quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mural de Recados

Deixe o seu recado para o DCE ou para a qualquer setor da FTC!
Use este espaço para opinar, discutir, elogiar... dizer o que pensa!
Críticas, sugestões e reivindicações serão bem vindas!

Presidencia recebe o DCE em sua sala

 André Fraga, ex presidente do DCE, Catelino, Acessor Jurídico da Rede, Rosemary, Diretora Geral, William, Presidente da Rede FTC e Marcelo, Presidente do DCE FTC

Hoje o DCE da Rede FTC foi recebido pela equipe da IMES/FTC para uma conversa sobre o aprimoramento das relações entre alunos e a instituição. O bate papo foi bem tranqüilo e amistoso, demonstrando o respeito que ambas as partes têm construído ao longo dos semestre.
O presidente da rede, Wiliam, e a diretora geral, Rosemary, falaram da missão da FTC em formar os estudantes, prestando um serviço de qualidade e a importância da participação dos estudantes em sinalizar como a instituição pode melhorar para atender seus alunos.
O representante dos estudantes, Marcelo Tourinho, relatou algumas das necessidades dos estudantes em salvador e no interior e demonstrou satisfação com a atenção que a diretora tem dado as lideranças. Ainda relatou que precisamos avançar em vários aspectos para alcançarmos um novo patamar nos serviços educacionais (muito do que já expomos em documentos e no Blog), mas que as primeiras sinalizações para as engenharias e o curso de medicina representam um avanço no caminho certo.

Diga NÃO à violência contra a mulher!



    O DCE FTC é solidário à causa da estudante da UNIJORGE que foi agredida fisicamente em público em uma palestra no auditório da instituição.

    O DCE repudia todo e qualquer tipo de violência, discriminação, preconceito e opressão por parte de qualquer cidadão ou instituição. Esperamos do Centro Universitário UNIJORJE uma resposta rápida e enérgica para salvaguardar a integridade física e moral da estudante em questão e coibir quaisquer tipo de atos semelhantes.
    Quanto ao agressor, esperamos que seja aberta uma comissão para instalar um inquérito administrativo, e que sejam tomadas todas as medidas legais cabíveis para que este tipo de episódio não se reproduza.  

DCE acompanha movimentações na FTC

Muito trabalho vem sendo feito para levantar todos os problemas da FTC e negociar junto a direção as melhorias necessárias, isso já vem a alguns anos e estamos tendo avanços. Claro que não no ritmo que gostaríamos mas reconhecemos que no ritmo possível (queremos mais!!). Cada gestão do DCE contribui para o legado de melhorias, não seria diferente na nossa.

Auditório Astor Pessoas cheio na reunião entre estudantes de Medicina, a diretoria e a mantenedora.

Neste mês temos dois momento marcantes, que não tivemos nada parecido em outras gestões da administração, chamamos em dois momento separados os alunos das engenharias e de medicina junto com membros da direção e expomos o que os alunos pensam e querem. A participação foi muito boa e todos puderam expor o que a muito não era ouvido e negligenciado por gestões anteriores.

Representantes da instituição. Ao microfone a Diretora Geral, Rosemary Lacerda.

A diretora, muito enérgica, deu sua opinião franca sobre os temas e problemas. Tivemos da equipe da FTC respostas positivas, algumas protelatórias e outras de resolução imediata. A exemplo disso podemos citar um erro no histórico de alunos que cursaram uma disciplina, porém esta não aparecia em seus históricos. O problema era jogado do CAA, para a Secretaria e para a coordenação sem resolução. Nos surpreendeu que a diretora prontamente deu um basta nisso e mandando resolver a quem deve resolver. Até então, algo novo para nossa comunidade, esperamos que seja esta pratica nos anos que viram da administração Rose Lacerda Ramos.

FTC debaixo d’agua



Além dos problemas cotidianos que os estudantes da FTC tem enfrentado, em dias de chuva como hoje “descobrimos” alguns mais.

