa contribuição pode ser um tanto expressiva, dentro de alguns espaços acadêmicos e locais que dialogam conosco. Contribuímos para que os profissionais que se formam na FTC tenham um diferencial na sua formação.