Lamaçal nos pontos de ônibus – Os pontos de ônibus da faculdade viraram ilhas de lama. A exemplo disso, o estudante que chega de ônibus na faculdade pelo sentido aeroporto tem 2 opções:

 Ponto de ônibus da FTC (sentido iguatemi)

  
1) Atravessar mais de 40m de lama, subir pela passarela, saltar o mini-lago que se forma na frente da faculdade quando chove rezando para não levar um banho dos carros que passam.

 Mato e lama se misturam no acesso à passarela da FTC (sentido aeroporto)

2) Atravessar um trecho menor igualmente enlameado, subir pela escada, e depois a “cachoeira” da ladeira da FTC.
Qual das 2 opções você escolhe?

   Ponto de ônibus da FTC (sentido aeroporto)
  
Estudantes aguardam momento oportuno para entrar na  FTC sem se molharem ou serem atropelados.

Goteiras – Apesar de termos a resposta por parte da mantenedora de que estas estão sendo sanadas, ainda vemos várias espalhadas por toda a faculdade. Na cobertura frontal dos módulos e na superior, no acesso às escadas, além de algumas salas e corredores da instituição.

Estes e outros problemas estão sendo debatidos entre o DCE e a Faculdade. Estamos cobrando soluções para este e outros problemas, além de ficar de olho nos que vierem a surgir!

 Teto acumula água formando goteiras e uma pequena cascata nas laterais.

Goteiras trazem risco aos estudantes deixando o piso de mármore escorregadio.


Centro da rampa da FTC. 

Lideranças Estudantis da Bahia reúnem-se em prol de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE





Reunião de lideres baianos



Na noite da última segunda-feira (25), estiveram reunidos em Feira de Santana lideres e ex lideres estudantis do Estado da Bahia. Na noite foram realizadas duas reuniões com estudantes e representantes das Faculdades de Feira de Santana. A primeira aconteceu nas dependências da FTC Feira e, posteriormente a segunda reunião aconteceu na UNIFACS Feira. Nas reuniões foram abordados temas inerentes a qualidade da Educação do País, bem como articulações para os próximos Congressos da UEB (União dos Estudantes da Bahia) e UNE (União Nacional dos Estudantes) que acontecerão entre os meses de junho e julho de 2011.

Estiveram presentes na reunião o Ex Presidente do DCE FTC SSA, André Fraga, o Ex Presidente do DCE UEFS, Deibson Cavalcanti, o Vice-Presidente do DCE SSA, Everaldo Santana, o Presidente do DCE FTC SSA, Marcelo Tourinho, a Diretora do DCE UNIFACS, Mickaelly Ess e o Ex Presidente do D.A de Engenharia Ambiental de FSA, Derlan Queiroz.

Durante a visita reconhecemos, dentre as varias lideranças, Derlan Queiroz como nosso representante no polo regional de Feira, na nossa atuação multi campi do DCE FTC. E Mikaelly renovou a parceria que temos com os alunos da unifacs de feira.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nota aos estudantes.



Caros colegas,

O DCE informa a todos que temos acompanhado as reuniões entre a Direção Geral da FTC e estudantes de Engenharia e de Medicina, além das reuniões entre o DCE e a Diretoria. Nestas reuniões tem sido debatidos problemas específicos de alguns cursos além de inúmeros problemas de âmbito geral. Com o mesmo empenho, estamos cobrando da Diretoria e da Mantenedora as soluções para os problemas apontados nestas reuniões.
Salientamos que não realizamos ou realizaremos movimentação ou paralisação alguma enquanto a faculdade estiver mostrando-se aberta ao diálogo e ao equacionamento dos problemas expostos por nós.
Aconselhamos a todos os estudantes que procurem o DCE na sala 113 do módulo 3, ou entrem em contato através do telefone (71) 3281 – 8069 ou do email dceftc@gmail.com para que possamos ajudá-los na solução de problemas, acrescentar itens na pauta das reuniões com a direção ou para que possam participar das nossas reuniões do DCE.

“Eu tô pagando e faço o que eu quero”!!!


    É o que dizem muitos estudantes de faculdades particulares ao depredar o patrimônio das instituições. E aqui na FTC não é diferente!
   Ao caminhar pela faculdade podemos observar extintores de incêndio violados, cadeiras, mesas, saboneteiras, equipamentos de informática e demais utensílios de uso comum quebrados ou saqueados. E o que mais se ouve ao questionar os vândalos que fazem isso é que “o pai paga a faculdade”! Já é um absurdo ver esse tipo de atitude feita por outras pessoas fora da faculdade e mais ainda quando é feita por futuros engenheiros, publicitários, pilotos comerciais, médicos, enfermeiras, nutricionistas e etc., dentro de uma instituição de ensino superior onde, a princípio, circulam pessoas de boa formação e educação.
    Ao contrário do que muitos devem pensar, o vandalismo feito aqui na faculdade não é só coisa de homens! Funcionárias da instituição relataram ver dentro do banheiro feminino situações como fezes em cima da tampa do vaso sanitário, arremessadas ao teto com papel, urina ao redor do vaso...
    A falta de educação é de todos e o problema também é! O dinheiro que você, colega estudante, ou seu pai paga para você cursar a faculdade além de pagar professores e materiais, também esta sendo gasto com concerto e reposição de objetos depredados na faculdade. E essa conta é dividida por todos!
   Pagamos faculdade para ter aulas e utilizar suas dependências, não  para ter direito a quebrar o que quisermos dentro dela!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Coordenação de Engenharia faz simulado do ENADE




Nesta quarta-feira, 19 de Abril de 2011, a Coordenação de Engenharia realizará uma avaliação simulada do ENADE nos dois primeiros horários de cada turno.
A localização das salas será de acordo com a turma base de cada estudante.

Exemplificando: Se você pega a maioria de suas matérias na sala do 8º semestre noturno e no seu comprovante de matrícula está registrado que a sua turma é a 6AV, você terá e fazer o simulado com a turma do 6º semestre vespertino.

A coordenação ressalta que após a avaliação haverá aulas normalmente.

Nota sobre o ENADE:

O DCE da FTC, assim como a maioria dos DCEs do Brasil não acredita que o ENADE seja a melhor forma de avaliar a qualidade dos cursos. Porém, o governo acha que é!

Se a média geral do seu curso no ENADE for menor que 2 (numa escala de 0 a 5) por 2 vezes consecutivas o funcionamento do seu curso pode ser desautorizado pelo MEC. Em relação à seu currículo profissional, leia "curso desautorizado" como "estudante mal formado".

Por isso o DCE FTC é contra o boicote ao ENADE!

Se alguém pedir para você colar um adesivo em sua prova e zerar a prova do ENADE, diga não!
Zerar a prova do ENADE é o mesmo que rabiscar seu currículo.
Quanto melhor a sua nota, melhor será o conceito do seu curso! E isto não é um favor que você faz à faculdade, mas sim para você mesmo e para seus colegas de curso.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Estudantes de medicina fazem movimentação na FTC

Estudantes de Medicina em reunião com a Diretoria Geral e o Presidente do DCE

Após uma reunião com a Diretoria Geral da FTC na manhã desta quinta-feira, os estudantes do curso de Medicina fizeram uma movimentação contra o aumento da mensalidade e a falta de professores, dentre outros problemas existentes na instituição.

A movimentação de hoje dá início à uma movimentação maior de convocação aos estudantes de todos os cursos e que ocorrerá às 7:00h (sete horas) e às 18h (dezoito horas) da quinta-feira, dia 28 de Abril, na FTC, com o propósito de paralisar todas as atividades da instituição em dia a ser definido, para exigir soluções imediatas aos problemas enfrentados.









Os estudantes usaram de faixas e apitos para protestar  pacificamente contra o descaso da instituição.

 Movimentação nas instalações internas da FTC. 


 Movimentação com faixas e apitos no estacionamento da FTC. 
 
Faixas alertam a todos que entraram na FTC esta manhã sem prejudicar transito interno.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Marcelo Tourinho empossado membro do Conselho de Juventude


Marcelo Tourinho, atual presidente do DCE - FTC, foi empossado membro titular do Conselho de Juventude do Estado da Bahia (CEJUVE) em cerimonia realizada na quinta-feira, 31 de Março, na Assembleia Legislativa.
Marcelo, que milita no movimento estudantil (é presidente do DCE FTC, coordenador de juventude do Sindicato de Psicólogos da Bahia e membro da Direção da União dos Estudantes da Bahia), foi eleito para ocupar uma cadeira de representação da sociedade civil pela UNE - União Nacional dos Estudantes. Segundo Tourinho, "a oportunidade de representar os estudantes é uma oportunidade de trazer a tona o debate sobre a educação em nosso estado sob as diversas dimensões”.
Tássia, presidente do DCE da UNIJORGE, também foi prestigiar Tourinho em sua posse.
Formado por 20 membros do poder público e 40 da sociedade civil, o CEJUVE é um órgão consultivo e tem por objetivo propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude; apresentar políticas públicas para o segmento juvenil, além de promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da juventude baiana. O órgão também é responsável por assegurar que a Política Estadual de Juventude do Governo da Bahia seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.


Para o ex-presidente do DCE FTC e membro técnico da comissão de Meio-ambiente na Assembleia Legislativa, André Fraga “é essencial estar presente nos espaços de representação. São eles que proporcionam a oportunidade de colocarmos em prática nossas idéias de um novo jeito de pensar o mundo e fazer política”.
Já Ricardo Oliveira, membro do DCE UNIFACS e Diretor de Cultura da UNE, acredita que “é importante que pela primeira vez um estudante de universidade particular ocupe esse cargo, o meu sentimento é de que Marcelo vai representar muito bem a UNE nesse espaço e tenho certeza que os DCEs e DAs no estado se sentem representados por ele.”
Na cerimônia, a senadora Lídice da Matta (PT) ressaltou a importância da data de 31 de março (quando houve o golpe militar de 1964) para falar sobre as conquistas políticas que os jovens brasileiros e baianos têm alcançado desde então. A vereadora Olívia Santana (PCdoB), enfatizou a violência contra os jovens de comunidades social e economicamente menos favorecidas. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comentou, também, a importância política da mobilização juvenil, destacando o grande poder de transformação da realidade social que os jovens têm.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

I Seminário de Assistência Estudantil dará início ao 59º CONEG



O 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), que reunirá mais de 500 estudantes de todo Brasil, começa nesta sexta-feira (08) realizando o I Seminário de Assistência Estudantil. O objetivo principal é promover o debate e analisar as questões relacionadas às políticas de assistência estudantil, como restaurante universitário, estágios, residência, transporte, entre outros.

Alguns estados este ano, como Pernambuco e Paraíba, já realizaram encontros para fomentar a discussão a respeito de melhorias para os estudantes. Para a diretora de Assistência Estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE), Thalita Martins, é preciso avançar nas políticas públicas, embora existam diversas ações em curso para melhorar a condição do jovem brasileiro dentro das universidades.

"Não podemos esquecer o Reuni, o Prouni e a Reservas de Vagas como fruto das bandeiras históricas dos estudantes. Mas é possível alcançar mais vitórias. A ideia do seminário é que os estudantes assistam aos debates e voltem para suas universidades animados para lutar por mais direitos", analisou. Thalita também informou que o seminário visa reforçar a luta do movimento estudantil pela implementação da rubrica de assistência estudantil.

Celso Amorim se reúne com 500 lideranças da UNE em São Paulo neste sábado



 Ex-ministro das Relações Exteriores participa de encontro da União Nacional dos Estudantes às 14h na UNIP-Paraíso

O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, é um dos principais nomes que compõem as séries de debates do 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Nacional dos Estudantes (UNE). O CONEG ocorre entre os dias 8 e 10 de abril, em São Paulo, na Universidade Paulista (UNIP), no campus Paraíso (Rua Vergueiro, 1211). Amorim estará presente na Conferência Especial sobre Política Internacional, organizada pelos estudantes no sábado (9), a partir das 14h.

Conseguindo ultrapassar o Barão de Rio Branco como o homem que por mais tempo exerceu a função de chanceler brasileiro, Amorim participará de uma mesa de debates onde será questionado pelos estudantes a respeito dos recentes conflitos internacionais, como o momento vivido pela Líbia e Irã, e a situação da atual política externa do Brasil. Está também na pauta de discussão a análise da aprovação do voto favorável do Brasil no Conselho de Direitos Humanos da ONU, proposta pelos EUA para designar um investigador independente de direitos humanos para o Irã, o primeiro em uma década.

Estamos indo para O CONEG!


Hoje à noite o Presidente do DCE, Marcelo Tourinho, e o Vice-Presidente, Everaldo Santana, estarão viajando à São Paulo para o 59º CONEG - Congresso Nacional de Entidades de Gerais. Nesse congresso as entidades gerais (DCEs, CAs, Executivas de curso e UEEs) reúnem para levar à UNE as suas reivindicações e propostas, além de trocar experiências com outras entidades do pais. O conjunto de DCEs das faculdades particulares da Bahia vai a São Paulo reforçar a inclusão no PNE - Plano Nacional de Educação da reserva de 2% do lucro das faculdades para a Assistência Estudantil, a regulamentação do ensino superior da iniciativa privada, que até hoje não possui regras e exigências claras que garantam a qualidade do ensino e a criação de um marco regulatório com relação ao aumento das mensalidades (PL da UNE). 


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Estudantes de Engenharia Mecatrônica apresentam seus foguetes

 Equipes fazem os preparativos finais antes da apresentação

Sob orientação do professor Breno Gramacho, os estudantes do 1º semestre de Engenharia Mecatrônica apresentaram neste sábado os foguetes construídos por eles como trabalho da disciplina Oficina Mecatrônica 1. Nesta disciplina, a cada semestre os estudantes de Engenharia Mecatrônica são incentivados à projetar e construir algo interdisciplinar relacionado ao curso.
O objeto de estudo este semestre é um foguete feito de garrafa PET, o qual os estudantes devem analisar os efeitos aerodinâmicos sofridos pelo foguete além de estudar maneiras otimizar o lançamento do foguete com propulsão à água e garantir a segurança de retorno do foguete utilizando pára-quedas.
A média de altura atingida por cada foguete é de 40 metros!


Por mais simples que pareça o projeto, os estudantes passam por experiências como cálculos aerodinâmicos, estudo de materiais, montagem mecânica, dentre outros desafios encontrados nas fases de um projeto.

Estudantes preparando o foguete e o pára-quedas para o lançamento no estacionamento da FTC.

sábado, 2 de abril de 2011

Jornada de luta tem campanha nacional pela Educação: Educação tem que ser 10

  Em todo o pais os estudantes ocuparam as ruas em defesa da campanha pela Educação na Jornada de Lutas.  São dez pontos mais relevantes e inumeras sugestoes para o PNE.




1. Financiamento público: 10% do PIB e 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação!


2. Leis específicas pela Regulamentação do Ensino Privado por mais qualidade, transparência, democracia e condições de acesso e permanência!


3. Fim do Vestibular: por um novo sistema de ingresso nas IES e nos IFETs com reserva de 50% das vagas para estudantes oriundos da rede pública!

4. Ensino Básico Integral unificando o ensino médio ao técnico!


5. Democratização radical do acesso ao ensino em todos os níveis e ampliação robusta da participação pública nas matrículas!


6. Plano Nacional de Assistência Estudantil financiado por um Fundo Nacional de Assistência Estudantil: 2% do orçamento do MEC + 2% da arrecadação das instituições privadas!


7. Programa Nacional de Passe Estudantil em todos os níveis de ensino.


8. Gestão Democrática com eleições diretas e conselhos paritários em todos os níveis de ensino nas instituições públicas e privadas!


9. Valorização dos profissionais da educação e ampliação mais ousada da qualidade do ensino em todos os níveis!


10. Erradicação do Analfabetismo!




     





PNE: Fórum Nacional de Educação faz recomendações ao Congresso

Ato em Brasilia

     Em nota pública (anexa ao final desta matéria) divulgada nesta quinta-feira (31), as entidades que compõem o Fórum Nacional de Educação fazem recomendações ao Congresso Nacional relativas à tramitação, no Poder Legislativo, do Plano Nacional de Educação (PNE). Válido para o decênio 2011–2020, o projeto de lei do PNE (nº 8.035, de 2010) aguarda a apresentação de emendas. Sobre esse processo, as entidades do fórum sugerem na nota, entre outras recomendações, o estabelecimento de um cronograma de audiências públicas “capaz de garantir a necessária capilaridade e legitimidade ao futuro mecanismo legal de planejamento da educação brasileira”.
  
     Outra recomendação feita é que a Comissão Especial que está sendo criada privilegie membros da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Para as entidades, ainda, "a tramitação do PL 8035/2010 deve ser célere, sem ser aligeirada, com a preocupação essencial de que haja qualidade nos debates em torno da matéria, tão importante ao país".



DCE no Carnaval

     Reafirmando o histórico de amizade entre os DCE's das faculdades soteropolitanas, os membros do DCE FTC compareceram ao camarote da UFBA no carnaval de Salvador. Além de ótima organização, o camarote proporcionou o conforto de uma praça de alimentação interna, pista de dança com DJs e, seguindo a premissa do movimento estudantil de preocupação com a natureza e a sociedade, o camarote também cedeu espaço à CETREL para monitoramento da qualidade do ar respirado no circuito do carnaval.
     Estiveram presentes no camarote entidades como os DCEs da FTC, Unijorge, UFBA, Unifacs e FIB, além da presença de diretores da UEB e da UNE.

Jornada de Lutas da UEB e ABES, mobiliza estudantes no Centro de Salvador



     A manifestação começou no Campo Grande e percorreu a avenida Sete de Setembro até a Praça Castro Alves. Durante todo o percurso, os estudantes protestaram contra o aumento da tarifa do transporte coletivo e pediram a reativação do Conselho Municipal de Transporte, que são bandeiras prioritárias para o movimento estudantil de Salvador; reivindicaram ainda a reestruturação de escolas e universidades estaduais, além do investimento de 50% dos recursos oriundos da exploração do pré-sal e de 10% do PIB na educação, uma pauta histórica do movimento estudantil.


      “Nós tivemos o PNE aprovado em 2001 com a meta de 7% para a educação, mas sua validade acabou em 2010, sem chegar à 4,5% do PIB em educação. O saldo não foi tão quantitativo em relação ao período anterior. Hoje, o governo está apresentando um novo PNE ainda com 7% para a educação e nós estamos fazendo manifestações em todo o país para pressionar o governo pela implementação imediata de 7% do PIB no PNE, mas que até 2014 chegue aos 10% para a educação. O governo precisa sinalizar com esta possibilidade”, disse o presidente da UEB em um dos momentos da passeata.


     Os estudantes estão reivindicando também que a educação fique fora do corte de gastos do orçamento anunciado no início do ano pelo governo federal. O governo já cortou 10% da verba de custeio das universidades, que envolve assistência estudantil. Nós estamos ai nos apresentando nas ruas para pedir que Dilma volte atrás. O corte é contraditório com as políticas implementadas para garantir o acesso de mais estudantes pobres nas universidades, com a reserva de vagas, os novos cursos e os cursos noturnos. Isto aumenta a demanda por assistência estudantil. Se as universidades já não conseguem dar conta da demanda hoje, que dirá com os cortes. 
  
      Essa manifestação foi apenas o início de um calendário de atividades que deve movimentar os estudantes nos próximos meses em todo o Brasil. No dia 28 de Março, houve jornada de lutas na Unime de Lauro de Freitas, onde os estudantes reivindicaram a redução da mensalidade e mais qualidade no ensino. No dia 29 do mesmo mês, o pessoal da UESC em Itabuna/ Ilhéus fez a sua jornada de lutas, com manifestações na porta da universidade para convocar os estudantes a vir a Salvador no dia 30, ocupar a Secretaria de Educação para pedir ao governo do estado que volte atrás no decreto que cortou as verbas das universidades estaduais e ao mesmo tempo reivindicar a implantação do Plano Estadual de Assistência Estudantil. 
  
      As nossas próximas movimentações serão a reunião do Coeeg (Conselho Estadual de Entidades Gerais) da UEB, no dia 7 de abril, seguida do encontro Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais) da UNE, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de abril.